quinta-feira, 10 de novembro de 2022

22ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

10 de Novembro de 2022 (CC) / 28 de Outubro (CE)
Santa Mártir Parasceva; Ss. Mártires Terêncio, sua esposa Neolina e seus filhos;  
Estêvão, o poeta do Mosteiro de São Saba; Arsênio, Arcebispo da Sérvia;  
Jó, Higúmeno de Pochaev, 

Tom 4

A Santa Mártir Parasceva
Ela nasceu na cidade de Iconium, filha de pais ricos e amorosos por Cristo. Depois da morte de seus pais, a donzela Parasceva começou a distribuir suas posses aos pobres e aos menos afortunados, tudo em Nome de Cristo, o Senhor. Quando uma perseguição começou sob Diocleciano, Parasceva foi provada ante o Governador daquela terra. Quando o Governador perguntou seu nome, Parasceva respondeu que se chamava cristã. Ele a repreendeu por não lhe dizer seu nome usual e Parasceva disse-lhe:
"Primeiro, eu tive que dizer-te meu nome na vida eterna, e então meu nome nesta vida temporal."
Depois de açoitá-la, o Governador lançou Parasceva na prisão, onde um anjo de Deus lhe apareceu, a curou de seus ferimentos e a consolou. Pela oração, Parasceva destruiu todos os ídolos no templo pagão. Depois de duras e duras torturas, Parasceva foi decapitada e tomou sua morada na vida eterna.

Tropárion da Grande Mártir Parasceva, Tom 4: Ó toda-sábia e louvável Parasceva, mártir de Cristo, / tendo recebido o poder masculino e deixado de lado a sua fraqueza feminina, / venceste o diabo e envergonhaste o tirano, clamando e dizendo: / "Venham, cortem meu corpo em pedaços com vossas espadas / e me queimem com fogo; / pois, regozijando-me, irei a Cristo meu Esposo!” // Por suas súplicas, Ó Cristo Deus, salva nossas almas.

Kondákion, Tom 3: Levando teu santo e imaculado tormento a Cristo, o Noivo imortal, como um dote, /  alegraste o coro dos anjos / e venceste as ciladas dos demônios. Por isto, nós com fé te honramos, // ó Mártir sofredora Parasceva. 

Os Santos Mártires Terêncio, Neonila e Seus Filhos

Os mártires Terêncio, Neonila e seus filhos: Sarbélio, Fócio, Teódulo, Hieráx, Nita, Vele e Eunice padeceram seus martírios durante a perseguição do Cristianismo sob o Imperador Décio (249-250). 
Eles zelosamente confessaram Cristo e denunciaram a idolatria, por isso os pagãos submeteram toda a família a terríveis torturas e tormentos, mas não conseguiram levá-los a renunciar a verdadeira fé. 
Assim, os santos mártires foram decapitados, e receberam as coroas de martírio. 
Tropárion dos Mártires Terêncio, Sua Esposa Neonilla e Filhos, Tom 4: Em seus sofrimentos, Ó Senhor,/ Teus mártires receberam coroas imperecíveis de Ti, nosso Deus; / pois, possuídos de Teu poder, / aniquilaram seus algozes e esmagaram a débil audácia dos demônios. almas. // Por suas súplicas, salva, Ó Senhor, as nossas almas. 

Kondákion dos mártires, Tom 4: Hoje honramos as memórias dos mártires, Terêncio, o Sábio e sua Companheira, / que a todos trazem o júbilo; / portanto, acolhamos a cura, / pois, eles receberam do Espírito Santo, // a graça de curar as enfermidades e as dores de nossas almas.   



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Colossenses 4:2-9

Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; para que o manifeste, como me convém falar. Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. Tíquico, irmão amado e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos fará saber o meu estado; o qual vos enviei para o mesmo fim, para que saiba do vosso estado e console os vossos corações; juntamente com Onésimo, amado e fiel irmão, que é dos vossos; eles vos farão saber tudo o que por aqui se passa.

Lucas 11:14-23

E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão. Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios. E outros, tentando-o, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu. E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Eles, pois, serão os vossos juízes. Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


"Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha".

Quando um homem forte armado guarda o seu palácio, os seus bens estão em paz; mas quando um mais forte do que ele vem sobre ele e o vence, tira dele toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Esta alegoria explica como o poder demoníaco sobre as almas é destruído pelo Senhor. Quando uma alma está em pecado, o espírito maligno a possui, embora nem sempre o demonstre claramente. O espírito maligno é mais forte que a alma; por isso não teme uma insurreição da alma, domina-a e tiraniza-a sem resistência. Mas quando o Senhor vem a uma alma, atraído pela fé e arrependimento, Ele rompe todas as amarras de satanás, expulsa o demônio e o priva de todo poder sobre a alma dessa pessoa. E enquanto esta alma servir ao Senhor, os demônios não podem prevalecer sobre ela, pois a alma é fortalecida pelo Senhor, mais forte do que eles.

Quando a alma dá um passo em falso e se afasta do Senhor, o demônio novamente a ataca e vence, e para a alma, coitadinha, o último estado é pior do que antes. Esta é uma ordem universal e invisível de fenômenos no mundo espiritual. Se apenas os olhos de nossa mente se abrissem, veríamos uma batalha mundial de espíritos com almas: primeiro um lado, depois o outro lado vence, dependendo se a alma se comunica com o Senhor pela fé, arrependimento e zelo por boas obras, ou se afasta d'Ele por descuido, falta de preocupação e frieza para com o bem.

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário