19 de Outubro de 2023 (CC) / 06 de Outubro (CE)
São Tomé, Apóstolo (séc. I)
Tom 2
O Santo, Glorioso e Digno de toda honra Apóstolo Tomé, está incluído no número dos santos Doze Apóstolos do Salvador. Ele é comemorado em 06 de outubro e 30 de junho com a Synaxis dos Doze Gloriosos e Dignos de Louvor Apóstolos de Cristo. Tomé nasceu na cidade galileia de Pansada e era um pescador. Ao ouvir as boas novas de Jesus Cristo, deixou tudo e O seguiu.
De acordo com a Santa Escritura, o Santo Apóstolo Tomé não creu nos relatos dos outros discípulos sobre a ressurreição de Jesus Cristo:
"Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e colocar o meu dedo no sinal dos pregos, e tocar com minha mão no seu lado, não acreditarei" (João 20:25).
No oitavo dia após a Ressurreição, o Senhor apareceu para o Apóstolo Tomé e mostrou-lhe as suas feridas. "Meu Senhor e meu Deus", gritou o Apóstolo (João 20:28).
Alguns ícones que retratam este evento estão inscritos "O Cético Tomé".Isso é incorreto. Em grego, a inscrição diz: "O toque de Tomé". Em eslavo, se diz, "A Fé de Tomé". Quando São Tomé tocou o Vivificante lado do Senhor, ele já não tinha dúvidas.
"Tomé, embora mais fraco na fé do que os outros Apóstolos," diz São João Crisóstomo, "trabalhou - pela graça de Deus - mais corajosa, zelosa e incansavelmente do que todos eles, de tal modo que fora pregar por quase toda a terra, não temendo proclamar a Palavra de Deus nem mesmo para as nações selvagens."
De acordo com a Tradição da Igreja, o Santo Apóstolo Tomé fundou igrejas na Palestina, Mesopotâmia, Pérsia, Etiópia, Índia e China. A Tradição também indica que o Apóstolo Tomé batizou os Magos que adoraram o Menino Jesus.
Por ter convertido a esposa e o filho do prefeito da cidade indiana de Meliapur (Melipur), o Santo Apóstolo foi preso, torturado e, finalmente, perfurado com cinco lanças, partiu para o Senhor. Partes das relíquias do Santo Apóstolo Tomé estão na Índia, na Hungria e no Monte Athos . O nome do Apóstolo Tomé é associado com o ícone árabe (ou Arapet) da Mãe de Deus ( 06 de setembro ).
Tropárion — Tom 2Tu te tornaste um Discípulo de Cristo / e compuseste o Divino Colégio Apostólico. / Fraquejando na Fé, duvidaste da Ressurreição do Senhor, / mas, ao tocar em Suas feridas creste em Sua puríssima Paixão. // Roga a Cristo, ó divino Tomé, por nossa paz e misericórdia.
Kondákion — Tom 4Tomé, o fiel servo e discípulo de Cristo, / cheio da graça divina, das profundezas do seu coração, exclamou: // "Tu És o meu Senhor e meu Deus!"
Leituras Comemorativas
João 21:15-25 Matinas
1 Coríntios 4:9-16
João 20:19-31
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Coríntios 14:20-25
Fragmento 156 - Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. Está escrito na lei:
“Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor”.
De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.
Lucas 5:27-32
Fragmento 20 - Naquela hora, passando, Jesus viu um publicano chamado Levi, sentado na Alfândega, e disse-lhe: Segue-Me. E ele, deixando tudo, levantou-se e O seguiu. E fez-Lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os Seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.
† † †
ENSINO DOS SANTOS PADRES
Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento. Que consolo para os pecadores! Mas é necessário deixar os pecados e fazer apenas o bem; e, ao fazer o bem, continuar a se chamar pecador, não apenas com a língua, mas no coração. Não peque, mas como verdadeiro pecador, arrependa-se e peça perdão ao Senhor. Quando você assim se dispuser, significa que você permanece na verdade; assim que você der lugar à justiça própria e começar a se considerar sem pecado, saiba que está se afastando do caminho certo e indo ao encontro daqueles para os quais não há salvação.
Como podemos combinar uma vida adequada com sentimentos de pecaminosidade é algo que apenas os escribas perguntam. Eles ensinam, mas não praticam o que ensinam. Para quem segue o caminho da ação, isso é tão claro que ele não consegue entender como poderia ser de outra maneira.
Da Obra "Pensamentos Diários Para o Ano Inteiro"
de São Teófano, o Recluso
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário