23 de Julho de 2024 (CC) / 10 de Julho (CE)
Deposição do Precioso Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo, em Moscou (1625);
Santos 45 Mártires de Nicópolis, na Armênia, entre eles,
Leôncio, Maurício, Daniel, Antônio, Alexandre,
Aniceto, Sisinius, Meneus e Belerad (†319);
Antônio da Caverna de Kiev (1073);
Siloan de Pechersk; Mártires Ianor e Apolônio;
10.000 Mártires do Egito; Partênios e Eumênios, de Kudumas;
Santo Ícone da Mãe de Deus, de Konevsk.
Tom 3
O venerável manto do Salvador (eslavo "Riza", grego "himatia", latim "vestimenta", literalmente "sobretudos") não é identicamente a mesma coisa do Seu "Chiton" sem costura [grego e eslavo "khiton", latim "túnica", literalmente" túnica de baixo-traje "] - eles são claramente distintos dentro da Sagrada Escritura:
Os soldados então, quando crucificaram Jesus, tomaram Suas vestes (odezhdu, vestimenta, ta himatia) e as dividiram em quatro partes; para cada soldado uma parte, e a camisa de chiton (et tunicam, kai ton khitona). O chiton de fato era sem costura, tecido inteiro de cima para baixo, e assim diziam um ao outro: "Não vamos rasgá-lo, mas lancemos sortes, para ver a quem ele pertencerá". Portanto, foi cumprido o ditado nas Escrituras:
Eles dividiram Minha vestimenta (riza, vestimenta, ta imatia) entre eles, e sobre Minha vestimenta-vestimenta (imatisme, in vestem, epi ton himatismon) lançaram sortes " (Jo. 19: 23-24; Sal. 21 [22]: 18-19).
De acordo com a tradição da Igreja Ortodoxa Georgiana, a túnica de Chiton do Senhor foi carregada pelo rabino hebreu Elioz, de Jerusalém a Mtsketa (atualmente "Beneathe" uma cripta nas fundações da Catedral Patriarcal de Mtsketian de Svetitskhoveli). A festa em honra da túnica de quíton do Senhor é celebrada em 1 de outubro. Nenhum dos invasores maometanos jamais se aventurou a invadir este local, glorificado como um sinal pela misericórdia de Deus - o Pilar Vivificante.O Manto do Senhor, - na verdade uma de suas quatro partes, a parte inferior (outras partes do Manto do Senhor são igualmente conhecidas na Europa Ocidental: na cidade de Trier na Alemanha, e em Argenteuil perto de Paris na França ), assim como a túnica de quíton do Senhor, veio a estar em Gruzia. Em contraste com a túnica de Chiton, a porção do manto não era mantida no subsolo, mas estava no tesouro da catedral Svetitskhoveli até o século XVII, quando o Xá Persa Abbas I, na devastadora Gruzia, levou consigo outros tesouros também o Manto do Senhor. A fim de agradar o Czar Mikhail Feodorovich, o Xá em 1625, despachou o manto do Senhor como um presente ao Patriarca Filaret (1619-1633) e ao Czar Mikhail. A autenticidade do manto foi atestada por Nektarii, Arcebispo de Vologda, também pelo Patriarca de Jerusalém Teófanes, que viera de Bizâncio, e por Ioannikes, o grego, mas especialmente também pelos sinais milagrosos, manifestados pelo Senhor por meio da venerável relíquia.
Posteriormente, duas partes do manto chegaram a São Petersburgo: Uma ficou na Catedral do Palácio de Inverno e a outra na Catedral de Petropavlovsk (Pedro e Paulo). Uma parte do manto foi preservada da mesma forma na Catedral da Dormição (Uspenie), em Moscou, e pequenas porções - na catedral Sofia de Kiev, no mosteiro Ipat'ev perto de Kostroma e em alguns outros templos antigos. Em Moscou, anualmente, em 10 de julho, o manto do Senhor é solenemente trazido da Capela dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, na catedral da Dormição, e é colocado em um suporte para veneração durante a Divina Liturgia. Após a liturgia, eles carregam o manto para o seu lugar anterior.
Neste dia também é oferecido um Ofício em honra à Santa e Vivificante Cruz do Senhor, visto que a colocação do manto na catedral de Dormição, em 1625, foi feita em 29 de março, no dia que se comemorava o Domingo da Veneração. da Cruz, no período da Grande Quaresma de Páscoa.
Santos 45 Mártires de Nicópolis, na Armênia
Estes santos foram martirizados no início do século 4º, na época do imperador Licínio, na cidade de Nikópolis, na Armênia. Após tomarem conhecimento de um decreto contra os cristãos publicados por ordem do imperador Licínio, os Santos Mártires se apresentaram diante do imperador e confessaram sua fé. Licínio, depois de escutá-los, interrogou-lhes por que não adoravam aos deuses (pagãos), ao que responderam: «Cristo nos ensinou a não prestarmos adoração a deuses que não existem», Ouvindo a resposta, Licínio ordenou que amarrassem pés e mãos e conduzissem todos à prisão, privando-os de água e pão. Os Santos passaram a noite em oração.
Na manhã seguinte, Licínio ordenou que fossem trazidos à sua presença, Perguntou-lhes, então, se haviam se arrependido de sua posição de não adorar aos deuses pagãos. Eles, num só coração e a uma só voz responderam: «Somos cristãos», Movido de ódio o imperador ordenou que lhes cortassem as mãos e os pés e, depois, foram todos lançados ao fogo. Assim, unidos pela mesma fé no mesmo sentimento, foram dignos de receber o título de Mártires de nossa Santa Igreja.
Venerável Antônio, do Mosteiro das Cavernas, em Kiev
O fundador e pai do monaquismo na Rússia, Antônio, nasceu na pequena cidade de Lyubech, perto de Chernigov. Em idade já adiantada, deixou sua casa e foi a Athos, a Santa Montanha, onde foi tonsurado monge e viveu asceticamente no Mosteiro de Esphigmenou. Em obediência a uma aparição celestial, o Abade enviou Antônio à Rússia para estabelecer o monaquismo lá. Antônio escolheu uma caverna perto de Kiev. Quando aqueles que desejavam a vida monástica se reuniram ao seu redor, Antônio nomeou seu discípulo Theodosius como Abade, mas, ele mesmo permaneceu na caverna como um hesicasta (silencioso). Pela benção de Deus, o mosteiro cresceu e tornou-se a mãe do monaquismo russo. Antônio suportou muitos males dos homens e dos demônios, mas, triunfou sobre todos por sua humildade. Ele possuía o grande dom da clarividência e da cura dos doentes. Antônio repousou no Senhor no ano 1073 dC, com a idade de noventa anos, deixando sua semente espiritual (berçário), a qual ao longo dos tempos, veio a produzir bons frutos para os Ortodoxos da Rússia.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Romanos 14:9-18
Fragmento – 114 - Irmãos, por esta razão Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus. Porque está escrito:
“Por Minha vida, diz o Senhor, diante de Mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus”.
Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo. Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Não seja, pois, censurado o vosso bem; porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. Pois quem nisso serve a Cristo, agradável é a Deus e aceito aos homens.
Fragmento 46 - Naquela época, os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra Ele, para O matarem. Jesus, sabendo isso, retirou-Se dali, e acompanharam-No grandes multidões, e Ele curou a todas. E recomendava-lhes rigorosamente que o não descobrissem. Trouxeram-Lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via. E toda a multidão se admirava e dizia: Não é Este o Filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? E, se Eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas, se Eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o Reino de Deus. Ou, como pode alguém entrar na casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa? Quem não é Comigo é contra Mim; e quem Comigo não ajunta, espalha.
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