segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

31ª Segunda-feira depois de Pentecostes – Modo 4

31ª Segunda-feira depois de Pentecostes – Modo 5
09 de Janeiro de 2012 (CC) / 27 de Dezembro de 2011 (CE)
Pós-festa do Natal
S. Estêvão, arquidiácono, protomártir († 37); S. Teodoro, o Grapto, mon. († 844).


Hebreus 11:17-23, 27-31

     17 Pela fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito aquele que recebera as promessas,    18 e a quem se havia dito: Em Isaque será chamada a tua descendência,    19 julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou.    20 Pela fé Isaque abençoou Jacó e a Esaú, no tocante às coisas futuras.    21 Pela fé Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou, inclinado sobre a extremidade do seu bordão.    22 Pela fé José, estando próximo o seu fim, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.    23 Pela fé Moisés, logo ao nascer, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram que o menino era formoso; e não temeram o decreto do rei.    27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível.    28 Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse.    29 Pela fé os israelitas atravessaram o Mar Vermelho, como por terra seca; e tentando isso os egípcios, foram afogados.    30 Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias.    31 Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os desobedientes, tendo acolhido em paz os espias.   

Marcos 10:46-52

     46 Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu.    47 Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!    48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim.    49 Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.    50 Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus.    51 Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja.    52 Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho.


COMEMORAÇÃO DE SANTO ESTÊVÃO

Santo Estêvão é o primeiro mártir do Cristianismo e também um dos sete primeiros diáconos da igreja, logo após a morte e Ressurreição de Jesus, pregando os ensinamentos de Cristo e convertendo tanto judeus como gentios. Por ser o mais velho dos Sete Diáconos, Santo Estêvão também é chamado de Arquidiácono. Estêvão era um judeu helenista, ou seja, nasceu fora das fronteiras de Israel e fora educado segundo a cultura grega. O seu nome vem do grego Στέφανος (Stephanós), o qual se traduz para aramaico como Kelil, significando coroa - e Santo Estêvão é, de resto, representado com a coroa de martírio da cristandade, recordando assim o facto de se tratar do primeiro cristão a morrer pela sua fé - o protomártir.

Estevão foi detido pelas autoridades judaicas, levado diante do Sinédrio (a suprema assembleia de Jerusalém), onde foi condenado por blasfémia, sendo sentenciado a ser apedrejado (Atos, 8). Entre os presentes na execução, estava Paulo de Tarso, o futuro São Paulo, ainda durante os seus dias de perseguidor de cristãos.

Durante os primeiros século do cristianismo, o túmulo de Estêvão achou-se perdido, até que em 415 um padre, de nome Luciano, teve uma revelação em sonho acerca do local da tumba do mártir. Fora-lhe revelado que suas relíquias se achavam em Caphar Gamala, um povoado a alguns quilômetros a Norte de Jerusalém.

Gregório de Tours afirmou mais tarde que foi por intercessão de Santo Estêvão, que um oratório a ele dedicado, na cidade de Metz, onde se guardavam relíquias do santo, foi o único local da cidade que escapou ao incêndio que os Hunos lhe deitaram, no dia de Páscoa de 451.

Tropárion de Santo Estevão - Modo 4

A tua fronte foi coroada por um diadema real,
Por causa do combate que empreendeste por Cristo,
Ó Santo Estevão, protagonista do exército dos mártires.
Tu repreendeste os Judeus pela sua loucura
E viste o teu Salvador à direita do Pai.
Roga-Lhe, incessantemente, pela salvação das nossas almas.

Kondakion - Modo 3

Ontem, o Mestre assumiu a nossa carne e se tornou o nosso convidado,
Hoje, Seu servo o glorioso Protomártir Estêvão
É apedrejado até a morte e deixa sua carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário