segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

32ª Segunda-feira depois de Pentecostes – Modo 6

32ª Segunda-feira depois de Pentecostes – Modo 6
16 de Janeiro de 2012 (CC) / 03 de Janeiro (CE)
S. Malaquias, profeta (séc. V a.C).


Tiago 2:14-26

     14 Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?    15 Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano.    16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?    17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.    18 Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.    19 Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o creem, e estremecem.    20 Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril?    21 Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque?    22 Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada;    23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus.    24 Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.    25 E de igual modo não foi a meretriz Raabe também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho?    26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.   

Marcos 9:42-50

     42 Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e que fosse lançado no mar.    43 E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.    44 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.]    45 Ou, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o; melhor é entrares coxo na vida, do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno.    46 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.]    47 Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno.    48 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.    49 Porque cada um será salgado com fogo.    50 Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos, e guardai a paz uns com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário