segunda-feira, 6 de agosto de 2012

9º Domingo de São Mateus


9º Domingo Depois de Pentecostes
05 de Agosto 2012 (CC) / 23 de Julho (CE)
Trasladação das relíquias de S. Focas, mártir (séc. I), S. Ezequiel, profeta (séc. VI a.C), Ss. Apolinário e Vital de Ravena, mártires (séc. I).


MATINAS (IX)

João 20:19-31

     19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.    20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor.    21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.    22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.    23 Âqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.    24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.    25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.    26 Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco.    27 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.    28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!    29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.    30 Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro;    31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.   


LITURGIA

1 Coríntios 3:9-17

     9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.    10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.    11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.    12 E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,    13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.    14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.    15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.    16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?    17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.   

Mateus 14:22-34

     22 Logo em seguida obrigou os seus discípulos a entrar no barco, e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões.    23 Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho.    24 Entrementes, o barco já estava a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário.    25 Â quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar.    26 Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo.    27 Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais.    28 Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas.    29 Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus.    30 Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me.    31 Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?    32 E logo que subiram para o barco, o vento cessou.    33 Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus.    34 Ora, terminada a travessia, chegaram à terra em Genezaré.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário