sexta-feira, 19 de outubro de 2012

20ª Sexta-feira Depois de Pentecostes




19 de Outubro de 2012 (CC) / 06 de Outubro (CE)
S. Tomé, apóstolo (séc. I).


Filipenses 3:8-19

     8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,    9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;    10 para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte,    11 para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dentre os mortos.    12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus.    13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,    14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.    15 Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento; e, se sentis alguma coisa de modo diverso, Deus também vo-lo revelará.    16 Mas, naquela medida de perfeição a que já chegamos, nela prossigamos.    17 Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós;    18 porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo;    19 cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas.   

Lucas 7:31-35

     31 A que, pois, compararei os homens desta geração, e a que são semelhantes?    32 São semelhantes aos meninos que, sentados nas praças, gritam uns para os outros: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não chorastes.    33 Porquanto veio João, o Batista, não comendo pão nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio;    34 veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores.    35 Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos.   



O SANTO APÓSTOLO TOMÉ


O Santo, Glorioso e  Digno de toda honra Apóstolo Tomé, está incluído no número dos santos Doze Apóstolos do Salvador. Ele é comemorado em 06 de outubro e 30 de junho com a Synaxis dos Doze - gloriosos e dignos de louvor - Apóstolos de Cristo. Tomé nasceu na cidade galileia de Pansada e era um pescador. Ao ouvir as boas novas de Jesus Cristo , deixou tudo e O seguiu.

De acordo com a Santa Escritura , o Santo Apóstolo Tomé não creu nos relatos dos outros discípulos sobre a ressurreição de Jesus Cristo: "Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e colocar o meu dedo no sinal dos pregos, e tocar com minha mão no seu lado, não acreditarei "( João 20:25).

No oitavo dia após a Ressurreição, o Senhor apareceu para o apóstolo Tomé e mostrou-lhe as suas feridas. "Meu Senhor e meu Deus", gritou o apóstolo (João 20:28). Alguns ícones que retratam este evento estão inscritos "O Cético Tomé". Isso é incorreto. Em grego, a inscrição diz: "O toque de Tomé." Em eslavo, se diz, "A Fé de Tomé." Quando São Tomé tocou o Vivificante lado do Senhor, ele já não tinha dúvidas. "Tomé, embora mais fraco na fé do que os outros apóstolos," diz São João Crisóstomo , "trabalhou - pela graça de Deus - mais corajosa, zeloza e incansavelmente do que todos eles, de tal modo que fora pregar por quase toda a terra, não temendo proclamar a Palavra de Deus nem mesmo para as nações selvagens. " 

De acordo com a Tradição da Igreja, o Santo Apóstolo Tomé fundou igrejas na Palestina, Mesopotâmia, Pérsia, Etiópia, Índia e China. A Tradição também indica que o Apóstolo Tomé batizou os Magos que adoraram o Menino Jesus . Por ter convertido a esposa e o filho do prefeito da cidade indiana de Meliapur (Melipur), o Santo Apóstolo foi preso, torturado e, finalmente, perfurado com cinco lanças, partiu para o Senhor.   

Antes de sua morte, Tomé e os demais apóstolos foram miraculosamente levados a Jerusalém, para assistir ao sepultamento da Santíssima Mãe de Deus. Chegando tarde demais, Tomé chorou amargamente, pois a Santa Virgem, já havia sido enterrada, porém, a pedido do Apóstolo, o túmulo da Toda Santa foi reaberto. Para a surpresa de todos, o corpo da Theotokos não estava mais no túmulo: o Senhor tinha levado Sua mãe para a sua morada celestial. Assim, em seu atraso São Tomé nos revelou a maravilhosa glorificação da Mãe de Deus, tal como, por sua incredulidade, confirmou a fé na ressurreição do Senhor.

Partes das relíquias do Santo Apóstolo Tomé estão na Índia, na Hungria e no Monte Athos . O nome do apóstolo Tomé é associado com o ícone árabe (ou Arapet) da Mãe de Deus ( 06 de setembro ).


Tropário ( Modo 2)

Tu foste um discípulo de Cristo
E membro do Divino Colégio Apostólico.
Fraquejaste na fé, duvidando da ressurreição de Cristo.
Mas, ao tocares as feridas, creste em sua paixão toda pura:
Ó Tomé, digno de toda honra,
Roga a Cristo que nos conceda a paz
E a Sua grande misericórdia.

Kondakion (Modo 4)

Tomé, o fiel servo e discípulo de Cristo,
Cheio da graça Divina, clamou do fundo do seu amor:
Tu És o meu Senhor e meu Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário