sábado, 5 de setembro de 2015

14º Sábado Depois de Pentecostes

05 de Setembro de 2015 (CC) / 23 de Agosto (CE)
Conclusão (Apodosis) da Festa da Dormição da Santíssima Mãe de Deus. 
S. Mártir Lupus (306), servo de S. Demetrius de Tessalônica;
Hieromártir Irineu, bispo de Lyon (202 ?) 
S. Kallinikos, Patriarca de Constantinopla (693-705)






O Hieromártir Irineu, bispo de Lyon, nasceu no ano 130, na cidade de Esmirna (Ásia Menor). Lá recebeu a melhor educação, estudando poética, filosofia, retórica, e o resto das ciências clássicas consideradas necessárias para um jovem da época. 
Seu guia nas verdades da fé cristã fora São Policarpo de Esmirna (23 de fevereiro), que era um discípulo do apóstolo João, o Teólogo. São Policarpo batizou o jovem Irineu, e mais tarde ao ordená-lo presbítero o enviou para uma cidade na Gália, chamada Lugdunum (nos dias atuais Lyon, na França), onde serviu sob bispo Pothinus. 
Uma missão fora logo confiada a Santo Irineu: entregar uma carta dos confessores de Lugdunum ao santo bispo Eleutério de Roma (177-190). Porém, enquanto Irineu estava ausente, todos os que eram conhecidos como cristãos foram lançados na prisão. Após a morte por martírio do bispo Pothinus, Santo Irineu foi escolhido um ano mais tarde (em 178), como bispo de Lugdunum. Por esta época, São Gregório de Tours (17 de Novembro), escreveu a respeito de Irineu: 
“Por sua pregação, Lugdunum se transformou numa cidade totalmente cristã!" 
Quando a perseguição contra os cristãos se acalmou, o santo expôs os ensinamentos ortodoxos da fé em uma de suas obras fundamentais, sob o título “Detecção e Refutação da Pretensa, Porém, Falsa Gnose”, também conhecida como “Contra as Heresias (Adversus Haereses), uma obra escrita em cinco livros combatendo os ensinamentos do gnosticismo, o qual negava a impossibilidade de Deus se fazer carne e uma série de outras doutrinas errôneas a respeito da Divindade e de Sua revelação. Em “Contra as Heresias” Santo Irineu combate o gnosticismo, mas também todas as outras heresias de sua época. Assim, esta obra é importante não só do lado teológico, mas ainda do lado histórico, pois documentou e nos apresentou um quadro vivo das batalhas e lutas de então. O texto original grego de “Contra as Heresias” foi perdido, mas as traduções latina, armênia e siríaca foram preservadas.
Em seu combate ao gnosticismo, Santo Irineu mostrava que a Encarnação do Verbo era a base do processo da theósis (no qual Deus possibilita ao homem participar de Sua Natureza Divina). Magistralmente afirmava Santo Irineu que “Deus Se fez carne para que o homem se tornasse deus (João 10:34; 17:19-21; 2 Ped. 1:3,4). É também Santo Irineu o primeiro a identificar Maria como a “Segunda Eva”, a Mãe da verdadeira raça humana, ou seja aquela que gerou o “Segundo Adão”, possibilitando assim, aos filhos do Primeiro Adão, o acesso à Árvore da Vida que fora plantada por Deus no seu ventre materno. É também, Santo Irineu, um dos primeiros escritores cristãos a lançar mão da doutrina da Sucessão Apostólica como base de autoridade do ensino da verdadeira Fé. 
Santo Irineu também exerceu uma influência benéfica em uma disputa sobre a celebração da Páscoa. Na Igreja da Ásia Menor, havia uma velha tradição de celebrar a Santa Páscoa no décimo quarto dia do mês de Nisan, independentemente de qual dia da semana ele se desse. O bispo de Roma Victor (190-202) queria impor à força uma uniformidade na data da celebração, e suas duras exigências fomentou uma cisma. Em nome dos cristãos da Gália, Santo Irineu escreveu ao bispo Victor e outros, instando-os a fazer as pazes. 
Após este incidente, Santo Irineu se perde de vista, e nem sabemos o ano exato de sua morte. São Gregório de Tours, em sua Historia Francorum, sugere que Santo Irineu foi decapitado pela espada por sua confissão de fé no ano 202, durante o reinado de Severo. 
O Apóstolo e Evangelista João, o Teólogo, São Policarpo de Esmirna e Santo Irineu de Lyon são três elos de uma cadeia contínua da graça da Sucessão Apostólica, que remonta ao Pastor Original, nosso Senhor Jesus Cristo.




Troparion da Ressurreição Modo IV
Ouvindo do Anjo o alegre anúncio da Ressurreição,
que da antiga condenação nos libertou, 
as discípulas do Senhor, disseram envaidecidas aos apóstolos: 
«A morte foi vencida, e o Cristo Deus ressuscitou dando ao mundo a grande misericórdia.»

Tropário da Dormição Modo 1
Em tua maternidade conservaste a virgindade
e em tua dormição não abandonaste o mundo, ó Mãe de Deus.
Foste levada para a vida sendo a Mãe da Vida,
e por tuas orações resgatas nossas almas da morte.

Troparion de São Hirineu - Modo 4
Compartilhando os caminhos dos Apóstolos,
deles herdaste seus tronos.
Pela prática da virtude, encontraste o caminho para a contemplação de Deus,
ó, tu, Divinamente inspirado;
Ensinando a Palavra da Verdade, sem erro,
Defendeste a fé, mesmo com o derramamento do teu sangue.
Hieromártir Ireneu de Lyon, suplica a Cristo Deus, que salve nossas almas.

Kondakion da Ressurreição Modo 4
O Salvador e Redentor meu, sendo Deus, rompeu as portas do Hades, 
libertando de suas cadeias os habitantes da terra,
e, sendo Soberano, ressuscitou ao terceiro dia.

Prokímenon

Quão magníficas são as Tuas obras, Senhor,
fizeste com sabedoria todas as coisas. (Sl 103:24) 

Bendize ó minha alma o Senhor
Senhor, como Tu És grandioso. (Sl 103:1)

1 Coríntios 4:1-5

1 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. 3 Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. 4 Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor. 5 Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.

ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!
Cinge a tua espada, com majestade e esplendor,
cavalga vitorioso, pela causa da verdade e da justiça.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Amaste a justiça e detestaste a iniquidade,

por isso Deus te ungiu com o óleo da alegria.




Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 23:1-12

1 Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo: 2 Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. 3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. 4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. 5 Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos; 6 gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas, 7 das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi. 8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos. 9 E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. 10 Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo. 11 Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo. 12 Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.


COMENTÁRIO

A vigilância é um tema e uma atitude constantes em nossa vida cristã, pois o coração é enganoso e um terreno fértil para ilusões, fantasias e enganos. Muitos homens perversos se acostumam tanto à perversidade que nem mais a percebem ou a identificam, chegando ao cúmulo de confundir sua maldade com justiça e vida agradável a Deus (2 Tm 3:5,13; João 16:1,2).

Os Escribas e Fariseus pensavam que serviam a Deus. Em algum momento eles substituíram suas consciências por esquemas teológicos de conveniência, que atendem às demandas e apelos das paixões que se abrigam em nossa alma. Por isto Cristo nos ensina o exercício de tomar a cruz dia a dia, oferecer-se em sacrifício vivo; somente por esta via conseguimos sufocar as paixões e nos livrar das ilusões. Os clérigos são ainda mais suscetíveis a estes enganos pelos títulos hierárquicos que podem se constituir em laço e tropeço. Se a alma não consegue viver a dimensão sagrada dos títulos hierárquicos, então, em nome do Reino dos Céus, devemos renunciá-los. Muitos santos fizeram isto.

Padre Mateus (Antonio Eça)


ORAÇÃO

SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre.
Salmo 130(131)

Nenhum comentário:

Postar um comentário