sábado, 28 de janeiro de 2012

33º Sábado depois de Pentecostes – Modo 7

33º Sábado depois de Pentecostes – Modo 7
28 de Janeiro de 2012 (CC) / 15 de Janeiro (CE)
S. Paulo de Tebe, eremita (c. séc. IV) S. João Calibita (séc. V).


1 Tessalonicenses 5:14-23

14 Exortamo-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.    15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos.    16 Regozijai-vos sempre.    17 Orai sem cessar.    18 Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.    19 Não extingais o Espírito;    20 não desprezeis as profecias,    21 mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom;    22 Abstende-vos de toda espécie de mal.    23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.   

Lucas 17:3-10

3 Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe.    4 Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás.    5 Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.    6 Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.    7 Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, ao voltar ele do campo: chega-te já, e reclina-te à mesa?    8 Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que eu tenha comido e bebido, e depois comerás tu e beberás?    9 Porventura agradecerá ao servo, porque este fez o que lhe foi mandado?    10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer.

COMENTÁRIO

A Igreja é a família de Deus. Todos os que fomos batizados em Cristo somos um só Corpo e participantes de um único e mesmo Corpo de Cristo. Todos – sem exceção – somos os irmãos. A Hierarquia não é uma classe senhorial, uma casta ou coisa semelhante. Os Hierarcas são irmãos mais velhos aos quais o Pai confiou o cuidado dos outros irmãos; assim, lhes devemos honra e respeito pela vocação que lhes fora designada. Este sentimento de pertença, de identidade comum e de verdadeiros laços fraternos, vem desaparecendo das consciências, tanto do povo como da hierarquia, os quais - pela falta de vigilância – vêm se deixando moldar pelo mundo que cada vez mais assume a configuração de uma sociedade fragmentária, individualista e competitiva. Assim, pecamos contra o Grande Mandamento deixado pelo Senhor Jesus Cristo: “Amai-vos uns aos outros assim como Eu vos amei”.

Padre Mateus (Antonio Eça)


ORAÇÃO

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso suprassubstancial nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário