terça-feira, 1 de outubro de 2024

15ª Terça-feira Depois de Pentecostes

01 de Outubro de 2024 (CC) / 18 de Setembro (CE)
Santo Eumênio, o Milagroso, bispo de Gortinis (séc. II ou III)
Tom 5


Desde a juventude Eumênio se submeteu a duras provações. A moderação era a característica que o distinguia, porque sempre teve presente o conselho do Apóstolo São Paulo: 
«[...]todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível» (1 Cor 9,25). 
E santo Eumênio, seguindo as palavras do Apóstolo, de fato o alcançou. Foi eleito e ordenado bispo de Gortinis, em Creta. Em sua nova função na Igreja, suas virtudes brilharam ainda mais que antes, recebendo de Deus muitas bênçãos e forças para realizar verdadeiros milagres. Mais tarde ele foi para Roma onde, por causa de sua pregação e milagres, muitos se converteram à fé cristã e se batizaram. Contudo, desejando uma vida mais  austera, Santo Eumênio mudou-se para o Egito onde se encontravam muitos ascetas reconhecidos. No Egito, entregou seu espírito a Deus e, mais tarde, suas relíquias foram trasladadas para  a Ilha de Creta.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Gálatas 2:21-3:7

Fragmento 204 - Irmãos, não rejeito a graça de Deus; porque, se a justiça provém da Lei, segue-se que Cristo morreu em vão. Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: Recebestes o Espírito pelas obras da Lei ou pela pregação da Fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da Lei, ou pela pregação da Fé? Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da Fé são filhos de Abraão.

Lucas 3:23-4:1

Fragmento 11 - Naquela época, Jesus, ao dar início o Seu ministério, tinha cerca de trinta anos; e era considerado filho de José, filho de Elijah, filho de Matthat, filho de Levi, filho de Melchia, filho de Janna, filho de Joseph, filho de Mattathias, filho de Amos, filho de Nahum, filho de Ifya, Naggei, Maath, Mattathia, Semein, Josich, Jodai, Joanan, Risha, Zorobabel, Salafiel, filho de Niry, filho de Melchia, filho de Addiya, filho de Kosama, filho de Elmadama, filho de Ira, filho de Jesus, filho de Eliezer, filho de Iorim, filho de Matthat, filho de Levi, filho de Simeon, filho de Judah, filho de Joseph, filho de Jonam, filho de Eliakim, filho de Meleai, filho de Menna, filho de Matthaya, filho de Nathan, filho de Davi, filho de Jesse, filho de Ovid, filho de Boos, filho de Sala, Naasson, filho de Aminadava, filho de Admin, filho de Arnia, filho de Esroma, filho de Phares, filho de Judá, filho de Jacó, filho de Isaac, filho de Abraão, filho de Farol, filho de Nahor, filho de Serug, filho de Ragab, filho de Peleg, filho de Eber, filho de Sala, filho de Cainan, filho de Arfaxad, filho de Shem, filho de Noah, filho de Lamech, filho de Methuselah, filho de Enoch, filho de Iareth, filho de Maleleil, Cainan, filho de Enos, filho de Seth, filho de Adão, filho de Deus. E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi conduzido pelo Espírito ao deserto.

† † †

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário