quinta-feira, 25 de outubro de 2012

21ª Quinta-feira Depois de Pentecostes




25 de Outubro de 2012 (CC) / 12 de Outubro (CE)
Ss. Probo, Táraco e Andrônico, mártires († 304).




Colossenses 1:24-29

     24 Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja;    25 da qual eu fui constituído ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, a fim de cumprir a palavra de Deus,    26 o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos,    27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;    28 o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;    29 para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.   

Lucas 9:7-11

     7 Ora, o tetrarca Herodes soube de tudo o que se passava, e ficou muito perplexo, porque diziam uns: João ressuscitou dos mortos;    8 outros: Elias apareceu; e outros: Um dos antigos profetas se levantou.    9 Herodes, porém, disse: A João eu mandei degolar; quem é, pois, este a respeito de quem ouço tais coisas? E procurava vê-lo.    10 Quando os apóstolos voltaram, contaram-lhe tudo o que havia feito. E ele, levando-os consigo, retirou-se à parte para uma cidade chamada Betsaida.    11 Mas as multidões, percebendo isto, seguiram-no; e ele as recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura.



COMENTÁRIO

Na carta aos Colossenses Paulo menciona as aflições de Cristo por Sua Igreja, que ele também diz ser Seu Corpo. Paulo diz que à semelhança de Cristo, ele também sofre pela Igreja. Os santos sofrem pelos santos. assim se deu também com João Batista. Um verdadeiro ministro de Cristo também tudo sofre por amor da Igreja, imitando Cristo, andando n'Ele, ou seja em união íntima.

Lobos haveriam de atacar o rebanho para devorar as ovelhas. Isto foi revelado aos pastores de Cristo pelo Espírito Santo, a fim de que eles vigiassem e guardassem o rebanho, se necessário, com o sacrifício da própria vida, assim como o Seu Senhor o fez.

Eis uma boa medida para que aqueles que se apresentam como obreiros de Cristo possam ser avaliados pelos Fiéis cristãos: Observar, não somente o que dizem, mas, principalmente, o estilo de vida que levam, se são capazes de padecer pelo rebanho e até de dar a vida por eles.

Este “dar a vida” não significa unicamente ser assassinado por defender o rebanho. Significa o quanto um pastor é capaz de morrer para si mesmo em benefício daqueles que lhe foram confiados por Cristo.

Quem se apresenta como Ministro de Cristo, e enriqueceu às custas da lã e da carne das ovelhas, sem trazer no seu Corpo as marcas do sofrimento de Cristo, é porque é lobo e devorador.

Pe. Mateus (Antonio Eça)



Nenhum comentário:

Postar um comentário