quinta-feira, 17 de outubro de 2024

17ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

18 de Outubro de 2024 (CC) / 05 de Outubro (CE)
Santa Karitina, mártir († 304); 
Ss. Pedro (1326), Theognostus (1353), Alexis (1378), Cypriano (1406), Photius (1431), 
Jonah (1461), Gerontius (1489), loasaph (1555), Macarius (1563), Filipe (1569), 
Job (1607), Hermogenes (Germogen) (1612), Tikhon (1925), 
Pedro (1937), Philaret (1867), Inocêncio (Veniaminov) (1879) 
e Macarius (1563), Metropolitas de Moscou.
Tom 7




A Santa Mártir Karitina ficou órfão na infância e se criou como uma verdadeira filha pelo piedoso Christian Claudius. A jovem era muito bonita, muito sensata, amável e fervorosa na fé. Karitina transmitiu a outras pessoas seu amor por Cristo, e converteu muitos para o caminho da salvação. 
Dometius, o filho do Imperador Diocleciano, ouvindo falar dela, enviou soldados para levá-la de seu pai adotivo e levaram a julgamento. Cláudio ficou muito angustiado com a prisão de Karitina, mas foi confortado pelas  palavras da santa que o admoestava a não se entristecer, mas, ao contrário, que devia se alegrar, porque a sua morte seria uma bênção já que, «Deus aceita com alegria um sacrifício ofertado com perfume de suavidade» (Fl 4,18). Cláudio, emocionado com o que Karitina lhe disse, respondeu:  
«Lembra-te de mim quando estiveres com o Rei Celestial».  
Ao iniciar a audiência, o juiz questionou a santa:   
«É verdade, jovem donzela, que você é cristã e que engana os outros, levando-os a essa fé profana?» Karitina respondeu com coragem: 
«É verdade que sou cristã, mas é uma mentira que eu engano os outros, antes eu os conduzi dos erros para o caminho verdadeiro, levando-os ao meu Cristo.» 
Por sua forte confissão do Senhor Jesus Cristo, Santa Karitina foi submetida a horríveis tormentos, aos quais milagrosamente sobreviveu. Inspirado pelo demônio, o ímpio juiz, condenou Karitina a viver em um meretrício para ser estuprada. Temendo essa desonra, Santa Karitina orou a Deus para receber sua alma antes que pudessem contaminar seu corpo virginal. Enquanto ela se ajoelhava, orando a Deus, expirou e sua alma foi conduzida para o Reino imortal de Cristo no ano 304.
Comemoração de Todos os Santos Metropolitas de Moscou
A celebração de um dia em comum para homenagear os Santos Hierarcas de todos os russos Pedro, Alexei e Jona foi estabelecida pelo Patriarca Job em 5 de outubro de 1596. São Filipe foi enumerado para ele no ano de 1875, por petição de Santo Inocêncio (Innokentii), Metropolita de Moscou (Com. 31 de março e 23 de setembro); e São Hermógenes - foi adicionado apenas no ano de 1913.
Celebrando a memória dos Santos-Hierarcas em um dia comum, a Igreja oferece a cada um deles igual honra, como protetores celestiais da cidade de Moscou e oradores intercessores pela Pátria. 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 


Efésios 4:17-25

17 Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na futilidade das suas mentes, 18 entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; 19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza. 20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo. 21 se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, 22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscência do engano; 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; 24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. 25 Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. 

Lucas 7:31-35

Fragmento 32 - O Senhor disse: “A que, pois, compararei os homens desta geração, e a que são semelhantes? São semelhantes aos meninos que, sentados nas praças, gritam uns para os outros: ‘Tocamos para vós flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não chorastes’. Porquanto veio João, o Batista, não comendo pão nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio; veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos.”

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


"A que, então, compararei os homens desta geração?" Isto é, incrédulos. Se o Senhor faz essa pergunta como se estivesse perplexo, não é ainda mais apropriado que fiquemos perplexos por atos de incredulidade?

Pode-se perguntar: como as pessoas podem ir contra algo que é óbvio em todos os aspectos? E ainda assim eles fazem. O fato de Satanás resistir não é surpreendente – tal é o seu nome: "O Inimigo da Verdade e da Bondade". Ele vê claramente que Deus existe, que Deus o julgará e o condenará, que a morte para ele já está preparada, mas é desafiadora, e não por causa de nada além do mau e, conseqüentemente, para maior ruína para si mesmo. Os incrédulos não estão sendo controlados por esse espírito de luta contra Deus? Pelo menos de acordo com o entendimento que temos sobre a alma e suas operações, a incredulidade, dada a obviedade dos fundamentos da fé, é tão inexplicável quanto a escravidão do pecador ao pecado depois de ter visto claramente que o pecado o está destruindo.

E aqui está outra contradição. Somente os incrédulos e amantes das paixões negam a existência de Satanás e espíritos imundos. Aqueles que deveriam tê-los defendido, acima de tudo, renunciam totalmente a eles. Esse ensinamento não vem deles? Aqueles que são das trevas amam as trevas, ensinam as pessoas a dizer que eles não existem, e que a vida moral toma forma por si mesma, sem suas armadilhas e enganos.

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário