quarta-feira, 16 de outubro de 2024

17ª Quarta-feira Depois de Pentecostes


16 de Outubro de 2024 (CC) / 03 de Outubro (CE)
Santo Hieromártir Dionisio, o Areopagita, Bispo de Atenas
e com ele os mártires Rústicus e Eleuthérius;
São João Kosebita, Bispo de Cesarea
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 7


O Hieromártir Dionísio (Denis), Bispo de Atenas, o Presbítero Rústicus e o Diácono Eleutherius foram mortos em Lutetium (antigo nome de Paris) na Gália (atual França, onde São Dionísio é homenageado como o santo padroeiro da França, sob o nome francês "Dênis" ou "Denys". Isto ocorreu no ano 96 (outra fonte sugere o ano 110), durante o tempo da perseguição sob o Imperador romano Domiciano (81-96). 
São Dionísio viveu inicialmente na cidade de Atenas. Ele foi criado lá e recebeu uma fina educação do grego clássico. Depois, Dionísio partiu para o Egito, onde estudou astronomia na cidade de Heliópolis. Juntamente com seu amigo Apollophonos, testemunhou o eclipse solar ocorrido durante a crucificação do Senhor Jesus Cristo. Naquele momento, Dioníso disse: 
«Ou o Criador de todo o mundo está padecendo agora, ou nosso mundo visível está chegando ao fim.»
Após o seu regresso a Atenas, foi escolhido para ser um membro do Conselho do Areópago (alta corte ateniense). «Areo-pagus» significa, literalmente, «Monte de Marte», localizado na  Atenas antiga.
Quando o Santo Apóstolo Paulo pregou aos atenienses no Areópago (Atos 17: 16-34), Dionísio aceitou seu anúncio salvífico e tornou-se um cristão. Dionísio e sua esposa Damaris foram um dos poucos conversos de São Paulo em Atenas. É muito significativo e altamente simbólico que os gregos pagãos tenham situado no Areópago o «altar ao Deus Desconhecido», o Deus do Qual, na verdade, São Paulo pregou o conhecimento. A subsequente «via negativa» ou «apofatismo"» de São Dionísio é, especialmente, uma importante contribuição tanto para a teologia como para a filosofia. 
Ao longo de três anos São Dionísio permaneceu como um companheiro do Apóstolo São Paulo na pregação da Palavra de Deus. Mais tarde, o Apóstolo Paulo o estabeleceu como bispo da cidade de Atenas. E no ano 57, São Dionísio estava presente na dormição da Santíssima Mãe de Deus. 
Já durante o tempo de vida da Mãe de Deus, São Dionísio tinha especialmente viajado de Atenas para Jerusalém, a fim de conhecê-la. Ele escreveu para seu mestre, o Apóstolo Paulo, dizendo:  
"Eu testemunho por Deus, que nada, além do próprio Deus, tinha me preenchido com tamanha medida de poder e graça divina. Ninguém dentre a humanidade pode compreender plenamente o que eu vi. Confesso diante de Deus, que quando eu fui ter com João (o qual estando entre os Apóstolos, resplandeceu como o sol no céu), fui levado a estar ante o semblante da Santíssima Virgem, e experimentei uma sensação indescritível: Diante de mim resplandeceu uma espécie de brilho Divino, que me deixou o espírito paralisado. Percebi a presença de aromas de fragrâncias inefáveis; e tanto prazer dava respirá-los, que já não sentia mais o meu próprio corpo, e, então, desfaleci, pois, não pude suportar tamanhos sinais e sensações da bem-aventurança eterna e do poder celestial. A graça que Dela vinha, comprimia o meu coração e o meu espírito, que se eu não tivesse em mente a tua instrução, eu a teria confundido com o próprio Deus. É impossível permanecer em pé diante de tamanha bem-aventurança, tal qual esta que eu contemplei". 
Após a morte do Apóstolo Paulo, querendo dar continuidade ao trabalho do Apóstolo, São Dionísio partiu para pregar em terras ocidentais, acompanhado do Presbítero Rústicus e do Diácono Eleutérius. Eles converteram muitas pessoas para Cristo em Roma, na Alemanha, e depois na Espanha. Estando na Gália, durante o tempo de uma perseguição deflagrada contra os cristãos pelas autoridades pagãs, todas os três confessores foram presos e lançados na prisão. À noite São Dionísio celebrou a Divina Liturgia, co-servido pelos anjos de Deus. No outro dia, pela manhã, os mártires foram decapitados. De acordo com uma antiga tradição, São Dionísio tomou a sua cabeça, caminhou com ela até à igreja e somente ao chegar lá, caiu morto. Uma mulher piedosa, chamada Catulla, enterrou os restos mortais do santo. 

Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Efésios 3:8-21

Fragmento 223 - Irmãos, a mim, o menor de todos os santos, foi dada esta graça: Pregar aos gentios as riquezas insondáveis de Cristo e revelar a todos qual é a dispensação do mistério, escondido desde a eternidade em Deus, que criou todas as coisas por Jesus Cristo, para que agora seja conhecida, por meio da Igreja, aos principados e potestades do céu, a multiforme sabedoria de Deus, segundo o propósito eterno que Ele cumpriu em Cristo Jesus nosso Senhor, em quem temos confiança e acesso seguro através da fé n’Ele. Portanto, peço-lhes que não desanimem com as minhas tribulações por vossa causa, as quais são a vossa glória. Por isso me ponho de joelhos diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, de quem toda a pátria no céu e na terra toma o nome, para que Ele vos conceda, segundo as riquezas da Sua glória, que sejais fortalecidos com poder pelo Seu Espírito no homem interior, para que Cristo habite pela fé em vossos corações, para que, arraigados e alicerçados no amor, possais compreender com todos os santos, qual é a largura, comprimento, profundidade e altura, e compreender o amor de Cristo que excede o conhecimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, Àquele que, pelo poder que opera em nós, é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, a Ele seja a glória na Igreja em Cristo Jesus, por todas as gerações, pelos séculos dos séculos. Amém.

Lucas 6:46-7:1

Fragmento 28 - O Senhor disse: E por que Me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu digo? Qualquer que vem a Mim e ouve as minhas palavras, e as observa, Eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica, é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. E, depois de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum.

† † †

Homilia


"E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis as coisas que eu digo?" Por que eles O chamam de Senhor, mas não fazem a vontade do Senhor; isto é, por que eles não reconhecem Seu senhorio em seus atos? Porque eles só chamam com a língua e não com o coração. Se o coração deles dissesse: “Senhor, Tu És meu Senhor”, então haveria completa prontidão para se submeter Àquele a quem confessam como seu Senhor. Mas visto que eles não têm isso, suas ações não combinam com sua língua; ao passo que as ações sempre combinam com o coração. 

Tudo bem, então não faz sentido chamar: “Senhor, Senhor”? Não, não é assim. Mas é preciso fazer com que a palavra externa corresponda à palavra interna, que é o sentimento e a disposição do coração. Sente-se e reflita sobre o Senhor e sobre você mesmo: o que É o Senhor e o que você é? Pense no que o Senhor fez e ainda faz por você, pelo o que você vive e como isso vai acabar. Você imediatamente chegará à convicção de que não há outra maneira senão cumprir firmemente a vontade do Senhor; não há outro caminho para nós. Essa convicção dá origem a uma prontidão para cumprir de fato o que é expresso pela palavra "Senhor". Com tal prontidão, uma necessidade de ajuda do alto será despertada, e dela a oração: “Senhor, Senhor! Ajuda-me e dá-me forças para andar na Tua vontade.” E esta petição será agradável ao Senhor.

São Teófano, o Recluso

† † †
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário