terça-feira, 29 de setembro de 2015

18ª Terça-feira Depois de Pentecostes

29 de Setembro de 2014 (CC) / 16 de Setembro (CE)
Pós-festa da Exaltação da Santa e Vivificante Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo
Santa Eufêmia, megalomártir († 304)





Eufêmia nasceu na Calcedônia, uma cidade perto de Constantinopla, numa família nobre e respeitável, foi criada nos ideais cristãos, que faziam dela um exemplo de virtude e beleza junto dos habitantes. Durante o reinado do Imperador Diocleciano, que proibia batizados, ela foi acusada e tendo recusado a casar com um herói da cidade, foi presa com outros cristãos. Torturada de maneira cruel, onde era usada uma roda de moinho, sempre se manteve fiel à sua fé e manteve intacta a sua decisão de nunca trair a Deus. Entregaram-na aos leões que acabaram por matá-la, mas não danificaram o seu corpo, deitando-se a seu lado como que a protegê-la de mais sofrimentos. Era o dia 16 de Setembro do ano 304, quando tinha ela somente 15 anos de idade. Os cristãos ficaram com o seu corpo, sendo depois sepultado em Calcedônia, onde construíram uma igreja. Em 620, quando a cidade foi invadida e conquistada pelos Persas, o seu corpo foi trasladado para Constantinopla e depositado numa Igreja que fora construída por ordem do Imperador Constantino, em sua honra. 
Com a entrada no poder do Imperador Nicefor, que era contra símbolos religiosos, os cristãos temiam que ele pudesse ordenar a remoção do corpo de Santa. Eufêmia. Conta-se que numa noite de violenta tempestade o sarcófago de mármore desapareceu da cidade. Possivelmente, pescadores cristãos carregaram-no em seus barcos, com a esperança de a transportar para um lugar seguro. Em 13 de Julho do ano 800, as pessoas de Rovinj, viram dar à costa, ondulando gentilmente nas águas, um sarcófago. Os sinos repicaram, as pessoas que se juntaram na praia tentaram retirá-lo da água, mas em vão, todos os esforços eram inúteis, até que apareceu uma criança com dois fracos bezerros e que para espanto de todos conseguiu remover o pesado sarcófago da água e o levou até a igreja local. Quando abriram o sarcófago, viram o corpo de uma jovem muito bonita e que vestia um luxuoso vestido e junto dela, um pergaminho que dizia: «este é o corpo de Santa Eufêmia, virgem mártir da Calcedônia, filha de um nobre senador, nascida para o céu em 16 de Setembro do ano 304 AD…». O seu corpo continua preservado numa igreja na cidade de Rovinj, na atual Croácia, onde pode ser visitado.



Efésios 5:20-26

20 sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. 22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra...

Mateus 23:23-28

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário