quinta-feira, 2 de agosto de 2012

9ª Quinta-feira Depois de Pentecostes


02 de Agosto 2012 (CC) / 20 de Julho (CE)
S. Elias, profeta (séc. IX a.C.).


1 Coríntios 14:6-19

     6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?    7 Ora, até as coisas inanimadas, que emitem som, seja flauta, seja cítara, se não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca na flauta ou na cítara?    8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?    9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.    10 Há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas sem significação.    11 Se, pois, eu não souber o sentido da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e o que fala será estrangeiro para mim.    12 Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.    13 Por isso, o que fala em língua, ore para que a possa interpretar.    14 Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero.    15 Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.    16 De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o amém sobre a tua ação de graças aquele que ocupa o lugar de indouto, visto que não sabe o que dizes?    17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.    18 Dou graças a Deus, que falo em línguas mais do que vós todos.    19 Todavia na igreja eu antes quero falar cinco palavras com o meu entendimento, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua.   

Mateus 20:17-28

     17 Estando Jesus para subir a Jerusalém, chamou à parte os doze e no caminho lhes disse:    18 Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas, e eles o condenarão à morte,    19 e o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem; e ao terceiro dia ressuscitará.    20 Aproximou-se dele, então, a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, ajoelhando-se e fazendo-lhe um pedido.    21 Perguntou-lhe Jesus: Que queres? Ela lhe respondeu: Concede que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.    22 Jesus, porém, replicou: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos.    23 Então lhes disse: O meu cálice certamente haveis de beber; mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles para quem está preparado por meu Pai.    24 E ouvindo isso os dez, indignaram-se contra os dois irmãos.    25 Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles.    26 Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva;    27 e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo;    28 assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.   


O SANTO PROFETA ELIAS.
O profeta Elias nasceu na região nordeste da Terra Santa, nove séculos antes do nascimento de Cristo. Descendia do ramo de Levi, da geração de Aarão. Pouco antes disso o reino judaico se dividiu em duas partes: Reino Judaico e Israelita. Na composição do primeiro entraram dois ramos: do Judas e de Benjamim e a capital era Jerusalém. Esta ocupava parte sul da Terra Santa. Na composição do reino de Israel, o do norte, entraram dez ramos, sua capital era Samaria.
No tempo do Profeta Elias, o povo judeu, que vivia no reino de Israel, começou a se distanciar da religião e passou a venerar os deuses dos pagãos, Baal e outros. Durante o governo do rei Acab (877-854 a.C.) Elias foi chamado para serviço de profeta e tornou-se fervoroso protetor da verdadeira religião.
O profeta Elias persuadia o impuro Rei Acab a renegar os ídolos e retornar ao Deus verdadeiro, mas o rei não o obedeceu. Então o profeta anunciou-lhe, que durante três anos, em Israel não haverá nem chuva nem orvalho. Veio a seca e a fome no reino de Israel. O profeta se retirou para lugar ermo próximo de um riacho onde um corvo o alimentava. Quando após um ano o riacho secou, o profeta Elias foi para o norte da Terra Santa, para Sarepta de Sidon e hospedou-se na casa de uma pobre viúva. A viúva não tinha com que alimentar o profeta. Dos restos da farinha e óleo ela lhe fez uma panqueca e o alimentou. Depois pela oração do profeta Elias a farinha e o óleo da viúva nunca se acabavam e ela durante longo tempo alimentava a si, a seu filho e ao profeta Elias. Quando o filho da viúva de repente adoeceu e morreu, o profeta o ressuscitou (3o Livro dos Reis:17)
A montanha Carmelo era local principal de serviços a Baal no reino de Israel. Quando se passaram três anos e meio do início da seca, o profeta Elias juntou Acab, o povo e os sacerdotes do Baal na montanha de Carmelo. E disse Elias ao povo: "Quanto mais tempo vocês vão mancar de ambos os joelhos? Se senhor é Deus, então, sigam-No. Mas se for Baal, então sigam este." Para saber quem é Deus verdadeiro Elias propôs construírem dois altares, colocar sobre cada um cordeiro sacrificado, mas não acender a fogueira de sacrifício. Deixasse que cada um peça a seu deus o fogo do céu. Aquele cujo deus responder e mandar o fogo, aquele então será considerado deus verdadeiro. Todos concordaram com a proposta do profeta. Primeiramente os sacerdotes do Baal começaram a evocar seu deus para que mandasse o fogo. Eles gritavam, dançavam em volta do altar de sacrifícios e endiabravam-se o dia inteiro. Elias zombava deles, dizendo que Baal tinha adormecido e por isso era preciso gritar mais alto. Quando começou a aproximar-se a noite, o profeta Elias mandou todos reunirem-se em torno do seu altar. Pela sua palavra em torno do altar de sacrifício em honra do Deus verdadeiro foi cavada uma vala e a madeira da fogueira foi regada abundantemente com água para que ninguém duvidasse do milagre. Depois disso o profeta Elias começou a rezar: "Ouça, meu Senhor. Que saiba neste dia o teu povo, que Tu és o único Deus em Israel e que sou Teu escravo! "E desceu do céu o fogo e abrasou a oferenda, madeira, pedras do altar de sacrifício e pó em torno e evaporou a água que estava na vala. Vendo tudo isto, todo o povo aterrorizado caiu de joelhos e exclamou: "O senhor é Deus, o senhor é Deus!" Então o povo apanhou todos os sacerdotes do Baal e os executou porque durante tantos anos eles levavam a todos à perdição. Sob tal impressão, o Rei Acab e o povo começaram a descer da montanha. Neste instante juntaram-se as nuvens e começou a tal esperada chuva, primeira após muitos anos! Assim o profeta Elias converteu muitos israelitas à Deus (3o Livro dos Reis:18)
Depois deste milagre Jezabel, esposa de Acab, começou a perseguir o profeta Elias. Ele precisou esconder-se no deserto e ele chegou até o monte Horeb, perto de Sinai. Aqui Elias se dignou de uma visão, na qual Deus apareceu para ele na forma de sopro suave do vento. O Senhor mandou Elias ungir Eliseu para serviço de profeta, na categoria do seu sucessor. (3o Livro dos Reis:19). O final do seu serviço de profeta foi incomum: ele foi levado vivo para o céu em um carruagem de fogo (4o Livro dos Reis:2:11). O profeta Eliseu, que estava presente no ato, recebeu de Elias o manto, com o qual ele fez seu primeiro milagre. O profeta Elias atualmente permanece de corpo no Céu como o predecessor Enoque, o qual também foi levado vivo para o céu (Reis 5:24). Existe a opinião de que o profeta Elias e Enoque devem voltar à terra antes do fim do mundo. Eles irão acusar o anticristo e dele sofrerão o martírio.
Com grandes milagres Elias contribuiu muito para a restauração da verdadeira fé em Deus no meio do povo israelita e para destruição da veneração dos ídolos. Com isto ele preparava o caminho para o vindouro Salvador do mundo. O esforço inflamado na defesa da verdadeira fé, a obediência incondicional à vontade de Deus — tais são as qualidade distintas desde grande profeta. Os seus contemporâneos, vendo nele a benção de Deus, chamaram-no de homem de Deus.
Ao profeta Elias rezam durante a seca. O povo acredita que Elias é administrador das forças da natureza. Nos tempos curtos da Revolução.
TROPÁRIO:
O anjo encarnado, fundamento dos profetas, segundo predecessor da vinda de Cristo, ó glorioso Elias, que do alto mandou a graça para Eliseu, afasta as doenças e limpar os leprosos: assim também concede curas aos que o veneram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário