segunda-feira, 28 de outubro de 2024

19ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

28 de Outubro de 2024 (CC) / 15 de Outubro (CE)
Santo Monge Eutímio, o Novo
São Luciano, Presbítero da Igreja de Antioquia, Hieromártir († 312)
Tom 1


O Monge Eutímio, o Novo, de Soluneia (Tessalônica), no mundo se chamava Nikita, e era natural da cidade de Ancira, na Galácia. Seus pais, Epifânio e Ana, levaram uma vida cristã virtuosa, e seu filho foi manso, piedoso e obediente desde a infância. Aos sete anos ficou órfão de pai e logo se tornou o único apoio de sua mãe em todos os assuntos. Tendo ingressado no serviço militar, Nikita casou-se, por insistência da mãe. Após o nascimento de uma filha, ele saiu secretamente de casa para entrar em um mosteiro. E por 15 anos o Monge Eutímio levou uma vida ascética no Monte Olimpo, onde aprendeu os feitos monásticos dos mais velhos. 
O monge então se mudou para o Santo Monte Athos. No caminho, ao saber que sua mãe e sua esposa gozavam de boa saúde, informou-lhes que havia se tornado monge e enviou-lhes uma cruz, exortando-as a seguirem seu exemplo. Em Athos, o monge recebeu o Megalosyma (mais alto reconhecimento de dignidade monástica) e viveu três anos numa caverna, em total silêncio, lutando contra as tentações. E por muito tempo Santo Eutímio ascetizou sobre uma coluna, não muito longe de Soluneia, instruindo aqueles que o procuravam em busca de conselhos e curando os enfermos. O monge purificou tanto sua mente e coração que lhe foram concedidas visões e revelações divinas. Por ordem do Senhor, Santo Eutímio fundou em 863 dois mosteiros no monte Peristeros, não muito longe de Soluneia, que dirigiu durante 14 anos, com a dignidade de diácono. Num deles, sua esposa e mãe aceitaram a tonsura monástica. Antes de morrer, o monge instalou-se numa ilhota de Athos, onde repousou em 889. Os seus restos mortais foram transferidos para Soluneia. O Monge Eutímio é denominado o "Novo" em distinção do Monge Eutímio, o Grande (Com. 20 de janeiro).  
Comemoração de São Luciano 

Luciano nasceu em Samosata, na Síria (235-312), de pais cristãos, como ele também o foi desde muito pequeno. Logo depois da morte de seus pais, repartiu sua herança com os pobres, passando a se dedicar ao estudo das Sagradas Escrituras, pois que conservava em seu coração as palavras do apóstolo São Paulo: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, defender, corrigir e guiar para o bem". Ou seja, toda a Escritura foi inspirada por Deus, sendo por isso proveitosa para ensinar a verdade, comprovar os erros, corrigir aos que pecam e educar na virtude. 
Tendo alcançado um profundo conhecimento da Santa Escritura, Luciano foi então ordenado sacerdote de Antioquia. Ali ele ensinou com muita dedicação e precisão a divina palavra. Luciano fundou em Antioquia escolas muito concorridas para os estudantes, nas quais a doutrina e as virtudes cristãs eram ensinadas e praticadas. Quando tomou conhecimento que em Nicomédia o Imperador Diocleciano perseguia e matava cristãos,  Luciano deixou Antioquia seguindo para lá para levar apoio e fortalecer na fé os cristãos que eram submetidos ao martírio. Mas logo foi apanhado e levado à prisão onde foi deixado sem comida, até morrer de fome. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Filipenses 1:1-7

Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo. Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas, pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora. Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.

Lucas 9:18-22

Fragmento 43 - E aconteceu, num dia em que Ele estando a orar a sós com os discípulos, perguntou-lhes: Quem dizem que Eu Sou? Responderam-lhe: Uns dizem que És João Batista; outros, Elias; outros pensam que ressuscitou algum dos antigos profetas. Perguntou-lhes, então: E vós, quem dizeis que Eu Sou? Pedro respondeu: O Cristo de Deus. Ordenou-lhes energicamente que não o dissessem a ninguém. Ele acrescentou: É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


Esforça-te também tu em ser pedra. E, assim, não busques a pedra fora de ti, mas dentro de ti. Tua pedra é a tua ação; tua pedra é o teu espírito. Que sobre esta pedra se edifique a tua casa, para que nenhuma tempestade dos maus espíritos possa tirá-la. Tua pedra é a fé; a fé é o fundamento da Igreja. Se és pedra, estarás na Igreja, porque a Igreja está fundada sobre a pedra. Se estás na Igreja, as portas do inferno não prevalecerão sobre ti: as portas do inferno são as portas da morte, e as portas da morte não podem ser as portas da Igreja.

Porém, o que são as portas da morte, a saber, as portas do inferno, senão as diversas espécies de pecados?... Porém, Deus tem poder de abrir-te as portas da morte, para que proclames seus louvores nas portas da Filha de Sião. Quanto às portas da Igreja, estas são as portas da castidade, as portas da justiça, que o justo acostuma a abri-las, pois diz:

"Abre-me as portas da justiça, e, tendo passado por elas, louvarei ao Senhor". (Sl 117:19)

Mas, assim como a porta da morte é a porta do inferno, a porta da justiça é a porta de Deus, pois:

"Eis aqui a porta do Senhor, os justos entrarão por ela". (Sl 117:20)

Por isso, foge da obstinação no pecado, para que as portas do inferno não triunfem sobre ti; porque, se o pecado se apropria de ti, triunfou a porta da morte. Portanto, foge das brigas, divergências, das estrondosas e tumultuosas discórdias, para que não chegues a transpassar as portas da morte.

Pois o Senhor não quis ao princípio ser proclamado, para que não se levantasse nenhum tumulto. Exortava aos seus discípulos que não dissessem a ninguém:

"O Filho do homem vai padecer muito, ser rejeitado pelos anciãos, os príncipes dos sacerdotes e os escribas, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia".

Talvez o Senhor acrescentou isto porque sabia que seus discípulos dificilmente haviam de crer em sua paixão e em sua ressurreição. Por isso preferiu ele mesmo afirmar sua paixão e sua ressurreição, para que nascesse a fé do fato, e não da discórdia do anúncio. Então Cristo não quis glorificar-Se, pois desejou aparecer sem glória para padecer o sofrimento; e tu, que nasceste sem glória, queres glorificar-te? Pelo caminho que Cristo percorreu é por onde tu deves de caminhar. 

Santo Ambrósio, Bispo de Milão (séc. IV) 
Tratado sobre o Evangelho de São Lucas 6,98-100

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário