quarta-feira, 9 de outubro de 2024

16ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

09 de Outubro de 2024 CC) / 26 de Setembro (CE)
Dormição do Apóstolo e Evangelista São João († séc. I);
Canonização de São Tikhon, Patriarca de Moscou (1989)
Tom 6



A Igreja Ortodoxa comemora no dia de hoje, a Dormição de São João, o Apóstolo Virgem, um dos maiores santos da Igreja que mereceu o título de «o Discípulo a quem Jesus amava». Junto à Cruz recebeu do Redentor como Mãe a Santíssima Virgem Maria, e com Ela – como Fonte da Sabedoria – a segurança doutrinária que lhe mereceu dos Padres da Igreja o título, por excelência, de «o Teólogo». 
A águia, símbolo da sublimidade de sua teologia, é o símbolo iconográfico de São João, o Teólogo. A iconografia de São João estende-se pelos séculos em amplos espaços geográficos. Na tradição bizantina predominam duas representações: A do santo aos pés do Crucificado, frequentemente ao lado oposto de onde se encontra a Virgem (à direita do Cristo), sem as demais pessoas, embora lembradas nos Evangelhos, presentes no Calvário, ou então o Evangelista é representado sentado, por vezes tendo ao lado o símbolo da águia, ditando ao seu escriba Prócoro a revelação. Ao centro do Iconostase, nas Portas Reais, debaixo da cena da Anunciação, é frequente a representação dos quatro evangelistas. São João é logo reconhecível, pois é o único, que está ditando a um discípulo. Na iconografia da Santa Ceia o discípulo amado é sempre representado com a cabeça sobre o peito do Mestre. Ele está presente, também, em numerosas cenas evangélicas ou tradicionais, como a Transfiguração, o Pentecostes, a Dormição da Virgem e muitas outras. 
São João repousou no Senhor quando tinha mais de cem anos de idade. Ele sobreviveu às outras testemunhas oculares do Senhor, e por um longo tempo permaneceu como a única testemunha restante da vida terrena do Salvador. Quando chegou a hora de sua partida, o Apóstolo João, saiu para além dos limites da cidade de Éfeso com as famílias de seus discípulos. Ele lhes ordenara que se-lhe preparasse uma sepultura em forma de cruz, na qual ele deitaria, dizendo a seus discípulos que eles deveriam cobrir seu rosto com um pano e depois encher a sepultura com terra. Os discípulos com lágrimas nos olhos, beijaram o rosto de seu amado mestre, mas não querendo ser desobedientes, cumpriram o que lhes fora pedido. Sabendo disto, outros discípulos de São João vieram para o lugar de seu sepultamento. Quando abriram a sepultura, eles encontraram o túmulo vazio. A cada ano no túmulo do Santo Apóstolo João, em 8 de maio, saia um fino pó, que os crentes juntavam e que era utilizado para a cura dos doentes. Por isso, também a Igreja celebra a memória do Santo Apóstolo João, o Teólogo, em 8 de maio. 
Leituras Comemorativas:  
João 21:15-25 Matinas 
1 João 4:12-19 Liturgia 
João 19:25-27; 21:24-25

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Gálatas 6:2-10

Fragmento 214 - Irmãos, levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga. E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

Lucas 5:33-39

Fragmento 21 - Naquela época, os fariseus disseram a Jesus: Por que jejuam os discípulos de João muitas vezes, e fazem orações, como também os dos fariseus, mas os Teus comem e bebem? E Ele lhes disse: Podeis vós fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então, naqueles dias, jejuarão. E disse-lhes também uma parábola: Ninguém deita um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão, mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão. E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


“Trazendo-Se a Si Mesmo, Cristo Nos Trouxe Toda Novidade”

Leiam com maior atenção o Evangelho que os apóstolos nos transmitiram; leiam também atentamente as profecias e encontrarão que toda a atividade, toda a doutrina e toda a paixão de nosso Senhor estavam preditas nelas. E se lhes ocorresse pensar: então, o que de novo nos trouxe o Senhor com a sua vinda?, saibam que, trazendo-se a si mesmo, nos trouxe toda novidade, ele que foi previamente anunciado. E o que se pregava era isto: que a novidade viria para inovar e para vivificar ao homem.

E se a vinda do rei é anunciada antecipadamente pelos servos que ele enviou, é para preparar aos que haveriam de receber ao seu próprio Senhor. Mas, uma vez chegado o rei e seus súditos foram cumulados da alegria previamente anunciada, receberam a liberdade que dele procede e participam de sua visão; agora que escutaram as suas palavras e desfrutam dos seus dons, já nenhuma pessoa sensata se perguntará o que “de novo” o rei tem contribuído sobre os que anunciaram a sua vinda: contribuiu com a sua própria pessoa e tem doado aos homens os bens anunciados com antecipação, bens que os anjos anseiam penetrar.

Ele, com a sua vinda, tem plenificado todas as coisas, e ainda hoje segue plenificando na Igreja até a consumação final, a nova Aliança preanunciada pela lei. Entretanto, como os profetas teriam conseguido predizer a vinda do rei e pré-evangelizar a paz que ele instauraria, e preanunciar tudo o que Cristo fez de palavra e de obra, além de sua paixão, e pregar o Novo Testamento, se tivessem recebido a inspiração profética de outro deus, de um deus que – segundo vós – ignorava ao Pai inenarrável, seu reino e suas disposições, disposições completadas pelo Filho de Deus ao vir a terra nos últimos tempos?

Todos os profetas anunciaram, de fato, coisas semelhantes, mas não se verificaram em nenhum personagem da Antiguidade. Porque caso houvesse se verificado em algum dos antigos, não haveria razão para que os profetas que viveram posteriormente profetizassem que estas coisas haveriam de se cumprir nos últimos tempos. Mas a verdade é que não existe nenhum personagem nem entre os padres, nem entre os profetas, nem entre os antigos reis em quem se tenha realizado uma só destas profecias na sua forma própria e específica. Todos, é verdade, profetizaram os padecimentos de Cristo, mas eles estiveram muito longe de padecer sofrimentos tais como os que foram por eles preditos. E os sinais preditos a propósito da paixão do Senhor não se em nenhum outro. Em resumo: os profetas não se referiam a nenhum outro, senão ao Senhor, em quem convergiram todos os sinais preditos.

Santo Irineu, bispo de Lyon (séc. II)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário