12 de Outubro de 2024 (CC) / 29 de Setembro (CE)
São Ciriaco, anacoreta († 556)
Tom 6
São Ciriaco nasceu na cidade grega de Corinto no ano 448. Seu pai, João, era um sacerdote, e sua mãe se chamava Eudoxia. Pedro, irmão de Ciriaco, era arcebispo de Corinto. Ainda pequeno, Ciriaco foi para a Lavra do Grande Euthymios, em Jerusalém, onde, mais tarde, recebeu a consagração monástica. Logo depois, foi enviado ao asceta Gerasimo.
Após a morte de São Gerasimo, Ciriaco retornou à Lavra de Santo Euthymios onde, aos quarenta anos, foi ordenado sacerdote. Desde então, no monastério Zuca, sua vida foi marcada por um rigoroso ascetismo. Tal era a austeridade que se impunha que se alimentava apenas de algumas ervas selvagens, excessivamente amargas. No entanto, através de suas orações, o amargor do alimento convertia-se em doçura espiritual, para ele e seu discípulo. Ciriaco viveu até a idade de 107 anos e seu adormecimento em Cristo ocorreu no ano 555.
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Coríntios 10:23-28
Fragmento 146 - Irmãos, todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
Porque “a terra é do Senhor e toda a sua plenitude”.
E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência.
Porque “a terra é do Senhor e toda a sua plenitude”.
Lucas 5:17-26
E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava ali para os curar. E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele. E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus. E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados. E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus? Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus. E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos prodígios.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário