terça-feira, 1 de setembro de 2015

14ª Terça-feira Depois de Pentecostes

01 de Setembro de 2014 (CC) / 19 de Agosto (CE)
Ss. André, o general e seus 2593 companheiros soldados, mártires (fim do séc. III)
Jejum da Dormição da Santa Mãe de Deus





Santo André foi um dos comandantes do exército de Galerius, enviado por Diocleciano contra os persas. Durante uma batalha, André invocou o nome de Cristo, pois tinha ouvido dizer que era um poderoso protetor, exortando também a seus homens para que fizessem mesmo. O pelotão de André triunfou e a vitória foi atribuída à invocação do nome de Cristo.  Depois disso, o capitão e alguns dos seus homens tomaram a decisão de se tornarem cristãos, pelo que foram denunciados a Antíoco, seu chefe imediato. Não sabendo que medida tomar, nesse caso, Antíoco escreveu a Galerius que, relutante em desmoralizar os seus homens com a execução de vários de seus valentes soldados um dia após a vitória, ordenou a Antíoco que dispensasse os cristãos e aguardasse por uma oportunidade melhor para castigá-los. André e seus companheiros foram então para Cesaréia, na Capadócia, onde foram batizados pelo bispo Pedro. Seleuco, o governador militar da Cilícia, determinou que os neófitos fossem levado para a prisão. Sabendo que estavam sendo procurados pelos soldados, eles fugiram então para as montanhas de Taurus, mas foram encontrados e executados ali mesmo.




Troparion da Ressurreição Modo IV
Ouvindo do Anjo o alegre anúncio da Ressurreição,
que da antiga condenação nos libertou, 
as discípulas do Senhor, disseram envaidecidas aos apóstolos: 
«A morte foi vencida, e o Cristo Deus ressuscitou 
dando ao mundo a grande misericórdia.»

Tropário da Dormição Modo 1
Em tua maternidade conservaste a virgindade
e em tua dormição não abandonaste o mundo, ó Mãe de Deus.
Foste levada para a vida sendo a Mãe da Vida,
e por tuas orações resgatas nossas almas da morte.

Kondakion da Ressurreição Modo 4
O Salvador e Redentor meu, sendo Deus, rompeu as portas do Hades, 
libertando de suas cadeias os habitantes da terra,
e, sendo Soberano, ressuscitou ao terceiro dia. 


Prokímenon

Quão magníficas são as Tuas obras, Senhor,
fizeste com sabedoria todas as coisas. (Sl 103:24) 

Bendize ó minha alma o Senhor
Senhor, como Tu És grandioso. (Sl 103:1)

2 Coríntios 8:16-9:5

16 Bendito seja Deus, por ter posto no coração de Tito a mesma solicitude por vós. 17 Não só recebeu bem o meu pedido, mas, no ardor do seu zelo, espontaneamente partiu para vos visitar. 18 Juntamente com ele enviamos o irmão, cujo renome na pregação do Evangelho se espalha em todas as igrejas. 19 Não só isto, mas foi destinado também pelos sufrágios das igrejas para nosso companheiro de viagem, nesta obra de caridade, que por nós é administrada para a glória do Senhor, em testemunho da nossa boa vontade. 20 Queremos evitar assim que alguém nos censure por motivo desta importante coleta que empreendemos, 21 porque procuramos fazer o bem, não só diante do Senhor, senão também diante dos homens. 22 Com eles enviamos ainda outro nosso irmão, cujo zelo pudemos comprovar várias vezes e em diversas ocasiões. Desta vez se mostrará ainda mais zeloso, em razão da grande confiança que tem em vós. 23 Quanto a Tito, é o meu companheiro e o meu colaborador junto de vós; quanto aos nossos irmãos, são legados das igrejas, que são a glória de Cristo. 24 Portanto, em presença das igrejas, demonstrai-lhes vossa caridade e o verdadeiro motivo da ufania que sentimos por vós. 1 Com respeito ao auxílio a prestar aos irmãos, acho quase supérfluo continuar a escrever-vos. 2 Porquanto estou ciente de vossa boa vontade, que enalteço, para glória vossa, ante os macedônios, dizendo-lhes que a Acaia também está pronta desde o ano passado. O exemplo de vosso zelo tem estimulado a muitos. 3 Eu, porém, vos enviei os nossos irmãos para que o louvor que dissemos a vosso respeito, neste particular, não se tornasse vão e para que, como tenho dito, estejais prevenidos. 4 Eu temia que, se os macedônios fossem comigo e vós não estivésseis preparados, esta certeza redundasse para confusão nossa, para não dizer vossa. 5 Por este motivo, julguei necessário rogar aos irmãos que nos precedessem junto de vós e preparassem em tempo a generosidade prometida. Assim, será verdadeiramente uma liberalidade, e não uma mesquinhez.


ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!
Cinge a tua espada, com majestade e esplendor,
cavalga vitorioso, pela causa da verdade e da justiça.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Amaste a justiça e detestaste a iniquidade,

por isso Deus te ungiu com o óleo da alegria.


Aleluia, aleluia, aleluia!

Marcos 3:13-19

13 Depois subiu ao monte, e chamou a si os que ele mesmo queria; e vieram a ele. 14 Então designou doze para que estivessem com ele, e os mandasse a pregar; 15 e para que tivessem autoridade de expulsar os demônios. 16 Designou, pois, os doze, a saber: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19 e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.




COMENTÁRIO

“E chamou a si os que ele mesmo queria...” O sacerdócio cristão não é nem deve ser uma projeção da vontade do homem. O verdadeiro sacerdote não é o que decide ser por escolha própria (mesmo que seja uma pessoa de virtudes e de serviços prestados a Igreja), mas aquele que obedece à Voz Daquele que lhe chama: este é o sentido do termo “vocação” (voz em movimento).

Estranho e misterioso é que entre os que Cristo escolhera estava Judas Iscariotes: Incompreensão para os homens, sabedoria de Deus. Judas representa o clérigo que tocado pela luz deixa-se possuir pelas trevas. Convidado a participar da Ceia Mística, e dela participando, não desiste dos seus propósitos ímpios. Judas nos chama a atenção para a nossa capacidade de desprezar a Luz e se deixar possuir pelas trevas. Ciente deste risco é que a Igreja decidiu estabelecer um jejum todas as quartas-feiras (pois este foi o dia em que Judas traiu Cristo) com o propósito de avaliarmos quais os reais intentos que impulsionam as nossas ações, a fim de que não sejamos enganados como o foi o infeliz Apóstolo.

Interessante é também perceber que Marcos faz destaque ao apelido que Cristo coloca nos irmãos Tiago e João: ele os chama de “Boanerges”, que quer dizer “Filhos do Trovão”, numa clara indicação ao temperamento explosivo e belicoso dos dois. Assim, Tiago e João se tornam o modelo daqueles que dominados por forças obscuras se deixam invadir pela Luz, transfigurando as paixões predominantes de suas naturezas decaídas em virtudes Divinas: Tiago mostra sua valentia não violenta ao enfrentar Herodes, ao suportar impassivelmente o martírio que lhe impôs o Tirano. João se torna o modelo do amor de Cristo presente nos homens e, assim como Tiago - sem esmorecer e nem perder o ímpeto - suporta dores e privações terríveis que lhes foram impostas pela grande perseguição do Imperador Décio. Eis, portanto, que diante de cada um de nós se apresentam a vida e a morte, a Luz e as trevas. Quais escolheremos?


Padre Mateus (Antonio Eça)



ORAÇÃO

Clamo a Ti, Senhor; vem depressa! Escuta a minha voz quando clamo a Ti. Seja a minha oração como incenso diante de Ti, e o levantar das minhas mãos, como a oferta da tarde. Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios. Não permitas que o meu coração se volte para o mau, nem que eu me envolva em práticas perversas com os malfeitores. Que eu nunca participe dos seus banquetes! Fira-me o justo com amor leal e me repreenda, mas não perfume a minha cabeça o óleo do ímpio, pois a minha oração é contra as práticas dos malfeitores... Os meus olhos estão fixos em Ti, ó Soberano Senhor; em Ti me refugio; não me entregues à morte. Guarda-me das armadilhas que prepararam contra mim, das ciladas dos que praticam o mal.


Salmo 140(141): 1-5,8,9



Nenhum comentário:

Postar um comentário