quinta-feira, 17 de novembro de 2022

23ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

 
17 de Novembro de 2022 (CC) / 04 de Novembro (CE)
Ss. Joanício, o Grande mártir, mon. de Olimpo (†846);
Mártires Nicandio, bispo de Myra e Hérmio Presbítero.
Tom 5



São Joanício, que viveu desregradamente em seu tempo de juventude, alcançou, mais tarde, pela penitência, tal grau de santidade, que foi chamado "o Grande", sendo venerado como um dos mais ilustres monges de sua época. Era natural de Bitínia e, desde muito pequeno, ocupava-se do ofício de pastor. Aos dezenove anos entrou para a guarda militar de Constantino Copronymus. Deixando-se levar pela tendência da época, o futuro santo chegou a dar seu apoio aos perseguidores das imagens sagradas (iconoclastas), mas foi afastado do erro e de sua vida dissoluta e reconduzido à luz da verdade por um santo monge, passando a viver uma vida verdadeiramente exemplar durante seis anos. Com a idade de quarenta anos ele deixou o exército e se retirou para o Monte Olimpo, na Bitínia. Ali foi instruído nos rudimentos da vida monástica, aprendeu a ler, a orar, memorizou o Saltério, exercitando-se na disciplina própria do seu novo estado. O santo chamava este processo de «maturação do coração».Mais tarde, retirou-se para a vida eremítica e chegou a ficar famoso por seus dons de profecia e milagres, bem como por sua prudência na direção das almas.  

Numa certa ocasião, por suas orações devolveu a liberdade a um grupo de homens que haviam se tornado prisioneiro dos búlgaros. Outro prodígio a ele atribuído foi a expulsão de um espírito maligno que atormentava São Daniel de Tasión. São Joanício ingressou mais tarde no monastério de Eraste, localizado próximo a Brusa, onde defendeu zelosamente a Ortodoxia contra o Imperador Leão V e outros iconoclastas. Aí permaneceu em estreita relação com os conhecidos santos Teodoro, o Estudita, e Metódio de Constantinopla. Este último, aconselhado por São Joanício, acalmou alguns de seus discípulos que, tomados por um excessivo zelo, exigiam que fossem invalidadas as ordens conferidas por bispos iconoclastas. Joanício disse a Metódio: 
"São nossos irmãos que caíram no erro. Trate-os como tais enquanto persistem em suas falhas, porém, devolva-lhes suas antigas dignidades tão logo se arrependam, a não ser que se trate, claramente, de hereges ou perseguidores da fé".  

São Joanício enfrentou com grande coragem o Imperador Teófilo que, além de proibir as sagradas imagens, havia decretado que os santos não fossem venerados como tais. Joanício profetizou a restauração da presença das imagens nas igrejas, o que se cumpriu no reinado de Teodora, viúva do Imperador, ela que jamais havia traído a Ortodoxia. Um dos discípulos que Joanício teve em sua velhice foi Santo Eutímio, de Tessalônica. 

Depois de muitos anos desfrutando de elevada reputação como o mais distinto asceta e profeta de seu tempo, retirou-se a um eremitério onde morreu aos noventa e dois anos de idade, tendo testemunhado por duas vezes o triunfo da Ortodoxia sobre a heresia iconoclasta que ele mesmo havia aderido em sua juventude, e à qual se opôs vigorosamente depois.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

† † †

1 Tessalonicenses 2:9-14

Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus. Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes. Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos e testemunhávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos; para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória. Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes. Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles.

Lucas 11:47-12:1

Ai de vós que edificais os sepulcros dos profetas, e vossos pais os mataram. Bem testificais, pois, que consentis nas obras de vossos pais; porque eles os mataram, e vós edificais os seus sepulcros. Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros; para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado; desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração. Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam. E, dizendo-lhes ele isto, começaram os escribas e os fariseus a apertá-lo fortemente, e a fazê-lo falar acerca de muitas coisas, armando-lhe ciladas, e procurando apanhar da sua boca alguma coisa para o acusarem. Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES

"Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia". A característica distintiva da hipocrisia é fazer tudo para se exibir. Fazer coisas onde os outros podem ver ainda não é hipocrisia porque uma grande parte de nossas ações exigidas deve ser feita para as pessoas e, consequentemente, no meio delas e à vista delas. E embora aqueles que conseguem fazer tudo secretamente façam melhor, nem sempre é possível; é por isso que não se pode culpar imediatamente aqueles que agem à vista dos outros com desejo de ostentação ou exibição. Eles podem ter um desejo sincero de fazer o bem, enquanto mostrar aos outros é um acompanhamento necessário para ações feitas externamente.

A hipocrisia começa no momento em que surge a intenção de não fazer o bem, mas apenas de se mostrar fazendo o bem. E isso nem sempre é uma ofensa, porque pode haver um ataque momentâneo de maus pensamentos que são imediatamente notados e expulsos. Mas quando alguém tem em mente fazer uma reputação para si mesmo como um benfeitor, já existe hipocrisia, que entra profundamente no coração. Quando um objetivo oculto de aproveitar os benefícios de tal reputação é adicionado a isso, então a hipocrisia está em pleno vigor. Todos, vejam o que o Senhor exige quando ordena que tomem cuidado com o fermento dos fariseus. Faça o bem de acordo com o desejo de fazer o bem aos outros, de acordo com a consciência de que a vontade de Deus é para isso, para a glória de Deus. Mas não se preocupe com as pessoas olhando para ele - e você evitará a hipocrisia.

ORAÇÃO

Inclina, Senhor, os teus ouvidos e atende-me, porque sou pobre e miserável. Protege minha alma, pois te sou fiel; salva este Teu servo que em Ti confia. Tu És meu Deus; tende compaixão de mim, Senhor, pois a Ti eu clamo sem cessar. Alegra o coração de Teu servo, porque é para Ti, Senhor, que eu elevo minha alma. Porquanto Tu És, Senhor, clemente e bom, cheio de misericórdia para quantos Te invocam. Escuta, Senhor, a minha oração; atende à minha suplicante voz.
Salmo 85:1-6

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário