sábado, 13 de julho de 2024

3º Sábado Depois de Pentecostes

13 de Julho de 2024 (CC) / 30 de Junho (CE)
Sinaxis dos Santos Apóstolos
Tom 1



Mesmo que cada um dos Doze Grandes Apóstolos tenha seu próprio dia especial de celebração ao longo do ano, no entanto, a Igreja reservou este dia para comemorar todos os Apóstolos, incluindo, além dos doze, Paulo. O Santo e Nobre Imperador Constantino, o Grande (306-337) construiu em Constantinopla, um templo em nome dos santos Doze Apóstolos. As indicações para a celebração desta festa são encontradas desde o século IV. 
Estes são os nomes e os dias separados das celebrações dos Santos Grandes Apóstolos:

São Pedro, 29 de junho e 16 de janeiro

Santo André, 30 de novembro

São Tiago, o Filho de Zebedeu, 30 de abril

São João, o Teólogo, 26 de setembro e 08 de maio

São Filipe, 14 de novembro

São Bartolomeu, 11 de junho e 25 de agosto

São Tomé, 06 de outubro

São Mateus Evangelista, 16 de novembro

São Tiago, o filho de Alfeu, 09 de outubro

São Tadeu ou Judas, irmão de Tiago, 19 de junho

São Simão, o Zelote, 10 de maio

São Matias, 09 de agosto

São Paulo, 29 de junho

Vamos mencionar também a forma como cada um desses homens mais santos e mais benéficos na história do mundo, terminou sua vida terrena:

São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo;

Santo André foi crucificado;

São Tiago, o filho de Zebedeu, foi decapitado;

São João, o Teólogo, morreu de uma maneira milagrosa;

São Filipe foi crucificado,

São Bartolomeu foi crucificado, esfolado e degolado;

São Tomé foi ferido com cinco lanças;

São Mateus Evangelista foi queimado vivo;

São Tiago, o filho de Alfeu, foi crucificado;

São Tadeu ou Judas, irmão de Tiago, foi crucificado,

São Simão, o Zelote, foi crucificado;

São Matias foi apedrejado e, em seguida, foi decapitado após a morte;

São Paulo foi decapitado.

Tropárion Dos Apóstolos Tom 4
Príncipes dos Divinos Apóstolos e Mestres do Universo, / intercedei junto do Mestre Universal / para que Ele dê ao mundo a Paz // e que conceda às nossas almas a graça da salvação.
Kondákion Dos Apóstolos Tom 2
Cristo, a Rocha, faz resplandecer a glória do Rochedo da Fé, / ao mais excelente de Seus discípulos, / bem como a Paulo e à Assembléia dos Doze; / por isto, hoje fielmente celebramos suas memórias, // glorificando Àquele que os glorificou. 

Leituras Comemorativas
1 Coríntios 4:9-16
Marcos 3:13-19

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 3:28-4:3

28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. 29 É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, 30 se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão. 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. 1 Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.  

Mateus 7:24-8:4

24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.    25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. 26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. 27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda. 28 Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina; 29 porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. 1 Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam. 2 E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. 3 Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra. 4 Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.   

† † † 

Um comentário: