segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Domingo depois do Natal

30º Domingo depois de Pentecostes – Modo 5
08 de Janeiro de 2012 (CC) / 26 de Dezembro de 2011 (CE)
Sinaxe da Santíssima Mãe de Deus,
Domingo depois do Natal;
S. José, o justo, esposo de Maria; S. Rei Davi e S. Tiago, "irmão" do Senhor).


MATINAS (VIII)

João 20:11-18

     11 Maria, porém, estava em pé, diante do sepulcro, a chorar. Enquanto chorava, abaixou-se a olhar para dentro do sepulcro,    12 e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.    13 E perguntaram-lhe eles: Mulher, por que choras? Respondeu- lhes: Porque tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.    14 Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé, mas não sabia que era Jesus.    15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.    16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre.    17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.    18 E foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi o Senhor! - e que ele lhe dissera estas coisas.   


LITURGIA

Gálatas 1:11-19

     11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens;    12 porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo.    13 Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava,    14 e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.    15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,    16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,    17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.    18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias.    19 Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.   

Mateus 2:13-23

     13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.    14 Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.    15 e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho.    16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos.    17 Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias:    18 Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem.    19 Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito,    20 dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino.    21 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel.    22 Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia,    23 e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário