sexta-feira, 4 de outubro de 2024

15ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

04 de Outubro de 2024 (CC) / 21 de Setembro (CE)
Conclusão (Apodósis) da Festa da Exaltação da Cruz
São Kodratos, da Magnésia, Apóstolo [dos 70] († séc. 1)
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 5



Kodratos era um homem modesto e sábio, portador de grandes conhecimentos e uma extraordinária capacidade dialética. Foi eleito e ordenado bispo de Atenas, uma cidade onde existiam muitas faculdades de filosofia, sendo por isso necessário, um bispo com grande capacidade apologética. E esta era uma de suas notáveis características. 
Seu trabalho foi marcado pelo zelo, oração, e sempre muito gentil e atencioso com todos. Desta maneira conseguiu iluminar muitos ao caminho da verdade. Por não dar lugar a que o vencessem em seu raciocínio e discurso, foi expulso com violência da cidade de Atenas. Isto, porém não enfraqueceu a paciência de Kodratos que, posteriormente, estabeleceu-se em Magnésia, cidade da Ásia Menor, onde pregou o Evangelho. De lá escreveu ao Imperador Adriano, pedindo-lhe que os cristãos não fossem perseguidos por causa de sua fé. A resposta do Imperador foi a prisão e morte de Kodratos que, assim, chamou para si a coroa do martírio.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Gálatas 4:8-21

Fragmento 210A - Irmãos, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes. E vós sabeis que primeiro vos anunciei o Evangelho estando em fraqueza da carne; e não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e os daríeis a mim. Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles. É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco. Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós; eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito. Dizei-me, os que quereis estar debaixo da Lei, não ouvis vós a Lei?

Lucas 4:22-30

Fragmento 14 - Naquela época, o povo se maravilhava com as palavras de graça que saíam da boca de Jesus e diziam: Não é Este o filho de José? E disse-lhes: Sem dúvida me direis este provérbio: “Médico, cura-te a ti mesmo”; faze também aqui na Tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum. E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, O expulsaram da cidade, e O levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali O precipitarem. Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-Se.

ENSINO DOS SANTOS PADRES

O povo de Nazaré maravilhou-se com a palavra do Senhor, mas mesmo assim não acreditou: A inveja os impediu, como o próprio Senhor revelou. 

Toda paixão se opõe à verdade e ao bem, mas acima de tudo a inveja, porque a falsidade e o despeito constituem a sua essência. Esta paixão é a mais injusta e venenosa tanto para quem a carrega como para aquele contra quem ela se dirige. Ocorre em pequena escala com todos, quando alguém igual ou inferior leva vantagem. O egoísmo fica irritado e a inveja começa a corroer o coração. Isso ainda não é tão atormentador se o caminho ainda estiver aberto para você; mas quando é bloqueado, especialmente por aquele que você já inveja, então a sua agressão é imparável e a paz é impossível. A inveja exige a derrubada do inimigo de seu lugar no topo, e não ficará satisfeita até que de alguma forma consiga isso, ou até que destrua o invejoso. 

Pessoas de boa índole e bem-intencionadas, cujos sentimentos bondosos prevalecem sobre os egoístas, não sofrem de inveja. Esta é também a forma de extinguir a inveja de qualquer pessoa por ela atormentada. Você deve se apressar em inspirar boa vontade, especialmente para quem você inveja, e manifestá-la em ações; então a inveja diminuirá imediatamente. Se você repetir isso várias vezes, com a ajuda de Deus isso irá diminuir completamente. Mas se você deixar como está, se não se superar e não se obrigar a fazer o bem a quem você inveja, isso vai te atormentar, te secar e te mandar para o túmulo.

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário