terça-feira, 30 de outubro de 2012

22ª Terça-feira Depois de Pentecostes



30 de Outubro de 2012 (CC) 17 de Outubro (CE)
S. Oséias, profeta (séc. VIII a.C). S. André de Creta, mártir († 767).



Colossenses 2:20-3:3

     20 Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo,    21 tais como: não toques, não proves, não manuseies    22 (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens?    23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.    1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.    2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;    3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.   

Lucas 9:23-27

     23 Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me.    24 Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará.    25 Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo?    26 Porque, quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.    27 Mas em verdade vos digo: Alguns há, dos que estão aqui, que de modo nenhum provarão a morte até que vejam o reino de Deus.



O Significado Da Cruz De Cristo Em Nossa Vida

Os apóstolos ensinam que todas as bênçãos dessa vida e da vida futura é o resultado direto do sofrimento na cruz do Filho de Deus encarnado. Essas bênçãos não se estendem somente sobre a humanidade, mas também sobre toda a natureza e até mesmo sobre todo o universo e elas serão renovadas no dia da ressurreição geral (cf. Rom 8:18; 2Pdr 3:13).

A bênção mais importante resultante da morte redentora e da ressurreição de Cristo para o ser humano é o dom de uma nova vida em Cristo e a capacidade de viver aperfeiçoando-se espiritualmente, para tornar-se semelhante a Deus. Tudo isso é citado nas Escrituras. As demais bênçãos espirituais acham-se intimamente relacionadas com a possibilidade do homem transformar-se em um novo homem ou em uma nova criação.

Antes da vinda de Cristo, a humanidade era incapaz de levar uma verdadeira vida espiritual, pois ela estava prisioneira de seus desejos carnais, que eram frequentemente desejos pecaminosos. As bênçãos da redenção de Cristo induz ao homem novos pensamentos e nova perspectiva na vida. A redenção de Cristo desmascara o vazio e a vaidade de nossa vida terrena e nos permite perceber o significado de nossa existência, ajudando-nos aproximarmos a cada passo de nossa meta e nos revelando como é alegre e maravilhosa a vida futura. A graça do Espírito Santo ajuda-nos constantemente ao caminho de nosso objetivo final. Ela substitui o sentimento de opressão e amargura que atinge o homem de maneira geral, pela sensação de leveza e de paz interior; ela substitui a sede dos prazeres infames, pela doçura do relacionamento com Deus; ela substitui o amor próprio doentio, pelo desejo nobre de praticar o bem.

Entretanto, qualquer tipo de crescimento e aperfeiçoamento requer também esforço pessoal. Deus nos conduz, ajuda-nos e nos dá todas as ferramentas para o sucesso, porém, constância e luta são ingredientes necessários para se tornar virtuoso. Todas as dificuldades externas ou internas são denominadas pessoalmente de "cruz." Todo cristão é chamado a seguir o Senhor, carregando a cruz de sua vida. Cada cristão tem que levar sua cruz pessoal, se ele quiser participar da vitória contra o mau. A salvação consiste de duas partes: a parte objetiva já concluída por Jesus Cristo na cruz e a parte subjetiva que se baseia no esforço pessoal para se tornar um verdadeiro cristão. O próprio Senhor falou sobre esse segundo aspecto da salvação:

"O que não toma a sua cruz e (não) Me segue, não é digno de Mim" (Mt 10:38).

Não há nada desolador para o cristão levar a sua cruz pessoal. Os apóstolos consolam a si próprios e aos demais, quando falam sobre o sacrifício do cristão, afirmando:

"E, se (somos) filhos, também (somos) herdeiros: herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; mas isto, se sofremos com Ele, para ser com Ele glorificados" (Rom 8:17).

Quanto mais um cristão compartilha dos sofrimentos de Cristo, tanto mais ele compartilhará da Sua glória. Os apóstolos lembrando o infinito amor de Cristo ainda ensinavam:

"Nisto conhecemos o amor de Deus: em ter dado a Sua vida por nós; igualmente nós devemos também dar a vida pelos nossos irmãos" (1João 3:16).

Bispo Alexander (Mileant)




Os Veneráveis Santos e Anárgiros Cosme e Damião, da Arábia

Os Santos taumaturgos e anárgiros Cosme e Damião da Mesopotâmia nasceram na Ásia Menor. Seu pai, que era pagão, morreu enquanto eles ainda eram crianças, e sua mãe, Teodota, os criou na fé cristã. 

Seguindo o exemplo de vida de sua mãe e em imitação a Nosso Senhor, os gêmeos tornaram-se homens justos e virtuosos. Ao alcançarem a idade a adulta, aprenderam medicina e as artes da cura, e por sua virtude receberam do Espírito Santo o dom de cura as enfermidades do corpo e da alma através de sua oração. Por amor a Deus e ao próximo, eles jamais cobraram por seus serviços, seguindo estritamente o mandamento de Nosso Senhor Jesus Cristo: "Recebestes de graça, de graça dai!" (Mt. 10:8). Eles tratavam até mesmo os animais. A fama dos Santos Cosme e Damião se espalhou por toda a região da Mesopotâmia, e o povo apelidou os irmãos de médicos anárgiros, ou seja, "aqueles que não recebem prata (dinheiro)". 

Certo dia, os santos foram chamados para atender uma senhora acometida de uma doença incurável, de nome Paládia, a quem todos os médicos recusaram-se a tratar. Pela fé, oração e pelos santos dons dos irmãos, o Senhor curou a doença de Paládia, que logo em seguida levantou-se de seu leito, com perfeita saúde, para agradecer a Deus. Desejando recompensar seus médicos de algum modo, em um gesto de gratidão a idosa senhora foi conversar com Damião, e lhe presenteou com três ovos, dizendo "Aceite este pequeno presente em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Ao ouvir o nome da Santíssima Trindade, o santo médico não ousou recusar o presente. No entanto, quando Cosme soube o que acontecera, entristeceu-se, pois cria que seu irmão havia quebrado seu voto de caridade. 

Após certo tempo, chegou a hora de São Cosme repousar no Senhor. Em seu leito de morte, ele declarou que não gostaria de ser enterrado ao lado de seu irmão. Alguns meses depois, São Damião também veio a falecer. Todos os seus amigos e parentes ficaram preocupados, pois não sabiam onde deveriam enterrar São Damião. Porém, pela vontade de Deus, um anjo apareceu aos presentes, dizendo que não houvesse dúvidas se os irmãos deveriam ser enterrados lado a lado, pois São Damião aceitara o presente da velha senhora não como pagamento, mas em respeito ao Nome de Deus e em caridade, para não humilhar a nobre senhora. E assim, os gêmeos foram enterrados lado a lado, em Theremam, Mesopotâmia, atual Síria, no ano de 303 AD. 

Tropário da Festa 

Santos anárgiros e taumaturgos Cosme e Damião,
curai-nos de nossas enfermidades.
Concedei-nos gratuitamente,
aquilo que de graça recebestes.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário