sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

31ª Sexta-feira depois de Pentecostes – Modo 5

31ª Sexta-feira depois de Pentecostes – Modo 5
13 de Janeiro de 2012 (CC) / 31 de Dezembro de 2011 (CE)
Conclusão da Festa do Natal
S. Melânia, romana (†410).


Tiago 2:1-13

     1 Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.    2 Porque, se entrar na vossa reunião algum homem com anel de ouro no dedo e com traje esplêndido, e entrar também algum pobre com traje sórdido.    3 e atentardes para o que vem com traje esplêndido e lhe disserdes: Senta-te aqui num lugar de honra; e disserdes ao pobre: Fica em pé, ou senta-te abaixo do escabelo dos meus pés,    4 não fazeis, porventura, distinção entre vós mesmos e não vos tornais juízes movidos de maus pensamentos?    5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?    6 Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não são os ricos os que vos oprimem e os que vos arrastam aos tribunais?    7 Não blasfemam eles o bom nome pelo qual sois chamados?    8 Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem.    9 Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo por isso condenados pela lei como transgressores.    10 Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.    11 Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.    12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade.    13 Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo.   

Marcos 12:1-12

     1 Então começou Jesus a falar-lhes por parábolas. Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou um lagar, e edificou uma torre; depois arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país.    2 No tempo próprio, enviou um servo aos lavradores para que deles recebesse do fruto da vinha.    3 Mas estes, apoderando-se dele, o espancaram e o mandaram embora de mãos vazias.    4 E tornou a enviar-lhes outro servo; e a este feriram na cabeça e o ultrajaram.    5 Então enviou ainda outro, e a este mataram; e a outros muitos, dos quais a uns espancaram e a outros mataram.    6 Ora, tinha ele ainda um, o seu filho amado; a este lhes enviou por último, dizendo: A meu filho terão respeito.    7 Mas aqueles lavradores disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e a herança será nossa.    8 E, agarrando-o, o mataram, e o lançaram fora da vinha.    9 Que fará, pois, o senhor da vinha? Virá e destruirá os lavradores, e dará a vinha a outros.    10 Nunca lestes esta escritura: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular;    11 pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?    12 Procuravam então prendê-lo, mas temeram a multidão, pois perceberam que contra eles proferira essa parábola; e, deixando-o, se retiraram.   


CIRCUNCISÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

VÉSPERAS

Gênesis 17:1-7, 9-12, 14

     1 Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;    2 e firmarei o meu pacto contigo, e sobremaneira te multiplicarei.    3 Ao que Abrão se prostrou com o rosto em terra, e Deus falou-lhe, dizendo:    4 Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações;    5 não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto;    6 far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;    7 estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendência depois de ti.    9 Disse mais Deus a Abraão: Ora, quanto a ti, guardarás o meu pacto, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.    10 Este é o meu pacto, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: todo varão dentre vugar para aquele que me    11 Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio; e isto será por sinal de pacto entre mim e vós.    12 Â idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem.    14 Mas o incircunciso, que não se circuncidar na carne do prepúcio, essa alma será extirpada do seu povo; violou o meu pacto.   

Provérbios 8:22-30

     22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.    23 Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra.    24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d`água.    25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci,    26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.    27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo,    28 quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo,    29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra,    30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;   

Provérbios 10:31-11:12

     31 A boca do justo produz sabedoria; porém a língua perversa será desarraigada.    32 Os lábios do justo sabem o que agrada; porém a boca dos ímpios fala perversidades.    1 A balança enganosa é abominação para o Senhor; mas o peso justo é o seu prazer.    2 Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria.    3 A integridade dos retos os guia; porém a perversidade dos desleais os destrói.    4 De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte.    5 A justiça dos perfeitos endireita o seu caminho; mas o ímpio cai pela sua impiedade.    6 A justiça dos retos os livra; mas os traiçoeiros são apanhados nas, suas próprias cobiças.    7 Morrendo o ímpio, perece a sua esperança; e a expectativa da iniqüidade.    8 O justo é libertado da angústia; e o ímpio fica em seu lugar.    9 O hipócrita com a boca arruína o seu proximo; mas os justos são libertados pelo conhecimento.    10 Quando os justos prosperam, exulta a cidade; e quando perecem os ímpios, há júbilo.    11 Pela bênção dos retos se exalta a cidade; mas pela boca dos ímpios é derrubada.    12 Quem despreza o seu próximo é falto de senso; mas o homem de entendimento se cala.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário