quarta-feira, 16 de novembro de 2022

23ª Quarta-feira Depois de Pentecostes


16 de Novembro de 2022 (CC) / 03 de Novembro (CE)
Ss mártires Aképsimos, bispo; José, Presbítero e Aítalas, Diácono da Pérsia († 378);
Jejum (Pães, vegetais e frutas)
Tom 5

 

Santo Aképsimos era bispo, José era sacerdote e Aítalas diácono. Os três confessaram sua fé em Cristo, enfrentando o martírio na época do imperador Sapor II da Pérsia.  Aképsimos morreu sendo cruel e violentamente golpeado. José também foi submetido a torturas e morreu martirizado. Aítalas foi espancado e pendurado de cabeça para baixo até que deu o seu último suspiro no ano 330 da Era Cristã. O sangue e sacrifícios dos santos nos recordam as palavras do livro do Apocalipse:  

«Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores» (Ap. 16:6). 
Que estes santos Mártires intercedam por nós ante o Senhor, protetor e criador de todas as coisas. Amém!


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Tessalonicenses 2:1-8

Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã; mas, mesmo depois de termos antes padecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o Evangelho de Deus com grande combate. Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência; mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha; e não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como Apóstolos de Cristo, ser-vos pesados; antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos. Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.

Lucas 11:42-46

Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras. Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! que sois como as sepulturas que não aparecem, e os homens que sobre elas andam não o sabem. E, respondendo um dos doutores da lei, disse-lhe: Mestre, quando dizes isso, também nos afrontas a nós. E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


O Senhor repreende Seus contemporâneos dizendo que eles passam por cima do julgamento e do amor de Deus. O ressecamento da justiça e do amor é a raiz de toda desarmonia, tanto na sociedade, quanto em cada pessoa. Vem da predominância do amor-próprio ou do egoísmo.

Quando o egoísmo entra no coração, uma horda inteira de paixões se multiplica. Ela mesma ataca a justiça e o amor, que exigem abnegação; enquanto as paixões geradas a partir desta horda, afugentam todas as outras virtudes. E a pessoa torna-se, pela disposição de seu coração, inadequada para qualquer coisa que seja verdadeiramente boa. Ela ainda pode dar o dízimo da hortelã e da arruda e todo tipo de ervas, mas não tem coragem de fazer nada mais substancial. Isso não significa que seu comportamento externo seja impróprio. Não, em todos os aspectos é adornado com decência, apenas por dentro ele é como uma sepultura que não aparece, e os homens que andam sobre ela não o percebem.

O início da autocorreção é o início do aparecimento do altruísmo no coração, após o qual a justiça e o amor são restaurados. Então, uma após a outra, todas as outras virtudes começam a ganhar vida. Então a pessoa se torna nobre aos olhos de Deus por causa da disposição de seu coração, embora por fora possa às vezes parecer pouco atraente para outras pessoas. Mas o julgamento do homem não é uma coisa importante, desde que o julgamento de Deus não seja contra nós.

São Teófano, o recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário