sexta-feira, 5 de julho de 2024

2ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

05 de Julho de 2024 (CC) / 22 de Junho (CE)
Venerável Barlaam de Khutyn (1192) (Comemorado na 1ª Sexta-feira do jejum dos Apóstolos);
Santo Eusébio, bispo de Samosata († 380 d.C)
Jejum dos Apóstolos (Pão, vegetais e frutas)
Tom 8


 

O Monge Varlaam de Khutynsk viveu no século XII, filho de um ilustre novgorodiano, e viveu sua infância em Novgorod. Retirando-se ainda jovem para o mosteiro Lisich, perto da cidade, o Monge Varlaam aceitou a tonsura. Mais tarde, ele se estabeleceu em uma colina solitária abaixo de Volkhov, em um local chamado Khutyn', a 10 verstas de Novgorod. Na solidão, o Monge Varlaam levava uma vida rigorosa, orando incessantemente e mantendo um jejum muito rigoroso. Ele era um asceta zeloso em suas tarefas – ele mesmo derrubava madeira na floresta, cortava lenha e cultivava a terra, cumprindo as palavras da Sagrada Escritura: “Se alguém não trabalhar, também não comerá” (2 Tessalonicenses 3: 10). ). Alguns habitantes de Novgorod reuniram-se a ele, querendo participar nas obras e ações monásticas. Instruindo aqueles que vieram, o Monge Varlaam disse: "Meus filhos, estejam atentos a toda injustiça, e nem inveja nem calúnia. Abstenham-se de raiva e não deem dinheiro para usura. Cuidado para julgar injustamente. Não jure falsamente fazendo um juramento , mas antes cumpra-o. Não seja indulgente com os apetites corporais. Seja sempre manso e suporte todas as coisas com amor. Esta virtude é o princípio e a raiz de todo o bem.

Logo foi erguida uma igreja em homenagem à Transfiguração do Senhor e fundado um mosteiro. O Senhor enviou ao monge, por seu serviço aos outros, os dons de maravilhas e perspicácia. Quando seus dias se aproximaram do fim, por Vontade Divina veio de Constantinopla o monge-sacerdote Antonii – da mesma idade e amigo do Monge Varlaam. O bem-aventurado santo, voltando-se para ele, disse: "Meu amado irmão! A bênção de Deus repousa sobre este mosteiro. E agora para tuas mãos transfiro este mosteiro. Vigia e preocupa-te com ele. Eu expiro para o Rei do Céu Mas não se confunda com isto: enquanto ainda no corpo eu te deixo, ainda em espírito estarei sempre contigo”. Tendo concedido orientação aos irmãos, com a ordem de preservar a fé ortodoxa e habitar constantemente em humildade, o Monge Varlaam repousou ao Senhor em 6 de novembro de 1192.

Comemoração de São Eusébio
Nada se sabe sobre a origem e a primeira parte da vida de Santo Eusébio. A história começa a registrar sua existência por volta do ano 361, quando já era bispo de Samosata ,Quando teve início a perseguição de Valente, Santo Eusébio, não satisfeito em proteger os seus próprios fiéis da heresia, empreendeu, de maneira incógnita, várias viagens para a Síria e Palestina para fortalecer a fé dos católicos, ordenar sacerdotes e ajudar aos bispos ortodoxos a nomear verdadeiros e dignos pastores para ocupar as sedes que ficavam vacantes. Seu extraordinário zelo despertou a animosidade dos arianos e, em 374, o Imperador Valente promulgou uma ordem que o condenava ao exílio em Trácia. 
Na manhã seguinte, quando alguns de seu povo perceberam que ele tinha partido, saíram em sua busca; alguns, tendo-o encontrado, suplicaram entre lágrimas, para que não os deixasse. Ele também chorou muito diante das manifestações de afeto daquelas pessoas, mas explicou-lhes que era necessário obedecer as ordens do imperador, exortando-os a confiar em Deus que tudo seria resolvido satisfatoriamente a seu tempo. Seus fiéis, numa demonstração de fidelidade ao seu bispo, recusaram-se a qualquer contato com os dois bispos arianos que ocuparam a sede durante seu exílio. 
A morte de Valente, em 378, pôs fim à perseguição e Santo Eusébio que pode então retornar à sua sede e ao seu povo. Os sofrimentos do exílio em nada diminuíram seu zelo e piedade. Graças aos seus esforços, restabeleceu, em toda a sua diocese, a unidade ortodoxa, e as sedes vizinhas foram ocupadas por prelados ortodoxos. Santo Eusébio estava visitando a cidade de Dolikha para lá instalar um bispo, quando uma mulher ariana, escondida no telhado de uma casa, atirou-lhe uma pesada pedra sobre a sua cabeça. O golpe que recebeu foi fatal e, como conseqüência, morreu alguns dias depois, tendo a promessa de seus amigos de que não reagiriam perseguindo ou castigando sua agressora.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 5:17-6:2

17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. 1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? 2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?

Mateus 9:14-17

14 Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? 15 Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar. 16 Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura. 17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário