sábado, 5 de outubro de 2024

15º Sábado Depois de Pentecostes

05 de Outubro de 2024 (CC) / 22 de Setembro (CE)
Santo profeta Jonas (Séc. 9 a.C);
S. Focas, mártir, bispo de Sinope († c. 110).
Tom 5


O Santo Profeta Jonas viveu no século VIII antes do nascimento de Cristo e foi sucessor do Profeta Eliseu. O Livro do Profeta Jonas está incluído na compilação da Bíblia e tem profecias sobre os julgamentos da nação is'raelita, os sofrimentos do Salvador, a queda de Jerusalém e o fim do mundo. Além das profecias, no livro de Jonas está relacionado, como ele foi enviado aos ninivitas, com uma pregação de arrependimento (Jon. 3: 3-10). 
Nosso Senhor Jesus Cristo, em conversa com os escribas e fariseus, que exigiam um sinal dEle, disse que nenhum sinal seria dado, exceto o sinal do Profeta Jonas: 
"E, assim como Jonas estava na barriga da baleia por três dias e três noites, assim, também, o Filho do Homem estará no coração da terra por três dias e três noites (Mt 12:40). 
Dessas palavras, o Senhor mostra claramente o significado simbólico do Livro do Profeta Jonas em relação à Morte na cruz, descida ao inferno e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Ao Se deparar com a falta de penitência e recalcitrância dos judeus, o Senhor disse: 
"Os ninivitas se levantarão para julgamento com esta geração e a condenarão - em que eles se arrependeram da pregação de Jonas; e aqui, ele é maior que Jonas " (Mt 12, 41). 
Santo Mártir Focas 
O Santo Mártir Focas nasceu na cidade de Sinope. Desde a juventude levou uma vida cristã virtuosa e em sua vida adulta, foi elevado a bispo de Sinope. São Focas converteu muitos pagãos à fé em Cristo. No momento de uma perseguição contra os cristãos sob o imperador Trajano (98-117), o Governador exigiu que o Santo renunciasse a Cristo. Após tortura feroz, eles submeteram São Focas em um banho de água fervente, onde morreu uma morte de mártir no ano 117. 
No ano 404 as relíquias do Santo foram transferidas para Constantinopla (Comemoração da Transferência de Relíquias é de 22 de Julho).São Focas é especialmente venerado como um defensor contra os incêndios, mas também como ajudador de pessoas que sofrem afogamento.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 
1 Coríntios 4:17-5:5

Fragmento, 132 - Irmãos, por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja. Mas alguns andam ensoberbecidos, como se eu não houvesse de ir ter convosco. Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei, não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder. Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito de mansidão? Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai. Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.

Lucas 4:31-36

Fragmento 15 - Naquela época, Jesus desceu para Cafarnaum, a cidade da Galileia; e os ensinava nos sábados. E admiravam a Sua doutrina porque a Sua palavra era com autoridade. E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem És: O Santo de Deus. E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal. E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?

† † †

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

15ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

04 de Outubro de 2024 (CC) / 21 de Setembro (CE)
Conclusão (Apodósis) da Festa da Exaltação da Cruz
São Kodratos, da Magnésia, Apóstolo [dos 70] († séc. 1)
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 5



Kodratos era um homem modesto e sábio, portador de grandes conhecimentos e uma extraordinária capacidade dialética. Foi eleito e ordenado bispo de Atenas, uma cidade onde existiam muitas faculdades de filosofia, sendo por isso necessário, um bispo com grande capacidade apologética. E esta era uma de suas notáveis características. 
Seu trabalho foi marcado pelo zelo, oração, e sempre muito gentil e atencioso com todos. Desta maneira conseguiu iluminar muitos ao caminho da verdade. Por não dar lugar a que o vencessem em seu raciocínio e discurso, foi expulso com violência da cidade de Atenas. Isto, porém não enfraqueceu a paciência de Kodratos que, posteriormente, estabeleceu-se em Magnésia, cidade da Ásia Menor, onde pregou o Evangelho. De lá escreveu ao Imperador Adriano, pedindo-lhe que os cristãos não fossem perseguidos por causa de sua fé. A resposta do Imperador foi a prisão e morte de Kodratos que, assim, chamou para si a coroa do martírio.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Gálatas 4:8-21

Fragmento 210A - Irmãos, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes. E vós sabeis que primeiro vos anunciei o Evangelho estando em fraqueza da carne; e não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e os daríeis a mim. Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles. É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco. Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós; eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito. Dizei-me, os que quereis estar debaixo da Lei, não ouvis vós a Lei?

Lucas 4:22-30

Fragmento 14 - Naquela época, o povo se maravilhava com as palavras de graça que saíam da boca de Jesus e diziam: Não é Este o filho de José? E disse-lhes: Sem dúvida me direis este provérbio: “Médico, cura-te a ti mesmo”; faze também aqui na Tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum. E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, O expulsaram da cidade, e O levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali O precipitarem. Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-Se.

ENSINO DOS SANTOS PADRES

O povo de Nazaré maravilhou-se com a palavra do Senhor, mas mesmo assim não acreditou: A inveja os impediu, como o próprio Senhor revelou. 

Toda paixão se opõe à verdade e ao bem, mas acima de tudo a inveja, porque a falsidade e o despeito constituem a sua essência. Esta paixão é a mais injusta e venenosa tanto para quem a carrega como para aquele contra quem ela se dirige. Ocorre em pequena escala com todos, quando alguém igual ou inferior leva vantagem. O egoísmo fica irritado e a inveja começa a corroer o coração. Isso ainda não é tão atormentador se o caminho ainda estiver aberto para você; mas quando é bloqueado, especialmente por aquele que você já inveja, então a sua agressão é imparável e a paz é impossível. A inveja exige a derrubada do inimigo de seu lugar no topo, e não ficará satisfeita até que de alguma forma consiga isso, ou até que destrua o invejoso. 

Pessoas de boa índole e bem-intencionadas, cujos sentimentos bondosos prevalecem sobre os egoístas, não sofrem de inveja. Esta é também a forma de extinguir a inveja de qualquer pessoa por ela atormentada. Você deve se apressar em inspirar boa vontade, especialmente para quem você inveja, e manifestá-la em ações; então a inveja diminuirá imediatamente. Se você repetir isso várias vezes, com a ajuda de Deus isso irá diminuir completamente. Mas se você deixar como está, se não se superar e não se obrigar a fazer o bem a quem você inveja, isso vai te atormentar, te secar e te mandar para o túmulo.

São Teófano, o Recluso

† † †

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

15ª Quinta-feira Depois de Pentecostes


03 de Outubro de 2024 (CC) / 20 de Setembro (CE)
Santo Eustáquio, sua esposa Teópista, 
e seus dois filhos, Agápito e Teópisto, mártires († C. 110)
Tom 5



A Igreja Ortodoxa comemora hoje, o grande Santo Mártir Eustáquio, sua  esposa Teopista, e seus dois filhos, Agapito e Teopisto. 
Santo Eustáquio chamava-se Plácido e sua esposa Tatiana, antes de se converterem  ao Cristianismo. Plácido foi um general que viveu em Roma na época do imperador Trajano (98-117). Ainda pagão, Plácido era notavelmente virtuoso e tinha um amor especial para com os pobres. Vendo sua natureza bem intencionada, Deus Se revelou a ele como havia feito com São Paulo. Certo dia, caçando na floresta, Plácido apanhou um grande cervo e, entre seus chifres viu uma cruz mais brilhante que o sol na qual Se lhe revelou a face de Cristo. Ouviu ainda uma voz que lhe dizia: 
«Plácido, por que me persegues? Eu sou o Cristo, a Quem, sem saber, tens honrado com tuas boas obras. Eu vim ao mundo como homem para salvar a humanidade, e como tal, mostro-me hoje a ti para acolher-te na rede do meu amor pela humanidade». 
Assombrado e aterrorizado, Plácido caiu de seu cavalo e permaneceu inconsciente por várias horas. A veracidade de sua visão foi indubitável quando Cristo lhe  apareceu uma segunda vez e lhe deu a conhecer que É Deus por natureza, que fez o céu e a terra, e que por Seu amor à humanidade, assumiu como Própria a nossa natureza humana. Plácido então creu do fundo de seu coração, e se fez batizar juntamente com sua esposa e filhos, recebendo todos eles novos nomes cristãos. Os pais passaram a se chamar Eustáquio e Teópista, e seus dois filhos, Agápito e Teópisto. 
Encontrando em Eustáquio a virtude que provém da fé, o Senhor novamente Se lhe mostrou dizendo-lhe das tribulações que o diabo usou para com Jó, e que também a ele estas coisas poderiam acontecer, mas, que a Divina graça estaria com ele. E, um pouco adiante Eustáquio perdeu todos os seus bens e decidiu então embarcar para o Egito com sua esposa e filhos. O capitão do barco, desavergonhado e licencioso, capturou sua esposa no momento em que ele desembarcava seus filhos. Com lágrimas nos olhos Eustáquio prosseguiu seu caminho e, enquanto atravessava um rio, um lobo e um leão afugentaram seus filhos, ficando Eustáquio solitário e arruinado, mas firme em sua fé e com sua esperança voltada no Senhor. Ele, que já havia sido um notável membro da nobreza romana, agora perambulava de um lugar a outro, tendo a mesma paciência de Jó e vivendo de trabalhos eventuais. Finalmente estabeleceu-se num lugar chamado Badissos, onde cuidava de um jardim, não muito longe de onde seus dois filhos, que haviam sido resgatados por alguns pastores e cresciam sem saber do pai.  
Quinze anos mais tarde, os bárbaros que tinham feito cativa sua esposa Teópista, preparavam-se para invadir em massa o Império; os romanos não encontraram um general suficientemente hábil que pudesse enfrentar ao ataque. O Imperador lembrou-se então das muitas vitórias e do grande valor de Eustáquio, e mandou que o buscassem. Quando se apresentou na corte, mal era possível reconhecê-lo, pois a pobreza e a miséria haviam deixado suas marcas em seu semblante. O Imperador lhe restituiu a sua posição e posses, dando-lhe também o comando da Legião. E, com a ajuda de Deus, afastaram para longe os bárbaros.  Durante a campanha Eustáquio reencontrou a sua esposa e filhos e pode provar que sua paciência não ficou sem recompensa nesta vida.

Em seu retorno triunfal a Roma, Adriano, o novo Imperador, o encheu de presentes e perguntou-lhe se, em agradecimento por sua vitória, iria oferecer um sacrifício aos ídolos. Eustáquio respondeu que sua vitória pertencia somente a Cristo e não a poderes imaginários de falsos deuses. Esta resposta enfureceu o tirano e, novamente, todos os seus bens foram confiscados e sua esposa e filhos foram levados como comida aos leões famintos, mas os animais não se atreveram a tocá-los, sentando-se, com reverência, diante deles. Os santos foram então jogados num caldeirão cheio de bronze fervente onde entregaram suas almas a Deus sem que seus corpos sofressem qualquer alteração. Isto produziu grande assombro aos pagãos, e grande alegria aos fiéis que, por estes sinais reconheceram que a graça de Deus habitava aqueles corpos dos santos mártires, e neles permaneceu como conforto no sofrimento. Que suas intercessões sejam também com todos nós!

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Gálatasa 3:23-4:5

Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

A Lucas 4:1-15

Fragmento 12 - Naquela época, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi conduzido pelo Espírito ao deserto por quarenta dias, para ser tentado pelo diabo; e nada comeu naqueles dias. E no final deles sentiu fome. Então, o diabo disse-Lhe: “Se Tu És o Filho de Deus, diga a esta pedra para transformar-se em pão.” E Jesus respondeu-lhe: “Está escrito:

‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus’.” 

E o diabo, O conduziu para uma montanha, e por um instante Lhe mostrou todos os reinos do universo. E disse-Lhe o diabo: “Eu Te darei todos estes poderes e a suas glórias; porque foram entregues a mim, e os dou a quem eu quero. Portanto, se Tu perante mim Te prostrares, tudo será Teu.” E Jesus, respondendo, disse-lhe: 

“Arreda-te de mim, Satanás; porque está escrito: 

‘Ao Senhor teu Deus Te prostrarás, e só a Ele tu servirás’.” 

E ele O trouxe para Jerusalém, e O colocou sobre o pináculo do templo, e disse-Lhe: “Se Tu És o Filho de Deus, lança-Te daqui para abaixo; porque está escrito: 

‘Ele dará aos Seus anjos ordem acerca de Ti, para Te guardar; e eles Te sustentarão em suas mãos, para que em algum momento o Teu pé nunca tropeces numa pedra’.” 

E aJesus, respondendo, disse-lhe: “Dito está: 

‘Tu não tentarás ao Senhor Teu Deus’.”

E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se d’Ele por um tempo. E Jesus retornou para a Galileia no poder do Espírito, e ali a Sua fama correu por toda a região ao redor.  E Ele ensinava nas suas sinagogas, sendo glorificado por todos.

† † †

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

15ª Quarta-feira Depois de Pentecostes


02 de Outubro de 2024 (CC) / 19 de Setembro (CE)
Pós-festa da Exaltação da Cruz
Ss.Trófimo, Sabácio e Dorimedonte, mártires († 277)
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 5


Estes mártires viveram por volta do ano 278, na época do Governador de Antioquia, Heliodoro. Quando Trófimo e Sabácio se encontravam em Antioquia, vendo que aquela gente  levava uma vida de licensiosidade e pecado, prestando culto a Apolo, de pronto passaram a mostrar o quanto aquilo tudo era pecaminoso.  Por causa disso foram presos e logo conduzidos ao tribunal para serem julgados. Lá professaram corajosamente a sua fé cristã. O Governador, tendo ouvido tais declarações de fé, ordenou que os santos fossem açoitados.  
Tal execução se deu com tamanha crueldade que os carnífices chegavam a cortar em pedaços os corpos dos santos. Sabácio não resisitiu aos muitos ferimentos e entregou seu espírito a Deus. Piores sofrimentos esperavam por Trófimo que, tendo suportado todos os martírios, foi depois jogado na prisão, onde recebeu a visita de Dorimedon, um homem público que, presenciando os seus sofrimentos, acabou por converter-se também à Fé Cristã. Quando o Governador tomou conhecimento do fato, ordenou que as torturas fossem aplicadas ainda com maior rigor. Mais tarde, os dois foram jogados aos animais famintos que se encontravam no anfiteatro. No entanto, os animais permaneceram tranquilos como cordeiros, cumprindo-se assim o que dizem as Escrituras: 
"Pela fé conquistaram reinos, fizeram justiça e alcançaram o prometido; fecharam a boca de leões" (Hb 11,33). 
Os carnífices, vendo que as feras não se moviam, decidiram decapitar Trófimo e Dorimedonte. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 
Gálatas 3:15-22

Fragmento 207 - Irmãos, digo segundo o raciocínio humano: Mesmo feito por uma pessoa, ninguém anula ou algo acrescenta a um testamento por ela aprovado. Mas as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não é dito: E aos descendentes, como se fossem muitos, mas como se fosse um: “E à tua Semente, que é Cristo”. Digo que a aliança com Cristo, previamente confirmada por Deus, a Lei, que surgiu depois de quatrocentos e trinta anos, não se anula para que a promessa perca sua validade. Porque, se a herança é conforme a Lei, já não é conforme a promessa; mas Deus a deu a Abraão por promessa. Para que serve a Lei? É dada posteriormente, por causa das transgressões, até o tempo da vinda da Semente a que se refere a promessa, e é dada por meio de anjos, pela mão de um intermediário. Mas não há mediador de um só, mas Deus é um. Então a Lei é contrária às promessas de Deus? Sem chance! Pois, se fosse dada uma lei que pudesse dar vida, então a verdadeira justiça viria da Lei; mas a Escritura encerrou todos eles sob o pecado, para que a promessa fosse dada aos que creem, pela fé em Jesus Cristo. 

Lucas 4:1-15

Fragmento 12 - Naquela época, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi conduzido pelo Espírito ao deserto por quarenta dias, para ser tentado pelo diabo; e nada comeu naqueles dias. E no final deles sentiu fome. Então, o diabo disse-Lhe: “Se Tu És o Filho de Deus, diga a esta pedra para transformar em pão.” E Jesus respondeu-lhe: "Está escrito: 

'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus'."

E diabo, O conduziu para uma montanha, e por um instante Lhe mostrou todos os reinos do universo. E disse-Lhe o diabo: “Eu Te darei todos estes poderes e a suas glórias; porque foram entregues a mim, e os dou a quem eu quero. Portanto, se Tu perante mim Te prostrares, tudo será Teu. ” E Jesus, respondendo, disse-lhe: 

"Arreda-te de mim, Satanás; porque está escrito: 

'Ao Senhor teu Deus Te prostrarás, e só a Ele tu servirás'.” 

E ele O trouxe para Jerusalém, e O colocou sobre o pináculo do templo, e disse-Lhe: "Se Tu És o Filho de Deus, lança-Te daqui para abaixo; porque está escrito: 

'Ele dará aos Seus anjos ordem sobre Ti, para Te guardar; e eles Te sustentarão em suas mãos, para que em algum momento o Teu pé nunca tropeces numa pedra'."

E Jesus, respondendo, disse-lhe: "Dito está: 

'Tu não tentarás ao Senhor Teu Deus'.”

E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se d’Ele por um tempo. E Jesus retornou para a Galileia no poder do Espírito, e ali a Sua fama correu por toda a região ao redor.  E Ele ensinava nas suas sinagogas, sendo glorificado por todos.

ENSINO DOS SANTOS PADRES

O diabo se aproxima do Deus-homem com tentações. Quem entre os homens está livre delas? Aquele que segue a vontade do maligno não sofre ataques, mas simplesmente se volta cada vez mais para o mal. Assim que alguém começa a voltar a si e pretende começar uma nova vida de acordo com a vontade de Deus, imediatamente todo o reino satânico entra em ação: Eles se apressam em dispersar bons pensamentos e as intenções do arrependido de todas as maneiras que puderem. Se não conseguem desviá-lo, tentam impedir o seu bom arrependimento e confissão; se não conseguirem fazer isso, eles planejam semear joio em meio aos frutos do arrependimento e atrapalhar seu trabalho de purificação do coração. Se não conseguem sugerir o mal, tentam distorcer a verdade; se são repelidos interiormente, atacam exteriormente, e assim por diante, até o fim da vida. Eles nem mesmo deixam alguém morrer em paz; mesmo após a morte eles perseguem a alma, até que ela escape do espaço aéreo onde pairam e se reúnem. 

Você pergunta: “O que devemos fazer? É desesperador e aterrorizante!” Para um crente não há nada de assustador aqui, porque perto de um homem temente a Deus os demônios apenas se ocupam, mas não têm nenhum poder sobre ele. Um sóbrio homem de oração atira flechas contra eles, e eles ficam longe dele, não ousando se aproximar e temendo a derrota que já experimentaram. Se eles conseguem alguma coisa, é devido ao nosso erro. Afrouxamos a nossa atenção, ou deixamo-nos distrair pelos seus fantasmas, e eles imediatamente vêm e perturbam-nos com mais ousadia. Se você não cair em si a tempo, eles o farão girar; mas se uma alma volta a si, ela novamente recua e espia de longe para ver se é possível aproximar-se novamente de alguma forma. 

Portanto, fique sóbrio, vigie e ore – e os inimigos não farão nada com você.

São Teófano, o Recluso

† † †

terça-feira, 1 de outubro de 2024

15ª Terça-feira Depois de Pentecostes

01 de Outubro de 2024 (CC) / 18 de Setembro (CE)
Santo Eumênio, o Milagroso, bispo de Gortinis (séc. II ou III)
Tom 5


Desde a juventude Eumênio se submeteu a duras provações. A moderação era a característica que o distinguia, porque sempre teve presente o conselho do Apóstolo São Paulo: 
«[...]todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível» (1 Cor 9,25). 
E santo Eumênio, seguindo as palavras do Apóstolo, de fato o alcançou. Foi eleito e ordenado bispo de Gortinis, em Creta. Em sua nova função na Igreja, suas virtudes brilharam ainda mais que antes, recebendo de Deus muitas bênçãos e forças para realizar verdadeiros milagres. Mais tarde ele foi para Roma onde, por causa de sua pregação e milagres, muitos se converteram à fé cristã e se batizaram. Contudo, desejando uma vida mais  austera, Santo Eumênio mudou-se para o Egito onde se encontravam muitos ascetas reconhecidos. No Egito, entregou seu espírito a Deus e, mais tarde, suas relíquias foram trasladadas para  a Ilha de Creta.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Gálatas 2:21-3:7

Fragmento 204 - Irmãos, não rejeito a graça de Deus; porque, se a justiça provém da Lei, segue-se que Cristo morreu em vão. Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: Recebestes o Espírito pelas obras da Lei ou pela pregação da Fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da Lei, ou pela pregação da Fé? Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da Fé são filhos de Abraão.

Lucas 3:23-4:1

Fragmento 11 - Naquela época, Jesus, ao dar início o Seu ministério, tinha cerca de trinta anos; e era considerado filho de José, filho de Elijah, filho de Matthat, filho de Levi, filho de Melchia, filho de Janna, filho de Joseph, filho de Mattathias, filho de Amos, filho de Nahum, filho de Ifya, Naggei, Maath, Mattathia, Semein, Josich, Jodai, Joanan, Risha, Zorobabel, Salafiel, filho de Niry, filho de Melchia, filho de Addiya, filho de Kosama, filho de Elmadama, filho de Ira, filho de Jesus, filho de Eliezer, filho de Iorim, filho de Matthat, filho de Levi, filho de Simeon, filho de Judah, filho de Joseph, filho de Jonam, filho de Eliakim, filho de Meleai, filho de Menna, filho de Matthaya, filho de Nathan, filho de Davi, filho de Jesse, filho de Ovid, filho de Boos, filho de Sala, Naasson, filho de Aminadava, filho de Admin, filho de Arnia, filho de Esroma, filho de Phares, filho de Judá, filho de Jacó, filho de Isaac, filho de Abraão, filho de Farol, filho de Nahor, filho de Serug, filho de Ragab, filho de Peleg, filho de Eber, filho de Sala, filho de Cainan, filho de Arfaxad, filho de Shem, filho de Noah, filho de Lamech, filho de Methuselah, filho de Enoch, filho de Iareth, filho de Maleleil, Cainan, filho de Enos, filho de Seth, filho de Adão, filho de Deus. E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi conduzido pelo Espírito ao deserto.

† † †