segunda-feira, 8 de outubro de 2012

19ª Segunda-feira Depois de Pentecostes


08 de Outubro de 2012 (CC) / 25 de Setembro (CE)
S. Eufrosina, mon. (séc. V).


Filipenses 1:1-7

     1 Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:    2 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.    3 Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,    4 fazendo sempre, em todas as minhas orações, súplicas por todos vós com alegria    5 pela vossa cooperação a favor do evangelho desde o primeiro dia até agora;    6 tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus,    7 como tenho por justo sentir isto a respeito de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós sois participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões como na defesa e confirmação do evangelho.   

Lucas 4:37-44

     37 E se divulgava a sua fama por todos os lugares da circunvizinhança.    38 Ora, levantando-se Jesus, saiu da sinagoga e entrou em casa de Simão; e estando a sogra de Simão enferma com muita febre, rogaram-lhe por ela.    39 E ele, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. Imediatamente ela se levantou e os servia.    40 Ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e ele punha as mãos sobre cada um deles e os curava.    41 Também de muitos saíam demônios, gritando e dizendo: Tu és o Filho de Deus. Ele, porém, os repreendia, e não os deixava falar; pois sabiam que ele era o Cristo.    42 Ao romper do dia saiu, e foi a um lugar deserto; e as multidões procuravam-no e, vindo a ele, queriam detê-lo, para que não se ausentasse delas.    43 Ele, porém, lhes disse: É necessário que também às outras cidades eu anuncie o evangelho do reino de Deus; porque para isso é que fui enviado.    44 E pregava nas sinagogas da Judéia.   



COMENTÁRIO

Um verdadeiro ministro de Cristo é aquele que se dedica inteiramente a servir aos homens, aos quais Deus ama. “Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido?”(Lucas 12:42).

Os ministros de Cristo servem aos homens, segundo Deus, ou seja, conforme a graça que d’Ele receberam: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4:10).

Com a graça do Sacerdócio Deus concede vida e alimento para o Seu Povo: Pelos Bispos e Presbíteros se oferece o grande banquete Divino, alimento que dá a vida eterna, ou seja, a Eucaristia, o remédio da imortalidade: “Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:54).

Pelos Bispos e Presbíteros vêm o conforto e o apoio para as almas cambaleantes e arrependidas, por meio do Mistério da Confissão: “Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos” (João 20:23).

Aos Bispos e Presbíteros se impõe a tarefa de velar em oração constante por aqueles que buscam a Deus: “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas...” (Hebreus 13:17).

Os Bispos e os Presbíteros são Ícones, imagens visíveis do Cristo invisível, mas presente no meio da Igreja. Portanto, assim como Cristo andou, devem também andar os Seus Discípulos.

Por isto, um genuíno Servo de Cristo, de outra coisa não se ocupa, senão em cuidar do Altar Sagrado e do Povo ao qual Deus lhe confiou. É muito triste ver alguém que se diz chamado por Deus viver para si e para seus próprios interesses. Traem suas vocações ou mentem para os outros, aquele que se diz Ministro de Cristo e vive à procura de ganhar dinheiro, fazer fama ou garantir uma existência confortável, quer instrumentalizando o Altar ou quer instrumentalizando seu título eclesiástico para alcançar seus fins egoístas. Nestes, Judas ressuscita a todo momento.

Igualmente triste é ver um povo que é servido por um verdadeiro Pastor não lhe tratar com dignidade, ou seja, negligenciando ou negando seus dízimos ou ofertas para o sustento daquele que lhe ministra os dons celestes, muitas vezes forçando-os a cuidarem de afazeres terrenos em detrimento da vocação celeste. Ao negar ou descuidar do sustento do Bispo e do Presbítero, é como negligenciar o próprio Cristo: “Tive fome e não me deste de comer”.

Paulo se alegrava nos Filipenses, pois, estes, em tudo lhe era solidário, em contrapartida o Apóstolo os servia com toda a integridade da missão apostólica.

Pe. Mateus (Antonio Eça) 


ORAÇÃO

Salva, Senhor, e tem piedade do meu pai espiritual (Nome), de meus pais, parentes, mestres e benfeitores (dizer os nomes de quem desejar), de meus amigos e inimigos, de todos os cristãos e de todos que me pedem, a mim indigno, de rezar por eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário