sexta-feira, 26 de outubro de 2012

21ª Sexta-feira Depois de Pentecostes




26 de Outubro de 2012 (CC) / 13 de Outubro (CE)
Ss. Carpo, bispo, Pápilo, Diácono e Agatonica, mártires († c.250);
Ícone da Mãe de Deus Ivérskaja




Colossenses 2:1-7

     1 Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram a minha pessoa;    2 para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo,    3 no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.    4 Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.    5 Porque ainda que eu esteja ausente quanto ao corpo, contudo em espírito estou convosco, regozijando-me, e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.    6 Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai,    7 arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças.   

Lucas 9:12-18

     12 Ora, quando o dia começava a declinar, aproximando-se os doze, disseram-lhe: Despede a multidão, para que, indo às aldeias e aos sítios em redor, se hospedem, e achem o que comer; porque aqui estamos em lugar deserto.    13 Mas ele lhes disse: Dai-lhes vós de comer. Responderam eles: Não temos senão cinco pães e dois peixes; salvo se nós formos comprar comida para todo este povo.    14 Pois eram cerca de cinco mil homens. Então disse a seus discípulos: Fazei-os reclinar-se em grupos de cerca de cinquenta cada um.    15 Assim o fizeram, mandando que todos se reclinassem.    16 E tomando Jesus os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, os abençoou e partiu, e os entregava aos seus discípulos para os porem diante da multidão.    17 Todos, pois, comeram e se fartaram; e foram levantados, do que lhes sobejou, doze cestos de pedaços.    18 Enquanto ele estava orando à parte achavam-se com ele somente seus discípulos; e perguntou-lhes: Quem dizem as multidões que eu sou?


Os Santos Mártires Carpo e Papylus 
Carpo foi Bispo de Tiatira e Papylus era um diácono. Eles nasceram em Pérgamo, onde também padeceram pela fé cristã nas mãos do procônsul Valerius, durante o reinado de Décio. Valerius amarrou os santos em cavalos e os arrastou até Sardes, onde lhes impuseram duras torturas. Mas um anjo de Deus apareceu-lhes, curou suas feridas e encorajou-os. O servo de Carpo, Agathadorus, seguia seu mestre com grande tristeza e por isto, Valerius, também o prendeu o torturou. Os santos foram novamente amarrado a cavalos, e foram arrastados de Sardes para Pérgamo. Amarraram Carpo a uma árvore e lhe açoitaram até seu corpo ficar totalmente tomado de feridas, a ponto de seu sangue fluir como um rio, encharcando o chão, mas Carpo sorria em meio a essas terríveis torturas. Quando lhe perguntaram por que ele estava sorrindo, o santo mártir respondeu que era porque viu os céus abertos e o Senhor sentado em seu trono, rodeado de querubins e serafins. Já Papylus, enquanto era torturado, orava por um homem cego de um olho que ali se achara, ficando o tal imediatamente curado, e muitos que testemunharam tal milagre passaram a acreditar em Cristo Senhor. Lançados às feras, os mártires permaneceram ilesos. Em seguida, foram jogados em uma fornalha ardente. Agathonica, a irmã de Carpo, também pulou no fogo, mas o fogo não a consumiu. Finalmente, foram decapitados pela espada, no ano 251, e receberam uma coroa de glória no Reino de Cristo. 
Tropário - Modo 3 
Ao longo de suas vida santas, vos tornastes co-herdeiros de Cristo; E por Seu poder triunfastes sobre o inimigo, ó sábio Carpo, renomados Agathadorus e Agathonica, e Papylus, o glorioso. Agora, pois, intercedei junto a Cristo Deus para o perdão dos nossos pecados! 

Kondakion - Modo 4
Vossas relíquias foram dadas por Deus como um tesouro precioso para aqueles que vivem na Terra: Um manancial de curas que dissipa todas as doenças e derrama a Graça Divina! Portanto, ó Santos Mártires Carpo, Papylus, Agathadorus e Agathonica, hoje celebramos vossa memória com grande fervor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário