sexta-feira, 5 de setembro de 2014

13ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

05 de Setembro de 2014 (CC) / 23 de Agosto (CE)
Conclusão (Apodosis) da Festa da Dormição da Santíssima Mãe de Deus. 
S. Mártir Lupus (306), servo de S. Demetrius de Tessalônica;
Hieromártir Irineu, bispo de Lyon (202 ?) 
S. Kallinikos, Patriarca de Constantinopla (693-705)



Troparion da Dormição
Em tua maternidade conservaste a virgindade
E em tua dormição não abandonaste o mundo, ó Mãe de Deus.
Foste levada para a vida sendo a Mãe da Vida,
E por tuas orações resgatas nossas almas da morte.


Kondáquion da Dormição – Modo 2
Nem o túmulo nem a morte prevaleceram sobre a Mãe de Deus,
que, sem cessar, reza por nós e permanece firme esperança de intercessão.
Com efeito, aquele que habitou um seio sempre virgem
assumiu para a vida aquela que é a Mãe da Vida.


HIEROMARTE IRINEU, BISPO DE LYON


O Hieromártir Irineu, bispo de Lyon, nasceu no ano 130, na cidade de Esmirna (Ásia Menor). Lá recebeu a melhor educação, estudando poética, filosofia, retórica, e o resto das ciências clássicas consideradas necessárias para um jovem da época.

Seu guia nas verdades da fé cristã fora São Policarpo de Esmirna (23 de fevereiro), que era um discípulo do apóstolo João, o Teólogo. São Policarpo batizou o jovem Irineu, e mais tarde ao ordená-lo presbítero o enviou para uma cidade na Gália, chamada Lugdunum (nos dias atuais Lyon, na França), onde serviu sob bispo Pothinus.

Uma missão fora logo confiada a Santo Irineu: entregar uma carta dos confessores de Lugdunum ao santo bispo Eleutério de Roma (177-190). Porém, enquanto Irineu estava ausente, todos os que eram conhecidos como cristãos foram lançados na prisão. Após a morte por martírio do bispo Pothinus, Santo Irineu foi escolhido um ano mais tarde (em 178), como bispo de Lugdunum. Por esta época, São Gregório de Tours (17 de Novembro), escreveu a respeito de Irineu:

“Por sua pregação, Lugdunum se transformou numa cidade totalmente cristã!"

Quando a perseguição contra os cristãos se acalmou, o santo expôs os ensinamentos ortodoxos da fé em uma de suas obras fundamentais, sob o título “Detecção e Refutação da Pretensa, Porém, Falsa Gnose”, também conhecida como “Contra as Heresias (Adversus Haereses), uma obra escrita em cinco livros combatendo os ensinamentos do gnosticismo, o qual negava a impossibilidade de Deus se fazer carne e uma série de outras doutrinas errôneas a respeito da Divindade e de Sua revelação. Em “Contra as Heresias” Santo Irineu combate o gnosticismo, mas também todas as outras heresias de sua época. Assim, esta obra é importante não só do lado teológico, mas ainda do lado histórico, pois documentou e nos apresentou um quadro vivo das batalhas e lutas de então. O texto original grego de “Contra as Heresias” foi perdido, mas as traduções latina, armênia e siríaca foram preservadas.

Em seu combate ao gnosticismo, Santo Irineu mostrava que a Encarnação do Verbo era a base do processo da theósis (no qual Deus possibilita ao homem participar de Sua Natureza Divina). Magistralmente afirmava Santo Irineu que “Deus Se fez carne para que o homem se tornasse deus (João 10:34; 17:19-21; 2 Ped. 1:3,4). É também Santo Irineu o primeiro a identificar Maria como a “Segunda Eva”, a Mãe da verdadeira raça humana, ou seja aquela que gerou o “Segundo Adão”, possibilitando assim, aos filhos do Primeiro Adão, o acesso à Árvore da Vida que fora plantada por Deus no seu ventre materno. É também, Santo Irineu, um dos primeiros escritores cristãos a lançar mão da doutrina da Sucessão Apostólica como base de autoridade do ensino da verdadeira Fé.

Santo Irineu também exerceu uma influência benéfica em uma disputa sobre a celebração da Páscoa. Na Igreja da Ásia Menor, havia uma velha tradição de celebrar a Santa Páscoa no décimo quarto dia do mês de Nisan, independentemente de qual dia da semana ele se desse. O bispo de Roma Victor (190-202) queria impor à força uma uniformidade na data da celebração, e suas duras exigências fomentou uma cisma. Em nome dos cristãos da Gália, Santo Irineu escreveu ao bispo Victor e outros, instando-os a fazer as pazes.

Após este incidente, Santo Irineu se perde de vista, e nem sabemos o ano exato de sua morte. São Gregório de Tours, em sua Historia Francorum, sugere que Santo Irineu foi decapitado pela espada por sua confissão de fé no ano 202, durante o reinado de Severo.

O Apóstolo e Evangelista João, o Teólogo, São Policarpo de Esmirna e Santo Irineu de Lyon são três elos de uma cadeia contínua da graça da Sucessão Apostólica, que remonta ao Pastor Original, nosso Senhor Jesus Cristo.

Troparion - Modo 4
Compartilhando os caminhos dos Apóstolos,
deles herdaste seus tronos.
Pela prática da virtude, encontraste o caminho para a contemplação de Deus,
ó, tu, Divinamente inspirado;
Ensinando a Palavra da Verdade, sem erro,
Defendeste a fé, mesmo com o derramamento do teu sangue.
Hieromártir Ireneu de Lyon, suplica a Cristo Deus, que salve nossas almas.




2 Coríntios 11:5-21

5 Ora, julgo que em nada tenho sido inferior aos mais excelentes apóstolos. 6 Pois ainda que seja rude na palavra, não o sou contudo na ciência; antes, por todos os modos, isto vos temos demonstrado em tudo. 7 Pequei porventura, humilhando-me a mim mesmo, para que vós fôsseis exaltados, porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus? 8 Outras igrejas despojei, recebendo delas salário, para vos servir; 9 e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado; porque os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei, e ainda me guardarei, de vos ser pesado. 10 Como a verdade de Cristo está em mim, não me será tirada glória nas regiões da Acaia. 11 Por que? Será porque não vos amo? Deus o sabe. 12 Ora, o que faço e ainda farei, é para cortar ocasião aos que buscam ocasião; a fim de que, naquilo em que se gloriam, sejam achados assim como nós. 13 Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. 16 Outra vez digo: ninguém me julgue insensato; mas se assim pensais, recebei-me como insensato mesmo, para que eu também me glorie um pouco. 17 O que digo, não o digo segundo o Senhor, mas como por insensatez, nesta confiança de gloriar-me. 18 Desde que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. 19 Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos.    20 Pois se alguém vos escraviza, se alguém vos devora, se alguém vos defrauda, se alguém se ensoberbece, se alguém vos fere no rosto, vós o suportais. 21 Falo com vergonha, como se nós fôssemos fracos; mas naquilo em que alguém se faz ousado, com insensatez falo, também eu sou ousado.  

Marcos 4:1-9

1 Outra vez começou a ensinar à beira do mar. E reuniu-se a ele tão grande multidão que ele entrou num barco e sentou-se nele, sobre o mar; e todo o povo estava em terra junto do mar. 2 Então lhes ensinava muitas coisas por parábolas, e lhes dizia no seu ensino: 3 Ouvi: Eis que o semeador saiu a semear; 4 e aconteceu que, quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5 Outra caiu no solo pedregoso, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; 6 mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7 E outra caiu entre espinhos; e cresceram os espinhos, e a sufocaram; e não deu fruto. 8 Mas outras caíram em boa terra e, vingando e crescendo, davam fruto; e um grão produzia trinta, outro sessenta, e outro cem. 9 E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.  


COMENTÁRIO

Não devemos contemplar miragens e muito menos abrigar fantasias em nossos corações. A palavra semeada por Cristo não frutifica em todos os corações humanos, ao contrário, segundo o ensino da Parábola do Semeador, apenas ¼ vingou e ¾ se perderam. No entanto, Sua Palavra a todos chama e a todos procura fecundar. A razão pela qual o fruto nasce ou se perde é uma só: a capacidade de morrer para si.

A semente que é comida pelos pássaros só pode por eles ser furtadas porque o agricultor não a plantou, sequer lançou mão delas. São os que ouvem a Palavra, mas estão muito atentos para as outras coisas; então vem o diabo e lhes roubas a semente.

A que frutifica sem raízes profundas e logo se murcham com o calor, são os que acolhem a Palavra na perspectiva de angariar bem-estar terreno - satisfação corporal e psicológica - e, quando estas lhes faltam, desanimam e morrem.

A sufocada pelos espinhos são aqueles que se ocupam além da medida com sua sobrevivência, que estão muito ocupados com coisas “concretas e práticas” para se preocuparem com abstrações e palavras filosóficas, não permitindo com esta atitude - que a semente cresça e frutifique – posto que não a regam e dela não cuidam.

Porém o solo frutífero é o que a acolhe e dela cuida, apesar de suas limitações (um grão produzindo trinta, o outro sessenta). Não são perfeitos, mas são frutíferos. Outros, zelam de tal maneira, que conseguem superar suas naturais limitações e produzem cem por um. Quem tem ouvidos, ouça.

Padre Mateus (Antonio Eça)


ORAÇÃO

Dá ouvidos, SENHOR, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes. Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas. Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome. Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus. Ensina-me, SENHOR, o Teu caminho, e andarei na Tua verdade; une o meu coração ao temor do Teu Nome. Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o Teu Nome para sempre. Pois grande é a Tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo. Volta-te para mim, e tem misericórdia de mim; dá a Tua fortaleza ao Teu servo, e salva este Teu filho que as Tuas mãos plasmou.

Salmo 85(86): 6-13,16

Nenhum comentário:

Postar um comentário