sexta-feira, 11 de novembro de 2022

22ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

11 de Novembro de 2022 (CC) / 29 de Outubro (CE)S. 
Anastásia, a romana, monja e mártir († séc. IV?); 
Venerável Abramius (360 dC) e Sua Sobrina, Monge Maria (365 dC)
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 4



Nasceu em Roma, de pais nobres, e ficando órfã aos três anos de idade foi levada a um mosteiro de mulheres, próximo a Roma, onde a abadessa era uma monja de nome Sofia, uma mulher de vida espiritual de elevado nível. 
Aos dezessete anos a jovem Anastásia, de beleza incomum, já era conhecida pelos cristãos de toda a vizinhança como uma grande asceta, causando admiração aos pagãos. Probo, administrador pagão da cidade, impressionado com sua beleza, enviou soldados com ordem de trazê-la à sua presença. A boa abadessa Sofia instruiu Anastásia sobre como perseverar na fé e resistir ao engano adulador e à tortura, ao que a jovem lhe disse: 
"Meu coração está preparado para sofrer por Cristo. Minha alma está pronta para o encontro com meu amado Senhor". 
Comparecendo diante do Governador, Anastásia proclamou abertamente sua fé em Cristo, e quando ele tentou dissuadi-la - antes com promessas, depois com ameaças - a santa virgem lhe disse: 
"Estou pronta a oferecer minha vida por meu Senhor, não apenas uma vez, mas mil vezes, se assim me fosse possível". 
Quando a despiram à força para humilhá-la, Anastásia disse ao juiz: 
«Açoitem-me, firam-me, e batam-me; só assim, meu corpo desnudo será coberto por feridas e minha vergonha será coberta de sangue." 
Assim foi e, por duas vezes, sentindo sede, Anastásia pediu água. Cirilo, um cristão que estava por perto, atendeu seu pedido e lhe trouxe água, pelo que foi abençoado com o martírio, decapitado pelos pagãos. 
O peito e a língua da santa foram cortados, e um anjo do Senhor apareceu-lhe e a mantinha de pé. Fora da cidade, Anastásia foi finalmente decapitada pela espada. A bem-aventurada Sofia, encontrando mais tarde o seu corpo, providenciou-lhe uma digna sepultura. Anastásia recebeu assim a coroa do martírio sob o Imperador Décio (249-251 d. C.). 
O Santo Monge Abramius, o Eremita e a Beata Maria, sua sobrinha

O monge Abramius, o Eremita, e a Beata Maria, sua sobrinha, viviam na aldeia de Chidan, perto da cidade de Edessa. Eles foram contemporâneos e conterrâneos do santo Monge Efrém, o sírio (Com. 28 de janeiro), o qual, posteriormente escreveu sobre suas vidas. 
O monge Abramius começou sua difícil exploração da vida solitária no auge da juventude. Ele deixou sua casa paterna e estabeleceu-se em um lugar deserto, desolado, longe das atrações do mundo, e passou seus dias em orações incessantes. Após a morte de seus pais, o santo recusou sua herança e pediu a seus parentes para entregá-las aos pobres. Por sua vida ascética estrita, jejum e amor pela humanidade, Abramius atraiu para si muitos que buscavam a luz espiritual, a oração e a bênção. 
Logo sua fé foi submetida a um teste sério: ele foi nomeado presbítero em uma das aldeias pagãs da Mesopotâmia. Por três anos, e sem poupar esforços, o monge trabalhou para alcançar a iluminação dos pagãos. Ele derrubou um templo pagão e construiu um templo de Deus. Sofrendo humildemente e mesmo abatendo os obstinados adoradores de ídolos, em oração ele implorou ao Senhor: 
"Olha, Ó Mestre, o Teu servo, escuta a minha oração, fortalece-me e liberta os Teus servos das armadilhas diabólicas, e dá-lhes a conhecer Ti, o Único Deus Verdadeiro ". 
O zeloso pastor recebeu a felicidade de ver a culminação de seus justos esforços: os pagãos passaram a acreditar em Jesus Cristo, o Filho de Deus, e o próprio monge os batizou. Tendo cumprido o seu dever sacerdotal, Abramius novamente retirou-se para o seu deserto, onde continuou a glorificar a Deus e a fazer a sua santa vontade. 
O diabo, envergonhado pelos atos do monge, tentou aprisioná-lo com pensamentos orgulhosos. Uma vez, à meia-noite, quando Santo Abramius estava em oração em sua cela, de repente, brilhou uma luz e uma voz foi ouvida: 
"Bendito és, ó abençoado, como nenhum outro na humanidade!" Confundindo as artimanhas do inimigo, o santo disse: 
"Eu sou um homem pecador, mas confio na ajuda e graça do meu Deus e não o temo". 
Outra vez o diabo apareceu diante do santo na forma de um jovem, acendeu uma vela e começou a cantar o salmo: 
"Bem-aventurado o imaculado no caminho que anda na lei do Senhor". 
Percebendo que isso também era uma tentação demoníaca, o ancião se benzeu e perguntou: 
"Se tu sabes, quem são os abençoados imaculados, então por que os perturba?" O tentador respondeu: 
"Eu os provoco para conquistá-los e afastá-los de toda boa ação". A isto, o santo respondeu: 
"Tu tens vitória sobre aqueles que por suas próprias vontades se afastaram de Deus; mas, para com aqueles que amam a Deus, tu desvaneces como a fumaça ao vento". 
Depois dessas palavras, o diabo desapareceu. E assim São Abramius derrotou o inimigo, fortalecido pela graça divina. Depois de cinquenta anos de vida ascética, ele expirou pacificamente no Senhor (†c. 360). 
Santa Monja Maria, Sobrinha de Santo Abramius

