segunda-feira, 14 de novembro de 2022

23ª Segunda-feira depois de Pentecostes

14 de Novembro de 2022 (CC) / 01 de Novembro (CE)
Ss. Mártires Cosme e Damião da Mesopotâmia (Médicos Caridosos e Milagrosos),
e sua Mãe Teodota (início do séc. IV)
Tom 5


Os santos taumaturgos e anárgiros (caridosos) Cosme e Damião da Mesopotâmia nasceram na Ásia Menor. Seu pai, que era pagão, morreu enquanto eles ainda eram crianças, e sua mãe, Teodota, os criou na fé cristã. Seguindo o exemplo de vida de sua mãe e em imitação a Nosso Senhor, os gêmeos tornaram-se homens justos e virtuosos. Ao alcançarem a idade a adulta, aprenderam medicina e as artes da cura e, por sua virtude, receberam do Espírito Santo o dom de curar as enfermidades do corpo e da alma através de sua oração. Por amor a Deus e ao próximo eles jamais cobraram por seus serviços, seguindo estritamente o mandamento de Nosso Senhor Jesus Cristo: «Recebestes de graça, de graça dai!» (Mt. 10:8). Eles tratavam até mesmo os animais. A fama dos Santos Cosme e Damião se espalhou por toda a região da Mesopotâmia, e o povo apelidou os irmãos de médicos anárgiros, ou seja, «aqueles que não recebem dinheiro». 
Num certo dia os santos foram chamados para atender uma senhora acometida de uma doença incurável, de nome Paládia, a quem todos os médicos recusaram-se a tratar. Pela fé, oração e pelos santos dons dos irmãos, o Senhor curou a doença de Paládia, que logo em seguida levantou-se de seu leito, com perfeita saúde, para agradecer a Deus. Desejando recompensar seus médicos de algum modo, em um gesto de gratidão a idosa senhora foi conversar com Damião, e lhe presenteou com três ovos, dizendo: 
«Aceite este pequeno presente em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo». 
Ao ouvir o nome da Santíssima Trindade, o santo médico não ousou recusar o presente. No entanto, quando Cosme soube o que acontecera, entristeceu-se, pois cria que seu irmão havia quebrado seu voto de caridade. Após certo tempo, chegou a hora de São Cosme repousar no Senhor. Em seu leito de morte, ele declarou que não gostaria de ser enterrado ao lado de seu irmão. Alguns meses depois, São Damião também veio a falecer. Todos os seus amigos e parentes ficaram preocupados, pois não sabiam onde deveriam enterrar São Damião. Porém, pela vontade de Deus, um anjo apareceu aos presentes, dizendo que não deveria haver dúvidas se os irmãos deveriam ser enterrados lado a lado, pois São Damião aceitara o presente da velha senhora não como pagamento, mas em respeito ao Nome de Deus e em caridade, para não humilhar a nobre senhora. E assim, os gêmeos foram enterrados lado a lado, em Theremam, Mesopotâmia, atual Síria, no ano de 303 a.D.
Comemoração dos Santos Cosme e Damião 
Tropárion dos Santos Cosme e Damião, Tom 8: Ó Santos caridosos e milagrosos Cosme e Damião, curai-nos de nossas enfermidades. // Concedei-nos gratuitamente, aquilo que de graça recebestes. 
Kondákion dos Santos Cosme e Damião, Tom 2: Tendo recebido o dom das curas, / concedei saúde aos necessitados, ó divinos e milagrosos médicos. / E por vossa visitação derrubai a audácia do inimigo, // curando com vossos milagres o mundo.
Leituras Bíblicas
1 Coríntios 12:27-13:8
Mateus 10:1,5-8 

 

Oração Antes de Ler as Escrituras  
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Tessalonicenses 1:1-5

1 Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 2 Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, 3 Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, 4 Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; 5 Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.

Lucas 11:29-33

E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer: Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas; porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração. A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas. E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


“A Luz Que Ilumina A Todo Homem”

A lâmpada colocada sobre o candeeiro, da qual fala a Escritura, é Nosso Senhor Jesus Cristo, luz verdadeira do Pai, que vindo a este mundo ilumina a todo homem. Ao assumir a nossa carne o Senhor se transformou em lâmpada, e por isto é chamado “luz”, ou seja, Sabedoria e Palavra do Pai e de sua mesma natureza. Como tal é proclamado na Igreja pela fé e pela piedade dos fiéis.

Glorificado e manifestado diante das nações por sua vida santa e pela observância dos mandamentos, ilumina a todos os que estão na casa – ou seja, neste mundo –, assim como o afirma em certo lugar esta mesma Palavra de Deus: Não se acende uma lâmpada para colocar debaixo de uma vasilha, mas para colocá-la no candeeiro, para que ilumine a todos da casa. Claramente denomina-se a si mesmo “lâmpada”, porém, sendo Deus por natureza, quis tornar-se homem por uma condescendência de seu amor.

Segundo meu parecer, também o grande Davi se refere a isto quando, falando do Senhor, diz: A tua palavra é lâmpada para os meus passos e luz em meu caminho. Com razão, portanto, a Escritura chama “lâmpada” ao nosso Deus e Salvador, visto que ele nos liberta das trevas da ignorância e do mal.

Na realidade, ele, assim como uma lâmpada ao dissipar a obscuridade de nossa ignorância e as trevas de nosso pecado, veio a ser como um caminho de salvação para todos os homens: com a força que comunica e com o conhecimento que concede, o Senhor conduz para o Pai aqueles que com ele querem avançar pelo caminho da justiça e seguir a senda dos preceitos divinos. E quanto ao candeeiro, deve-se dizer que significa a santa Igreja, a qual, com a sua pregação, faz que a palavra luminosa de Deus brilhe e ilumine aos homens do mundo inteiro, como se fossem os moradores da casa, e sejam levados deste modo ao conhecimento de Deus com o esplendor da verdade.

A Palavra de Deus não pode, de modo algum, ficar oculta debaixo de uma vasilha; ao contrário, deve ser colocada no mais alto da Igreja, como o melhor dos seus ornamentos. Se a palavra ficasse dissimulada sob a letra da lei, como debaixo de uma vasilha, deixaria de iluminar aos homens com a sua luz eterna. Escondida sob a vasilha, a palavra já não seria fonte de contemplação espiritual para aqueles que desejam livrar-se da sedução dos sentidos, que, com o seu engano, nos inclinam para captar somente as coisas efêmeras e materiais; posta, porém, sobre o candeeiro da Igreja, ou seja, interpretada pelo culto em espírito e verdade, a Palavra de Deus ilumina a todos os homens.

Na verdade a letra, se não se interpreta segundo seu sentido espiritual, não tem mais valor que o sensível e está limitada ao que significam materialmente as suas palavras, sem que a alma chegue a compreender o sentido do que está escrito.

Não coloquemos, portanto, sob a vasilha, com nossos pensamentos racionais, a lâmpada acesa – a saber, a palavra que ilumina a inteligência –, para que não possam culpar-nos de ter colocado sob a materialidade da letra a força incompreensível da sabedoria; a coloquemos, antes, sobre o candeeiro – ou seja, sobre a interpretação que lhe dá a Igreja –, no mais elevado da genuína contemplação; assim iluminará a todos os homens com os fulgores da revelação divina.”

São Máximo Confessor (séc. VII)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário