domingo, 22 de janeiro de 2012

32º Domingo depois de Pentecostes – Modo 7

32º Domingo depois de Pentecostes – Modo 7
22 de Janeiro de 2012 (CC) / 09 de Janeiro (CE)
Domingo depois da Teofania
S. Polieuto, mártir († c. 250).


MATINAS (X)

João 21:1-14

     1 Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se deste modo:    2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.    3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe: Nós também vamos contigo. Saíram e entraram no barco; e naquela noite nada apanharam.    4 Mas ao romper da manhã, Jesus se apresentou na praia; todavia os discípulos não sabiam que era ele.    5 Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, não tendes nada que comer? Responderam-lhe: Não.    6 Disse-lhes ele: Lançai a rede à direita do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam puxar por causa da grande quantidade de peixes.    7 Então aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: Senhor. Quando, pois, Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica, porque estava despido, e lançou-se ao mar;    8 mas os outros discípulos vieram no barquinho, puxando a rede com os peixes, porque não estavam distantes da terra senão cerca de duzentos côvados.    9 Ora, ao saltarem em terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima delas, e pão.    10 Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que agora apanhastes.    11 Entrou Simão Pedro no barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede.    12 Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.    13 Chegou Jesus, tomou o pão e deu-lho, e semelhantemente o peixe.    14 Foi esta a terceira vez que Jesus se manifestou aos seus discípulos, depois de ter ressurgido dentre os mortos.   


LITURGIA

Efésios 4:7-13

     7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.    8 Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.    9 Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra?    10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.    11 E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,    12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;    13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;   

Mateus 4:12-17

     12 Ora, ouvindo Jesus que João fora entregue, retirou-se para a Galileia;    13 e, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulom e Naftali;    14 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías:    15 A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galileia dos gentios,    16 o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou.    17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário