S. Profeta Samuel (Séc. VI a.C)
Samuel
nasceu na Palestina , época em que o sumo sacerdote era Eli, muitos séculos
antes de Jesus Cristo. Ainda pequenino, foi por seus pais apresentado ao Sumo
Sacerdote Elí para que o consagrasse a Deus e ao seu serviço, no Tabernáculo,
onde estava a Arca da Aliança. Samuel, à medida que ia crescendo nos anos,
crescia também na bondade e na obediência, estando sempre pronto a servir.
Vivia com Eli e dormia junto ao Tabernáculo, e em tudo era diligente e a todos
servia de exemplo. Certa noite, durante o sono, ouviu uma voz que por três
vezes, espaçadamente, o chamava: «Samuel! Samuel!» Obediente como sempre, por
três se levantou e foi falar com o Sumo Sacerdote Elí dizendo-lhe. «Eis-me
aqui, estou às tuas ordens!» Eli, reconhecendo que era o Senhor que o chamava,
disse-lhe: «Se novamente escutares o chamado, responda assim: ‘Fala ó Senhor,
que teu servo escuta!’» De fato, pouco mais tarde fez-se ouvir novamente o
mesmo chamado de antes. Desta vez Samuel respondeu prontamente: «Fala ó Senhor,
que teu servo escuta!» E, de fato, o Senhor lhe falou revelando segredos de
grande importância sobre o sumo sacerdote e sua família. Na manhã seguinte,
questionado por Eli sobre o que havia acontecido, falou-lhe sobre o que o
Senhor lhe tinha revelado, o que se verificou pouco tempo depois.
Tendo
morrido Eli, o povo elegeu Samuel para sucedê-lo no cargo sacerdotal, embora
não descendesse da linha genealógica de Arão, tornando-se, assim, Sacerdote,
Profeta e Juiz Supremo de Israel. Obediente ao chamado divino foi o último dos
juízes e o primeiro dos profetas, um homem de profunda piedade e discernimento
espiritual que se dedicava totalmente à realização dos propósitos de Deus para
o bem de Israel. Sob o seu comando, o povo hebreu recuperou a arca e algumas
cidades perdidas, vivendo um longo período de paz e tranquilidade.
Ao
que parece, foi o primeiro a estabelecer uma instituição para o preparo dos
jovens que desejavam abraçar a vocação profética. Viu-se na contingência de
guiar a Israel em algumas das mais profundas crises de sua história; no
desempenho de suas funções quase alcança a estatura de Moisés. Deus nunca
pretendeu que Israel tivesse outro rei além d’Ele, mas o povo observar outros
povos e a desejarem um rei. Podemos afirmar que a vida do povo de Deus pode ser
resultado de sua vontade diretiva ou permissiva, isso vai depender da escolha;
ele foi comissionado para ungir a Saul, o primeiro rei, e a Davi, o maior dos
reis de Israel.
Samuel
significa literalmente: «Seu nome é Deus», ou, «Nome de Deus». Seu significado
contextual significa: «Pedido de Deus» ou «do Senhor o pedi».
2 Coríntios 12:20-13:2
Porque
receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de
vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras,
porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; que, quando for outra vez, o
meu Deus me humilhe para convosco, e chore por muitos daqueles que dantes
pecaram, e não se arrependeram da imundícia, e prostituição, e desonestidade
que cometeram. É esta a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou
três testemunhas será confirmada toda a palavra. Já anteriormente o disse, e
segunda vez o digo como quando estava presente; mas agora, estando ausente, o
escrevo aos que antes pecaram e a todos os mais, que, se outra vez for, não
lhes perdoarei...
Marcos 4:24-34
24
Também lhes disse: Atendei ao que ouvis. Com a medida com que medis vos medirão
a vós, e ainda se vos acrescentará. 25
Pois ao que tem, ser-lhe-á dado; e ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á
tirado. 26 Disse também: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse
semente à terra, 27 e dormisse e se levantasse de noite e de dia, e a semente
brotasse e crescesse, sem ele saber como. 28 A terra por si mesma produz fruto,
primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga. 29 Mas
assim que o fruto amadurecer, logo lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.
30 Disse ainda: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o
representaremos? 31 É como um grão de
mostarda que, quando se semeia, é a menor de todas as sementes que há na
terra; 32, mas, tendo sido semeado,
cresce e faz-se a maior de todas as hortaliças e cria grandes ramos, de tal
modo que as aves do céu podem aninhar-se à sua sombra. 33 E com muitas
parábolas tais lhes dirigia a palavra, conforme podiam compreender. 34 E sem
parábola não lhes falava; mas em particular explicava tudo a seus discípulos.
COMENTÁRIO
A
prudência e a vigilância dos lábios são sempre muito enfatizadas por Cristo.
Devemos ter muito cuidado quando desqualificarmos alguém para que – uma vez
submetidos às mesmas circunstâncias e realidades da pessoa que julgamos – não
sejamos também reprovados. Assim, no Juízo, se a nossa palavra foi temperada
pela misericórdia, também alcançaremos misericórdia, mas se nossa palavra foi
dura e impiedosa, assim também seremos tratados.
As
realidades da Graça de Deus nos corações humanos são impenetráveis e
insondáveis pelos olhos humanos. Como uma semente que cresce por si só e como
um grão de mostarda - que é a menor das sementes, mas gera a maior das
hortaliças nas quais os passarinhos da terra se aninham – assim, também, não
temos ideia do que pode acontecer a um coração obscurecido, se nas suas trevas
resplandecer a Luz que vem dos Céus, por mais pálido e frágil que seja o raio a
lhe penetrar a alma.
Lembremos
que todo dom perfeito vem do Alto. Portanto, toda a virtude que em nós
espontaneamente existe, só existe de forma natural porque recebemos de Deus tal
graça. Se nos mostrarmos dignos da graça recebida, dela receberemos medida
ainda mais abundante, caso contrário, até a que recebemos naturalmente, nos
será tirada. Cultivemos, portanto, diligentemente, a caridade e a humildade, a
fim de possamos ser achados perfeitos em Cristo.
Padre Mateus (Antonio Eça)
ORAÇÃO
Senhor e Mestre da minha vida, afasta
de mim o espírito de preguiça, de ociosidade, de desejo de poder e de
palavreado vão! Mas, concede a mim, Teu servo um espírito de pureza, de
humildade, de paciência e de caridade. Sim, Senhor e Rei, concede-me que eu
veja as minhas próprias faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu És bendito
pelos séculos dos séculos. Amém.
Oração de São Éfrem,
o Sírio.
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