terça-feira, 29 de novembro de 2022

25ª Terça-feira Depois de Pentecostes

29 de Novembro de 2022 (CC) / 16 de Novembro (CE)
São Mateus, Apóstolo e Evangelista (séc. I)
Jejum da Natividade: Azeite é permitido
Tom 7 


O Santo Apóstolo e Evangelista Mateus, também chamado de Levi (Mc 2: 14; Lc. 5: 27); era um dos Doze Apóstolo (Mc. 3:18; Lc. 6: 45; Atos 1:13) e irmão do Apóstolo Tiago, filho de Alfeu (Mc. 2:14). Ele era um publicano, ou seja, um coletor de impostos de Roma, na época em que os judeus estavam sob o domínio do Império Romano. Mateus morava na cidade de Cafarnaum [Cafarnum], na Galileia. Ao ouvir a voz de Jesus Cristo: "Vem, segue-me" (Mt 9,9), abandonou seus deveres e seguiu o Salvador. Cristo e os Seus discípulos não recusaram o convite de Mateus e visitaram a sua casa, onde partilharam a mesa com os amigos e conhecidos do publicano - os quais, tal qual o anfitrião, eram publicanos e notórios pecadores. Este evento incomodou extremamente os fariseus e escribas ["knizhniki", lit. "escribas", ou seja, "acadêmicos"].
Os publicanos, ao cobrar impostos de seus conterrâneos, faziam isso com grande lucro para si próprios. Normalmente eram pessoas gananciosas e cruéis. Os judeus os consideravam perniciosos e traidores de seu país e religião. A palavra "publicano" conotava para os judeus o sentido de "pecador público", "corrupto", "adorador de ídolos". Até mesmo falar com um coletor de impostos era considerado um pecado, e se associar a um era contaminação. Mas os mestres judeus não foram capazes de compreender que o Senhor "não viera para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento" (Mt. 9: 13). 
Mateus, reconhecendo sua pecaminosidade, e, junto aos outros apóstolos, seguiu a Cristo. Ele era atento às instruções do Divino Mestre, viu Seus inúmeros milagres, acompanhou os outros 11 Apóstolos pregando em suas pregações às "ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mt 10: 6); foi testemunha do sofrimento, morte e ressurreição do Salvador, e de Sua gloriosa ascensão ao céu. 
Tendo recebido os dons da graça do Espírito Santo, que desceu sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes, o Apóstolo Mateus durante os primeiros 8 anos pregou na Palestina. E antes de partir para pregar o Evangelho em terras longínquas, a pedido dos judeus que permaneceram em Jerusalém, o santo Apóstolo Mateus o seu Evangelho, testemunhando a vida terrena do Deus-homem e Salvador do mundo, Jesus Cristo, e Seu ensino. 
Na ordem dos livros do Novo Testamento, o Evangelho de Mateus vem em primeiro lugar. A Palestina é considerada o lugar de escrita do Evangelho. O Evangelho foi escrito por São Mateus no ano 42 ((DC - "Anno Domini" ou "Ano do Senhor", ou seja, após o nascimento de Cristo), em aramaico, e então traduzido para o grego. O texto original não sobreviveu para nós, mas muitas das peculiaridades linguísticas e histórico-culturais da tradução grega o fazem lembrar. 
O Apóstolo Mateus pregou entre pessoas que tinham expectativas religiosas bastante certas sobre o Messias. Seu Evangelho se manifesta como uma prova vívida de que Jesus Cristo - é o verdadeiro Messias, predito pelos profetas, e que outro não haveria (Mt. 11: 3). As pregações e ações do Salvador são apresentadas pelo evangelista em três divisões, constituindo três aspectos do serviço ao Messias: como Profeta e Legislador (Cap. 5-7), Senhor sobre o mundo visível e invisível (Cap. . 8-25), e finalmente como Sumo Sacerdote oferecido como Sacrifício pelos pecados de toda a humanidade (Cap. 26-27). O conteúdo teológico do Evangelho, além dos temas cristológicos, inclui também o ensino sobre o Reino de Deus e sobre a Igreja, que o Senhor apresenta em parábolas sobre a preparação interior para entrar no Reino (cap. 5-7), sobre a dignidade dos servidores da Igreja no mundo (cap. 10-11), sobre os sinais do Reino e seu crescimento nas almas dos homens (cap. 13), sobre a humildade e simplicidade dos herdeiros do Reino (Mt. 18: 1-35; 19: 13-30; 20: 1-16; 25-27; 23: 1-28), e sobre as revelações escatológicas do Reino na Segunda Vinda de Cristo no espiritual diário vida da Igreja (cap. 24-25). O Reino dos Céus e a Igreja estão intimamente interligados na experiência espiritual do Cristianismo: a Igreja é a personificação histórica do Reino dos Céus no mundo, e o Reino dos Céus é a Igreja de Cristo em sua perfeição escatológica (Mt . 16: 18-19; 28: 18-20). 
O Santo Apóstolo circulou com as "boas novas" [euangelia em grego ou evangelium em latim - o significado da palavra "evangelho"] para a Síria, Média, Pérsia, Pártia, e terminou sua obra de pregação na Etiópia com um mártir morte. Esta terra era habitada por tribos de canibais com costumes e crenças primitivas. O santo apóstolo Mateus, por sua pregação ali, converteu alguns dos adoradores de ídolos à fé em Cristo. Ele fundou a Igreja e construiu um templo na cidade de Mirmena, estabelecendo ali como bispo a Platão, que era seu discípulo e cooperador. 
Quando o santo apóstolo implorava fervorosamente a Deus pela conversão dos etíopes, durante o tempo de oração o próprio Senhor apareceu a ele na forma de um jovem e, dando-lhe um cajado, ordenou-lhe que o colocasse de pé às portas de a Igreja. O Senhor disse que desse cajado nasceria uma árvore e ela daria frutos, e de suas raízes sairia um riacho de água. E ao se lavar na água e comer da fruta, os etíopes perderam seus caminhos selvagens e se tornaram gentis e bons. 
Quando o santo apóstolo carregou o cajado para a igreja, no caminho encontrou-o com a esposa e o filho do governante da terra, Fulvian, que estava afligido por espíritos imundos. Pelo Nome de Cristo, o santo apóstolo os curou. Este milagre converteu ao Senhor um bom número de pagãos. Mas o governante não queria que seus súditos se tornassem cristãos e parassem de adorar os deuses pagãos. Ele acusou o apóstolo de feitiçaria e deu ordens para executá-lo. Eles colocaram a cabeça de São Mateus para baixo, amontoaram galhos e os acenderam. Quando a fogueira se acendeu, todos viram que o fogo não fazia mal a São Mateus. Em seguida, Fulvian deu ordens para adicionar mais lenha ao fogo, e frenético com ousadia, ele ordenou que se colocassem 12 ídolos em volta da fogueira. Mas as chamas se espalharam para os ídolos e alcançaram até mesmo Fulvian. O assustado etíope voltou-se para o santo com um pedido de misericórdia e, pela oração do mártir, a chama apagou-se. O corpo do santo apóstolo permaneceu ileso e ele expirou para o Senhor (+ 60). 
O governante Fulvian se arrependeu profundamente de seu feito, mas ainda tinha dúvidas. Por ordem dele, eles colocaram o corpo de São Mateus em um caixão de ferro e o jogaram no mar. Ao fazer isso, Fulvian disse que se o Deus de Mateus preservasse o corpo do apóstolo na água, como Ele o preservou no fogo, então esta seria a razão apropriada para adorar este Deus Único e Verdadeiro. 
Naquela noite, o Apóstolo Mateus apareceu ao Bispo Platon em uma visão de sonho e ordenou-lhe que fosse com o clero até a costa do mar e encontrasse seu corpo lá. Junto com o bispo em seu caminho para a costa do mar foi o Justo Fulvian e sua comitiva. O caixão carregado pelas ondas foi com honra levado para a igreja construída pelo apóstolo. Então Fulvian implorou perdão ao santo apóstolo Mateus, após o que o bispo Platon o batizou, dando-lhe o nome de Mateus em obediência a uma ordem de Deus. Logo São Fulviano-Mateus abdicou de seu governo e se tornou um presbítero. Após a morte do Bispo Platon, o Apóstolo Mateus apareceu a ele e o exortou a chefiar a Igreja Etíope. Tendo se tornado um bispo, São Mateus-Fulvian labutou muito na pregação da Palavra de Deus, continuando com a obra de seu santo padroeiro celestial.  

COMEMORAÇÃO DE SÃO MATEUS

MATINAS

João 21:15-25

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me. E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.

LITURGIA

Tropárion - Tom 3
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Kondákion de São Mateus, Tom 4
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

1 Coríntios 4:9-16

Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis. Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos. Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.

Prokímenon, Tom 8

R. Por toda a terra ressoa Sua mensagem,
 a Sua Palavra até os confins do universo. (Sl. 18:4)

V. Os céus declaram a Glória de Deus, e o firmamento proclama a obra de Suas mãos. (Sl. 18:1)

Mateus 9:9-13

E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Os céus louvarão as Tuas maravilhas,
Ó Senhor, e a Tua verdade na assembleia dos santos.

Deus é glorificado no concílio dos santos.

Canto da Comunhão
Por toda a terra ressoa Sua mensagem,
 a Sua Palavra até os confins do universo. (Sl. 18:4)
Aleluia, aleluia, aleluia!

† † †

Leituras Ordinárias
2 Tessalonicenses 1:10-2:2
Lucas 14:25-35

Nenhum comentário:

Postar um comentário