quarta-feira, 31 de outubro de 2012

22ª Quarta-feira Depois de Pentecostes





31 de Outubro de 2012 (CC) 18 de Outubro (CE)
S. Lucas, apóstolo [dos 70] e evangelista (séc. I).



Colossenses 3:17-4:1

     17 E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.    18 Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.    19 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.    20 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.    21 Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.    22 Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.    23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens,    24 sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor.    25 Pois quem faz injustiça receberá a paga da injustiça que fez; e não há acepção de pessoas.    1 Vós, senhores, dai a vossos servos o que é de justiça e equidade, sabendo que também vós tendes um Senhor no céu.   

Lucas 9:44-50

     44 Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos; pois o Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens.    45 Eles, porém, não entendiam essa palavra, cujo sentido lhes era encoberto para que não o compreendessem; e temiam interrogá-lo a esse respeito.    46 E suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior.    47 Mas Jesus, percebendo o pensamento de seus corações, tomou uma criança, pô-la junto de si,    48 e disse-lhes: Qualquer que receber esta criança em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que me receber a mim, recebe aquele que me enviou; pois aquele que entre vós todos é o menor, esse é grande.    49 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios; e lho proibimos, porque não segue conosco.    50 Respondeu-lhe Jesus: Não lho proibais; porque quem não é contra vós é por vós.


São Lucas, Evangelista e Apóstolo entre os Setenta


São Lucas nasceu, provavelmente, em Antioquia da Síria. Foi amigo e companheiro de São Paulo, apóstolo, na tarefa da propagação do Evangelho de Jesus Cristo. Toda a sua ciência médica e literária colocou à disposição do grande apóstolo. Entregou-lhe a sua pessoa e seguiu-o por toda a parte. Pertencente a uma família pagã, Lucas converteu-se ao cristianismo. Segundo São Paulo, era médico:  «Saúdam-vos, Lucas, o médico amado e Demas» (Colossenses 4,14). A Tradição assinala que Lucas foi também pintor. Recebeu, indubitavelmente, uma excelente educação em geral, o que se deduz também pela qualidade do grego que emprega em seus escritos, muito mais puro e correto que o que usam os demais escritores do Novo Testamento. Lucas, entretanto, é mais conhecido como aquele que escreveu o terceiro Evangelho. Segundo a tradição, escreveu o seu Evangelho por volta do ano 70. É o mais teólogo dos evangelistas sinóticos (Mateus, Marcos). Ele apresenta-nos uma visão completa do mistério da vida, da morte e da ressurreição de Cristo. Embora escrevesse mais para os gregos do que para os judeus, o seu Evangelho dirige-se a todos os homens. Mostra, com isto, que a salvação que Jesus de Nazaré veio trazer dirige-se a todos os homens. É uma mensagem universal: o Filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido (Lucas 19,10). De acordo com ele, Jesus é o amigo dos pecadores; é o consolador dos que sofrem. A vinda de Jesus é causa de grande alegria. O Evangelho de Lucas propõe-se como regra de vida não somente para a pessoa em si, mas para toda a comunidade. Daí o seu cunho social. Nele se cumpriu a máxima de Jesus: “bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário