sábado, 6 de julho de 2024

2º Sábado Depois de Pentecostes

06 de Julho de 2024 (CC) / 23 de Junho (CE)
O Encontro do Ícone da Santíssima Theotókos de Vladimir,
em memória do Livramento de Moscou da Invasão de Khan Achmed.
Sinaxe de Todos os Santos de Vladimir,
Mártir Agripina de Roma († 253-260).
Jejum dos Apóstolos (Peixe é permitido)
Tom 8


A Festa da Mãe de Deus em honra de seu Santo Ícone de Vladimir é celebrada em ação de graças pela libertação de Moscou de uma invasão do khan Akhmat. Em 1480, durante o tempo do Grande Príncipe Ivan III Vasilevich (1462-1505), o Khan Akhmat da Horda de Ouro, aproximou-se com uma vasta tropa até o Rio Ugra, que aqueles que guardavam o domínio de Moscou chamavam de "Cinturão" (Poyas) da Mãe de Deus". Durante um dia inteiro, o exército do cã e o do príncipe de Moscou estiveram frente a frente, cada um em uma das margens do Ugra, no entanto não se atacaram. Toda Moscou rezava à sua Patrona, a Santíssima Mãe de Deus, pela segurança da capital Ortodoxa. 
O Metropolita Gerontii (1473-1489) e o Padre-Confessor do Príncipe, o Arcebispo Vassion de Rostov, orando, fortaleceram o exército russo com bênçãos e conselhos. O Metropolita escreveu ao Príncipe uma missiva da catedral, na qual ele pedia que ele resistisse bravamente contra o inimigo, confiando na ajuda da Mãe de Deus. 
A Santíssima Mãe de Deus intercedeu pela terra russa. O Príncipe ordenou a seu exército que recuasse do Ugra, para aguardar a passagem dos tártaros. O inimigo decidiu, no entanto, que os russos estavam atraindo-os para uma armadilha, e assim começaram a recuar, a princípio devagar, mas à noite eles fugiram, movidos pelo medo. Em ação de graças pela libertação da Rússia dos tártaros, esta festa foi estabelecida em honra da Mãe de Deus. (A Antologia sobre o ícone de Vladimir é narrada em sua Festa em 26 de agosto). 
Comemoração de Santa Agripina 
A Santa Mártir Agripina, era romana de nascimento. Ela não queria se casar e dedicou sua vida totalmente a Deus. Durante o período de perseguição aos cristãos sob o imperador Valeriano (253-259), a santa compareceu ao tribunal e corajosamente confessou sua fé em Cristo, pelo que foi entregue à tortura. Eles bateram tanto na santa virgem com paus, que seus ossos quebraram. Depois colocaram Santa Agripina acorrentada, mas um anjo a libertou de suas amarras. A Santa Confessora morreu pelas torturas que suportou. 
As cristãs Vassa, Paula e Agathonica levaram secretamente o corpo da santa mártir e o transportaram para a Cilícia, onde em seu túmulo foram operados muitos milagres. Por volta do século XI, as relíquias da santa mártir Agripina foram transferidas para Constantinopla.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 3:19-26

19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem; pois não há distinção. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.

Mateus 7:1-8

1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. 3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão. 6 Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem. 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário