domingo, 6 de setembro de 2015

14º Domingo Depois de Pentecostes

06 de Setembro de 2015 (CC) / 24 de Agosto (CE)
Santo Eutiquio, hieromártir discípulo de São João, o Teólogo (séc. I)
Modo 5


São João, o Teólogo, referindo-se ao que tem o genuíno Espírito de Deus dizia: 
«Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus» (1 Jo 4:2). 
Uma destas pessoas era Santo Eutiquio, discípulo de São João, o Teólogo, que provou reiteradamente em sua vida que era realmente uma pessoa de Jesus Cristo. Anunciou com muito vigor a palavra de Deus, colocou a baixo muitos templos pagãos, sofreu muitas torturas e sofreu durante um longo tempo na prisão. Finalmente, foi jogado no fogo, depois, deixado às bestas famintas, quando a mão de Deus se fez presente e um destes animais começou a falar com voz humana. Mas, ficaram ainda mais assombrados por não encontrarem, após tantas torturas, nenhum ferimento no corpo do santo. Por todos estes acontecimentos maravilhosos permitiram que ficasse em liberdade em sua cidade, Sebaste, onde mais tarde, entregou pacificamente o seu espírito a Deus.


MATINAS (III)


Marcos 16:9-20

9 [Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. 10 Foi ela anunciá-lo aos que haviam andado com ele, os quais estavam tristes e chorando; 11 e ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. 12 Depois disso manifestou-se sob outra forma a dois deles que iam de caminho para o campo,  13 os quais foram anunciá-lo aos outros; mas nem a estes deram crédito. 14 Por último, então, apareceu aos onze, estando eles reclinados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem dado crédito aos que o tinham visto já ressurgido. 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 20 Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.]

LITURGIA

Tropário da Ressurreição 
Fiéis, cantemos e adoremos
o Verbo Co-Eterno ao Pai e ao Espírito Santo,
nascido para nossa salvação, da sempre Virgem Maria,
pois Ele aceitou livremente sofrer a morte na Cruz
para dar a vida a todos os mortos,
pela Sua gloriosa Ressurreição.

Kondákion da Ressurreição 
Tu, ó meu Salvador, desceste ao Inferno,
e partiste em pedaços os portões, como Todo-Poderoso,
e como Criador, ressuscitaste os mortos,
e destruíste, ó Cristo, o aguilhão da morte,
e libertou Adão da maldição, ó Tu Que amas a humanidade.
Por isso, nós todos clamamos:
Salva- nos, ó Senhor.

Troparion Modo IV
Compartilhando os caminhos dos Apóstolos,
deles herdaste seus tronos.
Pela prática da virtude, 
encontraste o caminho para a contemplação de Deus,
ó, tu, Divinamente inspirado;
Ensinando a Palavra da Verdade, sem erro,
Defendeste a fé, mesmo com o derramamento do teu sangue.
Hieromártir Eutiquio, suplica a Cristo Deus, que salve nossas almas.

Glória ao Pai e ao Filho e ao espírito Santo...

Kondakion Modo III
Como quem compartilha o trono dos Apóstolos
e o adorno dos santos Hierarcas,
assim, ó Eutíquio, foste glorificado no martírio,
brilhaste como o sol, iluminando tudo,
e dissipando a profunda noite da impiedade,
Portanto, nós te honramos como alguém verdadeiramente iniciado

nos Divinos mistérios de Cristo.


Theotokion

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém


Alegra-te, ó Mãe de Deus, porta do Senhor! Alegra-te, amparo e proteção para os que te procuram! Alegra-te, ó noiva, que em teu ventre geraste teu Criador e Deus! Roga, sem cessar, por aqueles que glorificam O que nasceu de ti.


Prokímenon

Tu nos guardas, Senhor,
E nos livras da vingança eterna. (Sl. 11:8)

Salva-nos, Senhor, pois não mais santos. (Sl. 11:1)

2 Coríntios 1:21-2:4

21 Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo, e nos ungiu, é Deus, 22 o qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações. 23 Ora, tomo a Deus por testemunha sobre a minha alma de que é para vos poupar que não fui mais a Corinto; 24 não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas somos cooperadores de vosso gozo; pois pela fé estais firmados.  1 Mas deliberei isto comigo mesmo: não ir mais ter convosco em tristeza. 2 Porque, se eu vos entristeço, quem é, pois, o que me alegra, senão aquele que por mim é entristecido? 3 E escrevi isto mesmo, para que, chegando, eu não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós. 4 Porque em muita tribulação e angústia de coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho.

ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!
Eu cantarei eternamente as Tuas misericórdias, Senhor;
anunciarei a Tua verdade de geração em geração. 


Aleluia, aleluia, aleluia!
Pois disseste: «A misericórdia elevar-se-á como um edifício eterno

e nos céus a Tua verdade será solidamente estabelecida».



Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 22:1-14

1 Então Jesus tornou a falar-lhes por parábolas, dizendo: 2 O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.  3 Enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. 4 Depois enviou outros servos, ordenando: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado; os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está pronto; vinde às bodas. 5 Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; 6 e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. 7 Mas o rei encolerizou-se; e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. 8 Então disse aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.  9 Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas. 10 E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial. 11 Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial; 12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. 13 Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. 14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.


COMENTÁRIO

O Traje Das Bodas

Que é o traje das bodas, a veste nupcial? O apóstolo Paulo diz-nos: «Os preceitos não têm outro objetivo senão a caridade que nasce de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem fingimento» (1Tim 1, 5). É essa a veste nupcial. Não se trata de qualquer amor, porque muitas vezes veem-se homens que amam com má consciência. Os que se entregam juntos a brigas, à maldade, os que se amam com o amor dos atores, dos condutores de carros, dos gladiadores, amam-se generosamente entre si, mas não com aquela caridade que nasce de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem fingimento; ora, a veste nupcial não é essa caridade. Revesti-vos, pois, da veste nupcial, vós que ainda a não tendes. Já entrastes na sala do banquete, ides aproximar-vos da mesa do Senhor, mas não tendes ainda, em honra do Esposo, a veste nupcial: procurais ainda os vossos interesses e não os de Jesus Cristo. Usa-se o traje nupcial para honrar a união nupcial, isto é, o Esposo e a Esposa. Vós conheceis o Esposo, é Jesus Cristo; conheceis a Esposa, é a Igreja (Ef 5, 32). Prestai honra àquela que é desposada, prestai honra também Àquele que a desposa.

Agostinho (354-430), Bispo de Hipona


ORAÇÃO

Senhor, não me prives dos Teus bens celestes! Senhor, livra-me dos tormentos eternos! Senhor, se pequei em espírito, ou pensamento, em palavras ou ações, perdoa-me! Senhor, livra-me de toda ignorância e esquecimento, mesquinharia e dureza de um coração insensível! Senhor, livra-me de toda a tentação! Senhor, ilumina o meu coração obscurecido por maus desejos! Senhor, se enquanto homem eu pequei, Tu, como Deus compassivo, tem piedade de mim e vê a impossibilidade de minha alma! Senhor, envia a Tua graça em meu auxílio, afim de que glorifique o Teu santo Nome! Senhor Jesus Cristo, inscreve-me a mim, Teu servo no livro da vida e concede-me um fim bom! Senhor meu Deus, apesar de não ter realizado nada de bom diante de Ti: concede-me de que, pela Tua graça, eu fundamente um bom início! Senhor, distila em meu coração o orvalho da Tua graça! Senhor do céu e da terra, lembra-Te no Teu Reino de mim pecador, Teu servo inútil e impuro! Amém!

Oração de São João Crisóstomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário