domingo, 6 de outubro de 2024

15° Domingo Depois de Pentecoste

06 de Outubro de 2024 (CC) / 23 de Setembro (CE)
Concepção do Santo Profeta e Glorioso Precursor João Batista
Tom 6



Esta foi a profecia de Isaías referindo-se ao Precursor: 
«Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus». (Is 40: 3). 
Esta voz foi a do Precursor São João Batista, nascido de forma miraculosa. Seu pai, Zacarias, era um sacerdote, e quando  estava incensando o altar no templo, viu um Anjo do Senhor  que lhe anunciou a chegada de um filho que deveria se chamar João. A alegria transbordou o coração de Zacarias, mas duvidou por um instante de que isso pudesse ser possível, pois sua mulher estava em idade já muito avançada. Então a Anjo lhe disse que, por ter duvidado, permaneceria privado da fala e audição até que a palavra de Deus fosse cumprida.  E, de fato, Isabel, completando-se os nove meses, deu à luz um filho. Oito dias depois, quando o menino foi levado para ser circuncidado, parentes quiseram impor o nome de seu pai, Zacarias, ao menino. Foi quando Zacarias, percebendo este movimento, escreveu num quadro negro o nome João, e imediatamente voltou a falar e a ouvir, e a alegria novamente tomou conta de todos. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


MATINAS (IV)

Lucas 24:1-12

Fragmento 112 - Naquela época, no primeiro dia da semana, muito de madrugada, as mulheres foram ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e acharam a pedra revolvida do sepulcro. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. E, estando elas apavoradas, postaram seus rostos em terra, e então, os homens disseram: Por que procurais Aquele que vive entre os mortos?  Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galileia, dizendo: Convém que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. E lembraram-se das Suas palavras. E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos. E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram. Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição, no 6º Tom
Vendo os poderes angélicos diante do Teu venerável túmulo, / os guardas ficaram como mortos / e Maria, de pé, junto do sepulcro, / pediu o Teu puríssimo Corpo. / Despojaste o Inferno, sem ser por ele atingido, / e foste ao encontro da Virgem, dando-lhe a vida. / Ó Senhor, ressuscitado dentre os mortos, // glória a Ti!

Tropárion de São Mateus, no 3º Tom
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Tropárion da Concepção do Precursor, no Tom 4Canta, ó estéril que não engravidaste, / pois tu concebeste a lâmpada do Sol / Que iluminará o mundo inteiro que padece de cegueira. / Ó Zacarias, alegra-te e exclame: // "O Profeta do Altíssimo há de nascer."

Kondákion da Ressurreição, Tom 6:
 Ressuscitando todos os mortos do vale de trevas / com Sua mão vivificante, / Cristo nosso Deus, concedeu a Ressureição à raça humana. / Pois, Ele É o Salvador de todos, / a Ressureição e a vida // e o Deus de todos.

Kondákion de São Mateus, Tom 4
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo ...

Kondákion da Concepção de São João Batista, no Tom 1: O Grande Zacarias exulta radiantemente / junto com Isabel: / ela concebeu dignamente João, o Precursor, que o Anjo anunciou com grande alegria // e a quem honramos como um iniciado da graça. 

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Hino à Virgem: Ó Admirável Protetora dos Cristãos e nossa Medianeira ante o Criador / não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores; / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, / pois, te invocamos com fé. / Roga por nós junto de Deus, // tu que defendes sempre àqueles que te veneram.

Prokímenon, No 6º Tom

R. Salva, Senhor, o Teu povo 
E abençoa a Tua herança. (Sl 27:9)

V. Clamo a Ti, Senhor, meu Rochedo
Presta ouvido aos meus rogos. (Sl 27:1)

No 4º Tom:

O Senhor tem operado maravilhas entre os santos que há na terra;
Neles realiza todos os Seus desígnios. (Sl 15:3)

2 Coríntios 4:6-15

Fragmento 176 - Irmãos, Deus, que disse: “Das trevas resplandecerá a luz”, é Quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que em nós opera a morte, mas em vós a vida. Ora, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: 

“Cri, por isso falei;” 

Também nós cremos, por isso também falamos, sabendo que Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará a nós com Jesus, e nos apresentará convosco. Pois tudo é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.

Gálatas 4:22-31

Hebreus 11:33-12:2

Fragmento 330 - Irmãos, os santos, por meio da fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno); errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E, todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo, não alcançaram a promessa; visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, Autor e Consumador da nossa fé, o Qual, pelo gozo que Lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.
  
Aleluia, no 6º Tom

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Quem habita ao abrigo do Altíssimo 
E vive à sombra do Senhor Onipotente. (Sl 90:1)   

Diz ao Senhor: sois meu refúgio e proteção, 
Sois o meu Deus no qual confio inteiramente. (Sl 90:2)

No 4º Tom: 

Os justos clamaram, e o Senhor os ouviu, 
E os livrou de todas as suas tribulações. (Sl. 33:17)

Mateus 22:35-46

Fragmento 92 - Naquela época, um doutor da lei, interrogara-Lhe para O experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: 

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu entendimento, e de toda tua força, e de todo o teu desejo”.

Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: 

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. 

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. E, estando reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus, dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi. Disse-lhes Ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:

“Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-Te à Minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos por escabelo de Teus pés?”

Se Davi, pois, Lhe chama Senhor, como é Seu filho? E ninguém podia responder-Lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-Lo.

Lucas 1:5-25 

Lucas 12:32-40

Fragmento 67 - O Senhor disse: Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino. Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.

Canto da Comunhão
Louvai ao Senhor nas Alturas,
Louvai-O no mais alto dos Céus.
Alegrai-vos no Senhor, ó justos,
Pois aos retos convêm o louvor. (Sl. 32:1)
Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário