quarta-feira, 23 de setembro de 2015

17ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

23 de Setembro de 2015 (CC) / 10 de Setembro (CE)
Pós-festa da Natividade da Santíssima Mãe de Deus
Ss. Mártires Menodora, Metrodora e Ninfodora († 310)






Estas três santas eram irmãs, naturais da Bitínia. O brilho e a beleza de suas almas e corpos eram  comuns a estas santas mulheres. Os cuidados e hábitos deste mundo não as ocupava;  em tudo, correspondiam ao que diz a 1ª Epístola a Timóteo: «Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes e se enfeitem com pudor e modéstia. Não usem tranças, nem objetos de ouro, pérolas ou vestuário suntuoso»

Por amor a Cristo deixaram a sua pátria e as suas confortáveis casas e foram viver numa colina próximo a uma fonte termal, onde viveram uma vida de ascese, cultivando ainda mais seus espíritos serenos. Por isso, essas santas mulheres foram abençoadas por Deus com o dom de curar as enfermidades, e assim socorriam especialmente os mais necessitados.

Quando o governador Frontão soube das atividades destas três irmãs cristãs, ordenou que fossem trazidas. Estando em sua presença e vendo se tratar de três respeitosas mulheres, muito simpáticas, tranquilas e destemidas, mesmo diante dele, o monarca  ficou muito impressionado e, temendo-as, ordenou que fossem torturadas. Com grande coragem elas suportaram o martírio e entregaram seus espíritos a Deus no ano 290. O Governador queria queimar os corpos dos mártires, mas uma chuva torrencial apagou o fogo, e os corpos das Santas Mártires foram retirados pelos cristãos e sepultados com grande respeito.



Tropário da Ressurreição
Pela Cruz venceste a morte/ e abriste o Paraíso ao ladrão arrependido./ Converteste em alegria a lamentação das miróforas/ e ordenaste a Teus Apóstolos que anunciassem a Tua Ressurreição,/ ó Cristo nosso Deus,/ Tu Que concedes ao mundo// a Tua infinita misericórdia.



Kondákion da Ressurreição
Kondákion da Ressurreição: O poder da morte não é mais suficientemente forte para manter presos os homens mortais./ Pois Cristo desceu, despedaçando e destruindo esse poder. / O inferno agora está atado, / e os Profetas, em uma só voz, rejubilam grandemente, dizendo:// “O Salvador veio, ide todos vós fiéis para Sua Ressurreição”.

Tropárion da Festa Modo 4
O teu nascimento, ó Puríssima Virgem,/ Anunciou a alegria a todo o universo,/ Pois de Ti nasceu o Sol da Justiça,/ O Cristo nosso Deus, que, levantando a maldição, nos abençoou/ E destruindo a morte, nos deu a vida eterna.

Kondákion da Festa Modo 4
Com o teu nascimento, ó Puríssima Mãe,/ Joaquim e Ana libertaram-se da desonra da esterilidade,/ Adão e Eva da corrupção e da morte./ O Teu povo que hoje festeja o Teu nascimento, exclama:/ “Aquela que era estéril deu à luz a Mãe de Deus e nossa Mãe”.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Prokimenon Modo 3

Minha alma glorifica o Senhor 
e meu Espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador.

Porque voltou os olhos para a humildade de sua serva,

doravante, todas as gerações me chamarão Bem-aventurada.

Efésios 3:8-21

8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, 9 e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, 10 para que agora seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes, 11 segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, 12 no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele. 13 Portanto vos peço que não desfaleçais diante das minhas tribulações por vós, as quais são a vossa glória. 14 Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, 15 do qual toda família nos céus e na terra toma o nome, 16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, 18 possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.   


Aleluia Modo 6


Aleluia, aleluia, aleluia!

Ouve Filha: Olha, inclina os Teus ouvidos,
E esquece o Teu povo e a casa do Teu pai.

Aleluia, aleluia, aleluia!
E os povos ricos
Suplicarão o teu favor.

Aleluia, aleluia, aleluia!
Ouve Filha: Olha, inclina os Teus ouvidos,
E esquece o Teu povo e a casa do Teu pai.

Marcos 11:23-26

23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. 24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. 25 Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. 26 [Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas.]



Nenhum comentário:

Postar um comentário