quarta-feira, 8 de agosto de 2012

10ª Quarta-feira Depois de Pentecostes



08 de Agosto 2012 (CC) / 26 de Julho (CE)
S. Parasceve, mártir († c. 140) Ss. Hermolau, Hermipo e Hermócrates, mártires († 312).


1 Coríntios 16:4-12

     4 mas, se valer a pena que eu também vá, irão comigo.    5 Irei, porém, ter convosco depois de ter passado pela Macedônia, pois tenho de passar pela Macedônia;    6 e talvez demore convosco algum tempo, ou mesmo passe o inverno, para que me encaminheis para onde quer que eu for.    7 Pois não quero ver-vos desta vez apenas de passagem, antes espero ficar convosco algum tempo, se o Senhor o permitir.    8 Ficarei, porém, em Éfeso até o Pentecostes;    9 porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários.    10 Ora, se Timóteo for, vede que esteja sem temor entre vós; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também,    11 Portanto ninguém o despreze; mas encaminhai-o em paz, para que venha ter comigo, pois o espero com os irmãos.    12 Quanto ao irmão Apolo, roguei-lhe muito que fosse com os irmãos ter convosco; mas de modo algum quis ir agora; irá porém, quando se lhe ofereça boa ocasião.   

Mateus 21:28-32

     28 Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando- se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha.    29 Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi.    30 Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi.    31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.    32 Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele.


O SANTO PADRE MÁRTIR HERMOLAUS

Hermolaus era um padre em Nicomédia, durante o reinado do imperador Maximiano. Ele estava entre os dois mil mártires quem o Imperador condenou a serem queimados juntamente com a igreja (28 de dezembro). De alguma forma Hermolaus, naquela ocasião, escapou da morte com dois outros sacerdotes, Hermippas e Thermocrates. Hermolaus batizou São Pantaleão, com quem foi levado a julgamento, torturado e finalmente decapitado. Hermippas e Thermocrates padeceram com eles e todos foram coroados com as coroas de vitória e glória no Reino de Cristo. Estes santos mártires glorificaram a Cristo com suas mortes no ano 304.





A SANTA E VENERÁVEL MÁRTIR PARASCEVA (PARASCEVE)

Parasceva nasceu em Roma de pais cristãos e desde sua juventude foi instruída na fé em Cristo. Com grande fervor, Parasceva se esforçava para cumprir todos os mandamentos de Deus em sua vida. Possuindo uma fé ardorosa e vivendo de acordo com seu fervor, Parasceva guiava outros no caminho da salvação.

Quando seus pais morreram Parasceva distribuiu toda a sua propriedade entre os pobres e foi tonsurado monja. Como monja, pregou a fé em Cristo, com um zelo ainda maior, não escondendo de ninguém, mesmo que naquela época onde as autoridades romanas deflagravam sangrenta perseguição à Fé Cristã.

Acusada primeiramente por judeus perversos, Parasceva foi proibida de pregar a Fé. Ela foi levada a julgamento perante o Imperador Antonino. Todas as lisonjas do Imperador em nada a levou a vacilar na fé. Ele, então, a submeteu a tormentos de fogo e nela colocou um capacete quente de cor vermelha em sua cabeça. O Senhor a salvou milagrosamente e Parasceva foi libertada e deixou Roma.

Novamente Parasceva viajava de cidade em cidade para converter os povos pagãos à verdadeira fé. Em duas cidades ela foi novamente levada antes os príncipes e juízes e foi torturada por amor ao seu Senhor, ao mesmo tempo que operava grandes milagres e pelo poder de Deus rapidamente se recuperava de suas dores e feridas. Os pagãos, como sempre, atribuíam seus milagres à magia e seu poder de recuperação à mercê de seus deuses. São Parasceva uma vez disse ao um príncipe que a torturava:

"Não são teus deuses, ó Príncipe, que me curou, mas o meu Cristo, o Deus Verdadeiro."

Finalmente, o Príncipe Tarasius a decaptou. Assim, esta santa terminou gloriosamente a sua frutífera vida. Suas relíquias foram posteriormente traduzidas para Constantinopla. Parasceva Glorificou a Cristo Cristo, no segundo século.


REFLEXÃO

Uma paixão não é vencida sem uma grande luta. Os Santos Padres têm se referido à paixão do adultério como a morte. Quando o adúltero é salvo de uma paixão adúltera é como se ele ressuscitasse dos mortos. Para aqueles que vivem no mundo a paixão do adultério é muito presente, mas nós também a podemos perceber que naqueles que vivem uma vida de ascetismo no deserto que a paixão é inflamada principalmente por pensamentos e imaginações.

Santa Sarah, uma grande asceta, foi torturada pela paixão insana do adultério por trinta anos. Ela sempre a venceu por meio da oração e fugindo dela. Uma vez, o demônio do adultério veio a ela em forma corpórea e disse-lhe:

"Sarah, você me venceu". Sarah humildemente respondeu: "Eu não te derrotei, foi o Senhor Jesus Cristo Quem te venceu."

A partir desse momento, o pensamento do adultério a deixou para sempre.

Quando São Pimen foi questionado sobre como pode um homem lutar contra a insanidade adúltera, ele respondeu:

"Se um homem conseguir dominar seu estômago e sua língua, logo será capaz de governar a si mesmo."

Santo Antão disse que existem três tipos de movimentos do corpo:

"Primeiro, o movimento conforme sua natureza, segundo, o da alimentação desregrada e, terceiro, o dos demônios".

Outros também disseram que o vício do adultério é reforçado pela raiva e pelo orgulho. No entanto, todos concordam que, juntamente com a sobriedade e o esforço do homem a ajuda de Deus é necessária para que essa paixão repulsiva seja extirpada completamente. E que é possível para o homem preservar-se no testemunho, pureza, entre muitos outros, São Moisés de Urgin, que viveu cinquenta anos no mundo e dez anos no mosteiro, num conjunto total de sessenta anos, viveu todos estes em pureza virginal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário