domingo, 7 de dezembro de 2014

26º Domingo Depois de Pentecostes

07 de Dezembro de 2014 (CC) 24 de Novembro (CE)
Pós-festa da Apresentação da Theotokos no Templo
Ss. Clemente, papa de Roma († 100) 
e Pedro, Patriarca de Alexandria († 312), hieromártires; 
Jejum da Natividade (Peixe é permitido)


São Clemente
É Santo Irineu quem nos conta que, na Cátedra de Roma, o terceiro sucessor se chamava Clemente. São Clemente I (também conhecido como Clemente Romano) ocupou o Trono da Sé de Roma entre os anos de 88 a 97. Nascido em Roma, de família hebraica, foi o sucessor de Anacleto I (ou Cleto) e autor da Epístola de Clemente Romano (segundo Clemente de Alexandria e Orígenes), o primeiro documento de literatura cristã, endereçada à Igreja de Corinto. Discípulo de São Pedro, após eleito restabeleceu o uso da Crisma, seguindo o rito de São Pedro e iniciou o uso da palavra Amém nas cerimônias religiosas. É conhecido pela carta que escreveu para atender a um pedido da comunidade de Corinto, na qual rezava uma convincente censura à decadência daquela igreja, devida, sobretudo, às lutas e invejas internas entre os fiéis (consta que os presbíteros mais jovens teriam usurpado as prerrogativas dos mais velhos), estabelecia normas precisas referentes à ordem eclesiástica hierárquica (bispos, presbíteros, diáconos). O tempo em que São Clemente esteve à frente da Igreja de Roma (92-102) foi marcado por uma relativa paz e tolerância por parte dos imperadores Vespasiano e Tito. 
Tropárion dos Santos Clemente e Pedro  Modo IV
Ó Deus de nossos pais,/ que sempre nos trata conforme a Tua mansidão/ não nos prives de Tua misericórdia,/ mas através de suas súplicas/ conduza em paz as nossas vidas.

Kontakion dos Hieromártires Modo II
Ó Divinas e irremovíveis torres da Igreja,/ pilares piedosos da piedade verdadeiramente vigorosa,/ mui louváveis Clemente e Pedro; por suas súplicas preserva-nos a todos.

MATINAS

Lucas 24:1-12

1 E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. 2 E acharam a pedra revolvida do sepulcro. 3 E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. 4 E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. 5 E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? 6 Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, 7 Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. 8 E lembraram-se das suas palavras. 9 E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos. 11 E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram. 12 Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.


LITURGIA

Efésios 5:8-19

8 Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9 (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); 10 Aprovando o que é agradável ao Senhor. 11 E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. 12 Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. 13 Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. 14 Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. 15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. 17 Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. 18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;


Lucas 13:10-17


10 ¶ E ensinava no sábado, numa das sinagogas. 11 E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. 12 E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. 13 E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. 14 E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. 15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? 16 E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? 17 E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele. 18 ¶ E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? 19 É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu. 20 E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus? 21 É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou.





HOMILIAS

“O Senhor Repreendeu Àqueles que Injustamente O Acusavam de Curar em Sábado”

O Senhor atuou em defesa de sua descendência (a Igreja), a libertou do cativeiro e a chamou para a salvação, como deixou claro na mulher curada, dizendo àqueles que não tinham uma fé semelhante à de Abraão: Hipócritas! Acaso algum de vós não desata o seu boi ou o seu asno no dia de sábado e o leva para beber? E a esta filha de Abraão, a quem satanás manteve atada durante 18 anos, não era conveniente libertá-la de suas amarras no sábado?


Fica, portanto, claro que ele libertou e devolveu à vida àqueles que criam com uma fé semelhante à de Abraão, e nada fez contra a lei ao curá-la em sábado. Na realidade a lei não proibia curar aos seres humanos, pois até podia circuncidá-los nesse dia; ainda mais: ordenava aos sacerdotes realizar nesse dia seu ministério, e nem sequer proibia que se curasse aos animais.


A piscina de Siloé com frequência curou em sábado, e por isso muitos enfermos se sentavam na sua borda. Entretanto, a lei sabática mandava abster-se de todo labor servil; ou seja, de todo trabalho que cultiva negócio e possui desejo de lucro, ou por outro fim terreno. Mas exortava a realizar as obras da alma, que se realizam pelo pensamento ou os conselhos para ajudar o próximo. Por isso o Senhor repreendeu aqueles que injustamente o acusavam de curar em sábado. Desta forma não rompia, mas cumpria a lei, agindo como sumo sacerdote que em favor dos seres humanos torna propício a Deus, limpando os leprosos, curando os enfermos e dando a sua vida a fim de que o homem exilado escape da condenação e sem temor regresse para a sua herança.



Santo Irineu, bispo (séc. II)



Cristo É o Grão Que Dissipou as Trevas e Renovou a Igreja

Existe algo maior que o Reino dos Céus e menor que um grão de mostarda? Como Cristo pode comparar a imensidade do Reino dos Céus com esta pequeníssima semente tão fácil de medir? Mas se examinamos bem as propriedades do grão de mostarda, concluiremos que a comparação é perfeita e muito apropriada.


O que é o Reino dos Céus a não ser Cristo em pessoa? De fato, Cristo diz referindo-se a si mesmo: Pois o Reino de Deus está dentro de vós. E existe algo maior que Cristo segundo a sua divindade, a tal ponto que ouvimos o profeta dizer: Ele é o nosso Deus e não existe nenhum outro: investigou o caminho do saber e se deu ao seu filho Jacó, ao seu amado Israel. Depois apareceu no mundo e viveu entre os homens?


Mas, da mesma forma, existe algo menor que Cristo segundo a economia da encarnação, que se fez inferior aos anjos e aos homens? Escuta a Davi explicar em que se fez menor que os anjos: O que é o homem para que te recordes dele, o ser humano, para dar-lhe poder? O fizeste pouco abaixo dos anjos. E que Davi disse isto de Cristo, Paulo o interpreta para ti quando diz: Ao que Deus fez pouco abaixo dos anjos, a Jesus, o vemos agora coroado de honra e glória por sua paixão e morte.


Como se fez ao mesmo tempo Reino dos Céus e grão? Como pode ser o mesmo o pequeno e o grande? Porque, em virtude de sua imensa misericórdia para com a sua criatura, colocou-se a serviço de todos a fim de ganhar a todos. Por sua própria natureza era Deus, o é e será, e se fez homem pela nossa salvação. Ó grão por quem foi feito o mundo, por quem foram dissipadas as trevas e renovada a Igreja! Este grão, suspenso na cruz, teve tal eficácia que, mesmo estando cravado, somente com sua palavra raptou o ladrão do madeiro e o transladou às delícias do paraíso; este grão, ferido pela lança no seu lado, destilou para os sedentos uma bebida de imortalidade; este grão de mostarda, descido do madeiro e depositado no horto, cobriu toda a terra com os seus ramos; este grão, depositado no horto, plantou suas raízes até o inferno, e, tomando consigo as almas que ali jaziam, em três dias as levou para o céu.


Portanto, o Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e o semeou em seu horto. Semeia este grão de mostarda no horto de tua alma. Se tiveres este grão de mostarda no horto de tua alma, o profeta também dirá a ti: Serás um horto bem regado, um manancial de águas cuja veia nunca seca.

E se quiséssemos discutir mais a fundo este tema, descobriríamos que a parábola compete ao próprio Salvador. De fato, ele é o pequeno em aparência, de uma breve vida neste mundo, porém grande no céu. Ele é o Filho do homem e Deus, porque é Filho de Deus; supera toda medida; é eterno, invisível, celestial, que é comido unicamente pelos crentes; foi triturado e depois de sua paixão se tornou tão branco como o leite; este é mais alto que todas as hortaliças; ele é o invisível Verbo do Pai; este é quem os pássaros do céu, ou seja, os profetas, os apóstolos e quantos foram chamados podem abrigar-se; este é quem, com o seu próprio calor, cura os males de nossa alma; debaixo desta árvore somos cobertos de orvalho e protegidos dos ardores deste mundo; este é aquele que ao morrer foi semeado na terra e ali frutificou; e ao terceiro dia ressuscitou aos santos tirando-os do sepulcro; este é o que por sua ressurreição apareceu como o maior de todos os profetas; este é o que conserva todas as coisas mediante o Sopro que procede do Pai; este é o que semeado na terra cresceu para o céu, o que semeado em seu próprio campo, ou seja, no mundo, ofereceu ao Pai todos quantos criam nele.

Ó semente de vida semeada na terra por Deus Pai! Ó gérmen de imortalidade que reconcilias com Deus aos mesmos que tu alimentas! Diverte-te sob esta árvore e dança com os anjos, glorificando ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.”



São João Crisóstomo, 
Patriarca de Constantinopla (séc. V)




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