domingo, 21 de outubro de 2012

3º Domingo de São Lucas




20º Domingo Depois de Pentecostes
21 de Outubro de 2012 (CC) / 08 de Outubro (CE)
S. Pelágia, penitente, v. (II metade do séc. V).



MATINAS (IX)

João 20:19-31

     19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.    20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor.    21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.    22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.    23 Âqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.    24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.    25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.    26 Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco.    27 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.    28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!    29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.    30 Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro;    31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.   


LITURGIA



Gálatas 1:11-19

     11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens;    12 porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo.    13 Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava,    14 e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.    15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,    16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,    17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.    18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias.    19 Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.   

Lucas 7:11-16

     11 Pouco depois seguiu ele viagem para uma cidade chamada Naim; e iam com ele seus discípulos e uma grande multidão.    12 Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.    13 Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.    14 Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te.    15 O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.    16 O medo se apoderou de todos, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.


COMENTÁRIO

O ser humano passa a sua vida fazendo planejando: são projetos econômicos, de estudo, de viagem, de família, de carreira, de lazer, de moradia e etc. Ele traça seu caminho e paralelamente vai construindo sua autoimagem conforme suas expectativas de sucesso, atração pessoal e de reconhecimento. Poderíamos dizer que - com trabalho árduo - ao longo dos anos vai se revestindo a si mesmo com um manto tecido por suas próprias mãos, de acordo com o seu gosto. E como um travesti, está disfarçado com uma roupa para exibir para a família, os amigos, a sociedade e para si mesmo uma beleza que sempre resulta na exaltação do seu orgulho, o orgulho que leva à morte e separação de Deus.

Jesus Cristo no episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim, despertou o jovem dentre os mortos pela Sua infinita compaixão, dizendo: “Levanta-te”. De igual modo o fez com Santa Pelágia em seu batismo pelo Bispo Nono. Assim, também O faz conosco, hoje e em cada Divina Liturgia, nos dizendo: "Levanta-te”.

Ele que nos criou para que sob Sua proteção vivêssemos no Paraíso, tornou-se homem e assumiu a carne humana de sua Mãe Santíssima para dar a sua vida por todos em uma ignominiosa morte de cruz. Em Sua vida terrena, vivida em meditação, simplicidade, serviço e obediência no cumprimento da Palavra de Deus, Ele nos ensinou que com o batismo os nossos pecados foram lavados, deixando-nos revestidos de um manto branco e com o qual, constantemente, pelo exercício da paciência, humildade, perdão, honestidade, simplicidade, obediência, temperança e do serviço, possamos nos cobrir de vestes incorruptíveis que por Ele são outorgadas a todos quantos se arrependem e O buscam com o coração sincero.  Este manto - que é tecido com os dons espirituais – se caracteriza por nos negar fama e reconhecimento no mundo secular, mas, sim, humildade, sacrifício e penitência; no entanto, nos dará exaltação e glória na vida bem-aventurada que há de vir. Já o manto que as pessoas fazem para si mesmas, tecendo-o com os elementos corruptíveis deste mundo – de natureza objetiva ou subjetiva – redunda em glória e exaltação nesta vida, mas, vergonha e morte no mundo vindouro.

Metropolita Chrysóstomos, de Quito.




HINOS LITÚRGICOS (3º MODO)

Troparion

Rejubilem-se os céus e alegre-se a terra, pois o Senhor manifestou a força de Seu braço; com sua morte venceu a morte, tornou-Se o primogênito dos mortos; libertou-nos das entranhas dos infernos revelando ao mundo a grande misericórdia!
           
Kondakion

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
           
Hoje Te levantaste da tumba, ó Compassivo, e nos conduziste para fora das portas da morte, Hoje Adão dança e Eva se regozija e com eles os Profetas e os Patriarcas louvam sem cessar o divino poder de Tua autoridade.
           
Theotokion

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
           
Tu, que te preocupavas com a salvação do gênero humano a ti cantamos, Virgem Mãe de Deus! Teu Filho e nosso Deus, com o puríssimo corpo recebido de ti, padecendo os sofrimentos da cruz livrou-nos da iniquidade, Ele, o amigo dos seres humanos.
           
Prokímenon

Cantai salmos ao nosso Deus, cantai!
Cantai salmos ao nosso Rei, cantai!

Nações, aplaudi todas com as mãos,
aclamai a Deus com vozes alegres!


Aleluia

Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Em Ti, Senhor, tenho esperado; não seja eu confundido.
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Sê Tu, Senhor, uma Rocha protetora para mim;
Um abrigo bem seguro que me salve.
Aleluia, Aleluia, Aleluia!



A VENERÁVEL PELÁGIA

Pelágia era um pecadora arrependida. Nascida de pais pagãos em Antioquia, fora dotada por Deus com grande beleza física. Pelágia usou sua beleza para a destruição de sua própria alma e das dos outros, e tornou-se muito rica, como resultado de sua prostituição.

Uma vez, enquanto de passagem pelos arredores da Igreja do Santo Mártir Juliano, na qual o bispo Nonnus estava pregando, Pelágia parou e ouviu seu sermão sobre o Juízo Final e a punição dos pecadores. Essas palavras mexeram tanto consigo, que a fizeram - no mesmo instante - sentir repulsa por si mesma. Tomada por verdadeiro temor de Deus, arrependeu-se de todos os seus pecados e prostrou-se diante de São Nonnus implorando que ele a batizasse:

“Tem misericórdia de mim, uma pecadora, Santo Padre. Batiza-me e ensinar-me o arrependimento. Eu sou um mar de iniquidade, um abismo de destruição, uma rede e uma arma do diabo.''

Assim, esta penitente pediu ao hierarca de Cristo com lágrimas, e ele a batizou.

Pelágia teve por madrinha em seu batismo, a Beata Romana, diaconisa da igreja. Romana, como sua mãe espiritual, lhe instruiu solidamente na fé cristã. Contudo, Pelágia não estava conformada em ter apenas recebido o batismo. Ela estava consciente da multidão de seus pecados e, incomodada por sua consciência, decidiu se entregar firmemente à vida ascética.

Pelágia distribuiu sua imensa riqueza entre os pobres e, secretamente, foi a Jerusalém para se tornar uma monja. Lá, ficou reclusa em uma cela no Monte das Oliveiras, praticando a difícil ascese do jejum, oração e noites inteiras de vigílias.

Depois de três anos, Jacó, Diácono  de São Nonnus, visitou-a e a encontrou ainda viva, mas, ao visita-la novamente alguns dias depois, descobriu que ela tinha morrido. Então ele honrosamente enterrou o corpo da santa.

Pelagia entrou no descanso do Senhor por volta do ano 461. Assim, esta antes terrível pecadora - agradou a Deus por seu arrependimento e esforço; tendo sido perdoada de seus pecados, tornou-se santa e sua alma - purificada e iluminada - foi considerada digna do Reino de Deus.

Tropário - Tom 4

Como uma rosa perfumada crescendo entre espinhos, tu foste revelada à Igreja. Por tuas ações virtuosas te tornaste fonte de alegria para os fiéis. Ofereceste tua vida como doce fragrância para Aquele que te tornou sublime. Suplica-Lhe, ó Justa Pelágia, que nos livre de todas as paixões que destroem a alma!

Kondakion - Tom 2

Tu consumiste o teu corpo em jejuns, vigílias, e oração, rogando ao Criador que perdoasse completamente teus atos. Alcançaste o teu desejo, Mãe Santa Pelágia, mostrando-nos, assim, o caminho para o arrependimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário