29º Domingo Depois de Pentecostes
Vésperas da Pré-Natividade
Ss. Profeta Daniel; 3 Jovens Ananias, Azarias e Misael († séc. a.C. VI)
e Dionísio de Zante, Confessor.
Jejum da Natividade (Peixe, Azeite e Vinho é permitidos)
4º Modo
Vésperas da Pré-Natividade
Ss. Profeta Daniel; 3 Jovens Ananias, Azarias e Misael († séc. a.C. VI)
e Dionísio de Zante, Confessor.
Jejum da Natividade (Peixe, Azeite e Vinho é permitidos)
4º Modo
Daniel, Ananias, Azarias e Mizael eram da tribo real de Judá.
Quando Nabucodonosor destruiu e saqueou Jerusalém, Daniel, ainda menino, foi levado como escravo em conjunto com o rei judeu Jehoiachim e inúmeros outros israelitas. O relato de sua vida, sofrimentos e profecias podem ser encontrados em detalhes em seu livro. Totalmente dedicado a Deus, São Daniel, já em sua juventude, recebera de Deus o dom de possuir grande discernimento. Sua fama entre os judeus na Babilônia começou quando ele denunciou dois anciãos lascivos e injustos juízes judeus, e salvou a casta Susana de uma morte injusta. Mas sua fama entre os babilônios começara a partir do dia em que decifrou e interpretou o sonho do rei Nabucodonosor. Por isso, o rei fizera dele um príncipe em sua corte.
Quando o rei estabeleceu um ídolo de ouro na planície de Dura, os três jovens (Ananias, Azarias e Mizael) se recusaram a adorá-lo, e por isso foram lançados em uma fornalha ardente. Mas um anjo de Deus apareceu no forno e arrefeceu o fogo para que as crianças caminhassem ao redor do forno ilesos, cantando:
"Bendito És Tu, Senhor, Deus de nossos pais (Daniel 3:26).
O rei vira esse milagre e ficara impressionado. Ele, então, trouxe as crianças para fora do forno e concedeu-lhes grandes honras.
No tempo do rei Belsazar, quando o rei estava comendo e bebendo com seus convidados em um banquete de vasos consagrados retirado do Templo de Jerusalém, uma mão invisível escreveu três palavras na parede:
"Mene, Tekel, UFARSlM" (Daniel 5: 25-28).
Ninguém fora capaz de interpretar essas palavras, exceto Daniel. Naquela noite, o rei Belsazar morreu. Daniel foi duas vezes jogado na cova dos leões por causa de sua fé no único Deus vivo, e ambas as vezes o Senhor o salvou e ele permaneceu vivo.
Daniel viu a Deus em um trono com as hostes celestiais; viu anjos; discerniu o futuro de certas pessoas, dos reinos, e de toda a raça humana; e profetizou o tempo da vinda do Salvador na Terra. De acordo com a São Cirilo de Alexandria, Daniel e os três Jovens viveram até a velhice na Babilônia e foram decapitados por causa da verdadeira fé.
Quando Ananias fora decapitado, Azarias estendeu seu manto e pegou sua cabeça; após isso, Misael pegou a cabeça de Azarias e Daniel pegou a cabeça de Misael. Um anjo de Deus, trouxera seus corpos para a Judéia, para o Monte Gebal, e os colocara sob uma rocha. Segundo a Tradição, estes quatro, por terem sido agradáveis a Deus, ressuscitaram por ocasião da morte de Cristo, o Senhor, apareceram a muitos e, novamente, adormeceram.
Daniel é contado entre os quatro grandes profetas (Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel). Ele viveu e profetizou por volta do ano 500 antes de Cristo.
LITURGIA
Hebreus 9:8-10, 15- 23
Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo, que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço; consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção. E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue; porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes.
Marcos 10:2-12
E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher? Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés? E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.
Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo, que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço; consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção. E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue; porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes.
Marcos 10:2-12
E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher? Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés? E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.
REFLEXÃO
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