A sobrinha de Santo Abramius, a Monja Maria, cresceu sendo edificada por seu tio. Mas, o inimigo da raça humana tentou desviá-la do verdadeiro caminho. 
Aos vinte e sete anos de idade, Maria deixou sua cela, foi para outra cidade, onde começou a viver dissolutamente. Sabendo disso, o monge Abramius vestiu-se com trajes de soldado, para não ser reconhecido, e partiu para a cidade. Ele procurou sua sobrinha e a levou ao arrependimento. A Monja Maria voltou para sua cela e passou o resto de seus dias em oração e lágrimas de arrependimento. O Senhor concedeu-lhe o dom de curar os enfermos. 
Ela morreu cinco anos depois do monge Abramius.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Colossenses 4:10-18

Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o; e Jesus, chamado Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores no reino de Deus; e para mim têm sido consolação. Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus. Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis. Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa. E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também. E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras. Saudação de minha mão, de Paulo. Lembrai-vos das minhas prisões. A graça seja convosco. Amém.

Lucas 11:23-26

Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. E, chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


“Cristo Instrui A Igreja”

Principalmente nós que somos bispos e presidimos na Igreja, devemos manter e defender com firmeza esta unidade, em prova da indissolúvel unidade do mesmo episcopado. Ninguém engane com mentiras aos irmãos. Ninguém altere a pureza da fé com uma infiel prevaricação. O episcopado é único, e dele possui por inteiro cada bispo a sua porção.

Também a Igreja é una, a qual com prodigiosa fecundidade se propaga e se estende em muitos, assim como são muitos os raios de sol, porém única a luz. São muitos os ramos da árvore, mas um só tronco, uma só raiz; muitos os córregos que se espalham aqui e ali a partir de uma única fonte; mas em meio de tantas correntezas, um o manancial, e a veia mãe. A unidade da luz não comporta que se separe um raio do centro solar; quebra um galho da árvore, já não brotará; corta a comunicação entre a fonte e o arroio, e ele seca imediatamente.

Desta forma, a Igreja iluminada pela luz do Senhor esparge seus raios por todo o mundo; porém, uma mesma é a luz que por todas as partes se difunde, e não admite divisão. Ela desdobra os ramos por toda a terra, com grande fecundidade; estende-se ao longo dos rios, com toda liberalidade, e, no entanto é uma na cabeça, uma pela origem, uma só mãe imensamente fecunda. Nascemos todos de seu ventre, somos nutridos com o seu leite e animados com o seu espírito.

A Esposa de Cristo não pode ser adúltera, ela é incorruptível e casta. Conhece só uma casa, observa, com delicado pudor, a inviolabilidade de um só leito. É ela que nos guarda para Deus e destina os filhos que tem gerado a um reino imortal.

Não chegará a receber as promessas da Igreja quem dela se aparta e se junta com uma adúltera. Não chegará a receber a recompensa de Jesus Cristo o que abandona a Igreja de Jesus Cristo. É um estranho, um profano, um inimigo. Já não pode ter a Deus por Pai quem não reconhece a Igreja por mãe.

Se foi possível alguém se salvar fora da arca de Noé, então também se salvará quem estiver fora da Igreja. O Senhor nos alerta e diz: Quem não está comigo está contra mim, quem comigo não recolhe, dissipa. O que rompe a paz e a união de Jesus Cristo, está contra Jesus Cristo; quem recolhe fora da Igreja de Jesus Cristo, dispersa a Igreja do próprio Jesus Cristo.
O Senhor disse assim: Eu e o Pai somos um; e do Pai, do Filho e do Espírito Santo está escrito: Estes três são um. Como poderá alguém pensar que esta unidade da Igreja, estabelecida pelo próprio fundamento da unidade divina, e tão conforme com os mistérios celestiais, pode ser rompida e sacrificada ao arbítrio de partidos?

Quem não observa esta unidade também não observa a lei de Deus; não observa a fé do Pai e do Filho, nem conserva sua vida, nem sua salvação.”

São Cipriano, Bispo de Cartago (Séc. III)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário