A aldeia desconhecida de Mutalaska, na província da Capadócia, tornou-se famosa por este grande luminar da Igreja Ortodoxa. Savas nasceu lá de seus pais João e Sophia. Com a idade de oito anos, deixou a casa de seus pais e foi tonsurado monge em uma comunidade monástica nas proximidades chamadoa de Flaviano. Depois de dez anos, mudou-se para os mosteiros da Palestina e o Mosteiro de São Eutímio o Grande (20 de janeiro) e Theoctistus, fora o lugar onde permanecera mais tempo.
O clarividente Euthymius profetizou que Sava se tornaria um monge famoso e um professor de monges e que ele iria estabelecer uma lavra (caverna) maior que todas as lavras da época. Após a morte de Eutímio, Sava se retirou para o deserto, onde viveu por cinco anos como eremita numa caverna a ele mostrada por um anjo de Deus. Depois, quando ele tinha sido aperfeiçoado na vida monástica, começou pela providência divina a reunir em torno dele muitos que estavam desejosos da vida espiritual. Em breve, um número tão grande que se reunira, que Sava teve que construir uma igreja e muitas células. Alguns armênios também vieram até ele, e para os tais forneceu uma caverna onde eles seriam capazes de celebrar serviços na língua armênia.
Quando seu pai morreu, sua mãe idosa, Sophia, veio a ele, e ele a tonsurou, tornando-a uma monja. Ele deu-lhe uma célula localizada a uma distância de seu mosteiro, onde ela viveu uma vida de ascetismo até sua morte.
Este santo padre sofreu muitas agressões de todos os lados: dos que estavam perto dele, dos hereges e dos demônios. Mas triunfou sobre todos: às pessoas próximas a ele, pela bondade e indulgência; aos hereges, por sua confissão inabalável da Fé Ortodoxa; aos demônios, pelo sinal da cruz e pedindo a Deus por ajuda. Ele tinha particularmente uma grande luta com os demônios no Monte Castellium, onde estabeleceu seu segundo mosteiro. Ao todo, Sava estabeleceu sete mosteiros.
Savas e Teodósio, o Grande, seu vizinho, são considerados os maiores luzeiros e pilares da Ortodoxia no Oriente. Eles corrigiram Imperadores e Patriarcas em matéria de Fé, e para todos serviram como um exemplo de humildade e do santo poder de Deus em operar milagres. Depois de uma vida penosa e muito proveitosa, São Sava entrou no descanso, no ano 532, com a idade de noventa e quatro anos. Entre suas muitas obras maravilhosas que deixou, está a compilação da ordem de serviços para uso em mosteiros, agora conhecido como o Typicon de Jerusalém.
Tito 1:5-2:1
Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra. ¶ Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
Lucas 21:28-33
Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão. Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.
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REFLEXÃO
A Epístola de Mathetes a Diogneto é provavelmente o exemplo mais antigo de apologética cristã, textos defendendo o Cristianismo de seus acusadores. O autor e o destinatário, gregos, não são conhecidos, mas a linguagem e outras evidências textuais colocam a obra no final do século II d.C. Alguns assumem uma data ainda mais antiga e contam a epístola entre os Padres Apostólicos. No entanto, o Autor na epístola faz menção a certo "Diognetus" que fora um tutor do Imperador Romano Marco Aurélio, que o admirava por não ser supersticioso e pelos sólidos conselhos educacionais (Meditações 1.6). Mas, existem eruditos que preferem entender que o destinatário seja o 'excelentíssimo Diognetus', Cláudio Diogenes, que era procurador de Alexandria na virada do século II para o III d.C1.
Porque não foi uma invenção terrena, como disse o apóstolo, o que lhes fora confiado, nem se preocupam de preservar em detalhes nenhum sistema passageiro, nem lhes foi confiado a dispensação de mistérios humanos, mas verdadeiramente o Criador Todo-Poderoso do universo. O Deus invisível fez descer dos céus e fixou a sua Verdade e seu Verbo Santo e incompreensível entre os homens, e o santo ensinamento que ultrapassa a imaginação dos homens e a fixou firmemente em seus corações. Não como alguém poderia pensar, enviando um servo, ou anjo, governante, ou algum dos que presidem as coisas terrenas, ou um encarregado das dispensações do céu, mas ao próprio Artífice e Criador do universo, por Quem Ele fez os céus, e por Quem Ele conteve o mar dentro de seus limites, e do qual todos os elementos guardam fielmente os seus mistérios.
Também o sol observa o curso estabelecido, e a lua obedece quando a manda iluminar à noite, a quem as estrelas acompanham o percurso que a lua faz, e pelo qual todas as coisas foram ordenadas, estabelecidas, e submetidas: os céus e o que lá existe, a terra e as coisas que nela existem, o mar e o que ele contém, o fogo, o ar, o abismo, e os seres das alturas, das profundezas, e os do espaço intermediário. Deus enviou tudo isto para eles
Será que enviou tudo isso para demonstrar seu poder, para inspirar temor ou terror? De forma alguma. Mas em mansidão e humildade é que foi enviado (o Verbo). Como um rei envia seu filho que também é rei. Ele o enviou como enviando a Deus. O enviou como um homem entre os homens, enviou-lhe como Salvador, usando a persuasão, e não a força, porque a violência não é atributo de Deus. Enviou como quem convida, e não como quem persegue. Enviou como quem ama, e não para nos julgar. Ele o enviará no dia do juízo, mas, então, quem suportará a Sua Presença?...
Assim, tendo preparado tudo em Si mesmo juntamente com Seu Filho, até pouco tempo permitiu que nos deixássemos levar a nosso capricho por nossos impulsos desordenados, arrastados pelos prazeres e concupiscências. Não é que tivesse qualquer complacência em nossos pecados, mas usava de paciência conosco. Nem que aprovava aquele tempo de iniquidade, mas estava preparando o atual tempo de justiça, para que, estando convictos por nossas próprias obras de que éramos indignos da vida, agora fôssemos feitos dignos dela pela bondade de Deus; e tendo ficado claro que nós por nós mesmos não podíamos entrar no Reino de Deus, agora nos seja concedido a capacidade de entrar pelo poder do próprio Deus... Ele mesmo entregou Seu Próprio Filho como resgate por nós, o Santo pelo transgressor, o Inocente pelo mau, o Justo pelos injustos, o Incorruptível pelo corruptível, o Imortal pelo mortal.
Portanto, que outra coisa poderia cobrir nossos pecados, além de Sua justiça? Em quem poderíamos nós, maus e ímpios, ser justificados, a não ser somente no Filho de Deus? Ó doce intercâmbio! Ó obra insondável! Ó benefícios inesperados! A iniquidade de muitos ficou sepultada em um só Justo, e a justiça de um bastou para justificar a muitos injustos.
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