sexta-feira, 11 de outubro de 2024

16ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

11 de Outubro de 2024 (CC) / 28 de Setembro (CE)
Ss. Caritão, o Confessor († 350); Profeta Baruc e Neófito de Chipre
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 6



São Caritão nasceu em Icônio, uma antiga cidade do sul da província romana da Galácia, durante o reinado de Aureliano (270 -275). Ele foi preso, torturado e condenado à morte por causa de sua fé cristã, mas finalmente foi libertado por um edito imperial. Mais tarde, mudou-se para a Palestina, onde passou a viver uma vida ascética. 

O santo converteu muitos judeus e pagãos à fé cristã. Tendo vivido durante muitos anos no deserto de Jed, estabeleceu vários mosteiros em toda aquela região, descansando em paz quando já contava com uma avançada idade.

Leituras Comemorativas
2 Coríntios 4:6-15
Lucas 6:17-23

Comemoração do Santo Profeta Baruch  

O Santo Profeta Baruch foi um inseparável companheiro, discípulo, amigo e escriba do grande Profeta Jeremias (Comemorado em 1 de Maio). Ele escreveu um livro contendo suas palavras proféticas, para ser lido em público no Templo de Jerusalém. Assim como seu Mestre, São Baruch gravemente lamentou a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor; ensinou e censurou os judeus, e por eles foi afligido e padeceu vexame. Baruch testemunhou como mataram o Santo Profeta Jeremias apedrejando-o, assim como também tomou o seu corpo e o sepultou.  
Após o martírio do Profeta Jeremias, São Baruch viveu um curto tempo e morreu no Egito, no século VI antes do nascimento de Cristo. O Santo Profeta Baruch profetizou sobre o retorno dos judeus do cativeiro babilônico e sobre a desolação de Babilônia. Ele claramente vaticinou sobre a vinda ao mundo do Filho de Deus, que iria «morar com a humanidade». Sua profecia tem início com as seguintes palavras: 
«Este é o nosso Deus, e ninguém a Ele se compara» (Bar. 3: 36-38, 4: 1-5).  

O livro do profeta Baruch é anexo ao livro do Profeta Jeremias. Na véspera da Natividade de Cristo a partir dele são lidas as «paroemi» (leituras do Antigo Testamento), expressa como a profecia de Jeremias.


Oração Antes de Ler as Escrituras  
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Filipenses 1:12-20

Fragmento 237 - Irmãos, quero que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do Evangelho; de maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares; e muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor. Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do Evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo, segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.

Lucas 6:17-23

Fragmento 24 - Naquela época, Jesus descendo com eles, parou em uma planície, na companhia de Seus discípulos, e uma grande multidão de povo de toda a Judeia e Jerusalém, e do litoral de Tiro e de Sidom, que tinham vindo para ouvi-Lo, e para serem curados das suas enfermidades; e os que eram atormentados por espíritos imundos, e eles eram curados. E toda a multidão procurava tocar-Lhe; porque saía virtude dele, e curava a todos. E ele levantando os olhos para os Seus discípulos, disse:

Bem-aventurados sois vós, os pobres; porque vosso é o reino de Deus.
Bem-aventurados sois vós, que agora tendes fome; porque sereis fartos.
Bem-aventurados sois vós, que agora chorais; porque haveis de rir. 
Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando eles vos separarem da sua companhia, e vos insultarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do Homem. Regozijai-vos nesse dia, e salteis de alegria, porque eis que é grande a vossa recompensa no céu; porque de maneira semelhante faziam os seus pais aos profetas.

† † †


“Ao justo Sua Paciência o Leva Para a Glória”

Após falar sobre a pobreza, que tanta felicidade proporciona, o Senhor seguiu dizendo: Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Queridíssimos irmãos, o pranto ao qual está vinculado um consolo eterno é distinto da aflição deste mundo. Os lamentos que se escutam neste mundo não tornam ninguém feliz. É muito distinta a razão de ser dos gemidos dos santos, a causa que produz lágrimas felizes.

A santa tristeza lamenta o pecado, o alheio e o próprio. E a amargura não é motivada pela maneira de agir da justiça divina, mas pela maldade humana. E, neste sentido, deve-se lamentar mais a atitude do que age mal, do que a situação daquele que tem que sofrer por causa do malvado, porque ao injusto sua malícia termina no castigo; porém, ao justo sua paciência o leva para a glória.

Segue o Senhor: Bem-aventurados os sofredores, porque eles herdarão a terra. Promete-se a posse da terra aos sofredores e aos mansos, aos humildes e simples, e aos que estão “dispostos a tolerar todo o tipo de injustiças. Não se deve olhar esta herança como desprezível e desfragmentada, como se estivesse separada da pátria celestial; do contrário, não se compreende quem poderia entrar no Reino dos Céus.

Porque a terra prometida aos sofredores, em cuja posse os mansos entrarão, é a carne dos santos. Esta carne viveu em humilhação, por isso mereceu uma ressurreição que a transforma e a reveste de imortalidade gloriosa, sem temer nada que possa contrariar ao espírito, sabendo que sempre estarão de comum acordo. Porque, nesse caso, o homem exterior será a possessão pacífica e inamissível do homem interior.

E, assim, os sofredores herdarão em paz perpétua e sem prejuízo algum a terra prometida, quando este corruptível se revista de incorrupção, e este mortal se revista de imortalidade.

“São Leão, o Grande, Patriarca de Roma (séc. V)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário