sábado, 19 de setembro de 2015

16º Sábado Depois de Pentecostes

19 de Setembro 2015 (CC) / 06 de Setembro (CE)
Prodígio de São Miguel Arcanjo em Khonas (séc. IV)





Numa determinada região da Frígia, brotava uma água abençoada com a força e a intercessão de São Miguel Arcanjo que curava milagrosamente todo o tipo de doença. Um cristão, tendo sua filha curada, providenciou que fosse construída uma linda igreja sobre esta fonte dedicada ao Arcanjo São Miguel. Noventa anos mais tarde, chegou a esta igreja um jovem de nome Archipos, que ali permeneceu vivendo uma vida monástica. Os idólatras, ao saber de sua presença naquele lugar e de sua vida cristã exemplar, ficaram tomado de muito ódio e, indo ao seu encontro, espancaram-no com furor, avançando em seguida contra a igreja determinados a destruí-la, bem como aquela abençoada fonte de água. Foi quando interveio a força do Arcanjo que, milagrosamente, imobilizou as mãos de alguns dos agressores, enquanto outros eram barrados pelas chamas do fogo. Entretanto, a teimosia e ódio dos agressores fez com que provocassem o desvio de um pequeno rio situado nas imediações para que inundasse com suas águas a igreja e afogasse o jovem Archipos. Mais uma vez, porém, o poder e a força do arcanjo se manifestou, desviando a direção das águas e livrando de qualquer dano o jovem monge e a igreja. Planejaram então os perseguidores juntar as águas de dois outros pequenos rios, mas o Arcanjo apareceu antes a Archipos e o tirou da igreja e, com um sinal da cruz, as águas foram detidas.


Tropário da Ressurreição
Vendo os poderes angélicos diante do Teu venerável túmulo,
os guardas ficaram como mortos
e Maria, de pé, junto do sepulcro,
pediu o Teu puríssimo Corpo.
Despojaste o Inferno, sem ser por ele atingido,
e foste ao encontro da Virgem, dando-lhe a vida.
Ó Senhor, ressuscitado dentre os mortos,
Glória a Ti!

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando todos os mortos do vale de trevas
lá embaixo com uma mão sustentadora de vida,
Cristo nosso Deus, o Doador de vida
decidiu conceder a Ressurreição a essa nossa massa mortal.
Pois Ele é o Salvador de todos,
a Ressurreição, a vida e o Deus do mundo todo.

Prokimenon 

Salva, Senhor, o Teu povo 
e abençoa a Tua herança. (Sl 27:9)

Clamo a Ti, Senhor, meu Rochedo
presta ouvido aos meus rogos. (Sl 27:1)

Hebreus 2:2-10

Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos. Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos; Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas. Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.
  
Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Quem habita ao abrigo do Altíssimo 
e vive à sombra do Senhor Onipotente. (Sl 90:1)

Aleluia, aleluia, aleluia!
Diz ao Senhor: sois meu refúgio e proteção, 
sois o meu Deus no qual confio inteiramente. (Sl 90:2)

Aleluia, aleluia, aleluia!

Lucas 10:16-21

Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário