terça-feira, 15 de setembro de 2015

16ª Terça-feira Depois de Pentecostes

15 de Setembro 2015 (CC) / 02 de Setembro (CE)
S. Mártir Mamas de Cesárea na Capadócia († 275), e seus pais, Ss. Mártires Theodotus e Rufina (Séc. III.). Venerável João, o Jejuador, Patriarca de Constantinopla (595). Venerável Antônio (1073) e Theodosius (1074) da Caverna de Kiev Caves.






Mamas (Mamede) nasceu de pais cristãos no ano 260.  Seus pais, Teodoro e Rufina estavam na prisão quando de seu nascimento, e na prisão morreram em oração quando Mamas era ainda pequeno. O santo, tendo ficado órfão ainda muito cedo, foi adotado por uma mulher cristã de nome Amia que  lhe proporcionou uma boa educação e amor maternal. Aos 15 anos, discutindo com idólatras, Mamas declarou publicamente a sua fé em Cristo sendo, por isso, cruelmente espancado. Depois, uma pedra foi atada ao seu pescoço e ele foi jogado ao mar. Mas, por intervenção Divina, Mamas foi salvo. Novamente foi apanhado e jogado ao fogo e depois às feras famintas, e de todas estas torturas foi milagrosamente preservado vivo. São Mamas morreu mais tarde, tendo seu abdômen sido traspassado por um tridente. A vida deste mártir recorda-nos as palavras evangélicas: «Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus» (Mt 18,4).



Tropário da Ressurreição
Vendo os poderes angélicos diante do Teu venerável túmulo,
os guardas ficaram como mortos
e Maria, de pé, junto do sepulcro,
pediu o Teu puríssimo Corpo.
Despojaste o Inferno, sem ser por ele atingido,
e foste ao encontro da Virgem, dando-lhe a vida.
Ó Senhor, ressuscitado dentre os mortos,
Glória a Ti!

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando todos os mortos do vale de trevas
lá embaixo com uma mão sustentadora de vida,
Cristo nosso Deus, o Doador de vida
decidiu conceder a Ressurreição a essa nossa massa mortal.
Pois Ele é o Salvador de todos,
a Ressurreição, a vida e o Deus do mundo todo.

Prokimenon 

Salva, Senhor, o Teu povo 
e abençoa a Tua herança. (Sl 27:9)

Clamo a Ti, Senhor, meu Rochedo
presta ouvido aos meus rogos. (Sl 27:1)

Gálatas 5:11-21

11 Eu, porém, irmãos, se é que prego ainda a circuncisão, por que ainda sou perseguido? Nesse caso o escândalo da cruz estaria aniquilado. 12 Oxalá se mutilassem aqueles que vos andam inquietando. 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor fazei-vos servos uns dos outros. 14 Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros. 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.  
  
Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Quem habita ao abrigo do Altíssimo 
e vive à sombra do Senhor Onipotente. (Sl 90:1)

Aleluia, aleluia, aleluia!
Diz ao Senhor: sois meu refúgio e proteção, 
sois o meu Deus no qual confio inteiramente. (Sl 90:2)

Aleluia, aleluia, aleluia!

Marcos 7:5-16

5 Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? 6 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; 7 mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. 8 Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens. 9 Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de Deus, para guardardes a vossa tradição. 10 Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. 11 Mas vós dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, 12 não mais lhe permitis fazer coisa alguma por seu pai ou por sua mãe, 13 invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis. 14 E chamando a si outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós todos, e entendei. 15 Nada há fora do homem que, entrando nele, possa contaminá-lo; mas o que sai do homem, isso é que o contamina. 16 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.



COMENTÁRIOS

A tradição dos seus maiores que eles fingiam observar como derivada da lei era contrária à lei dada por Moisés. Por isso disse Isaías: “Teus taverneiros colocam água no vinho”, indicando que ao austero preceito de Deus os maiores tinham misturado uma tradição aguada, isto é, uma lei adulterada e contrária à lei, como o manifestou o Senhor, dizendo-lhes: “Por que vós anulais o mandamento de Deus mantendo a vossa tradição?”

E não só anularam a lei de Deus por suas transgressões, colocando água no vinho, mas erguendo contra ela sua própria lei, lei que ainda hoje se chama “farisaica”. Nesta lei tiram algumas coisas, acrescentam outras e interpretam não poucas ao seu bel-querer. De tudo isso se servem particularmente os seus próprios mestres.

Querendo reivindicar tais tradições, não quiseram submeter-se à lei de Deus que os orientava para a vinda de Cristo, antes, recriminavam ao Senhor porque curava em sábado, coisa que certamente – como já vimos – a lei não proibia, já que, de certo modo, ela também curava circuncidando ao homem em sábado; porém, cuidavam-se muito bem de acusarem-se a si mesmos por transgredir o preceito de Deus em nome da tradição e da mencionada “lei farisaica”, não levando em conta o principal mandamento da lei, que é o amor a Deus.

Sendo este o primeiro e principal preceito e o segundo o amor ao próximo, o Senhor ensinou que estes dois mandamentos cumprem a lei inteira e os profetas. E ele mesmo não nos deu nenhum mandamento maior do que este, mas o renovou, ordenando aos seus discípulos amar a Deus de todo o coração e aos outros como a si mesmos.

E Paulo diz que amar é cumprir toda a lei, e quando desaparecerem todos os demais carismas; restarão a fé, a esperança e o amor, porém o maior dos três é o amor; e, que nem o conhecimento sem o amor a Deus não tem valor nenhum, nem conhecer todos os segredos, nem a fé, nem a profecia, visto que tudo é tolice e vaidade sem o amor; que o amor torna o homem perfeito, e quem ama a Deus é um homem primoroso neste mundo e no futuro: Porque jamais deixaremos de amar a Deus, mas quanto mais o contemplemos, mais o amaremos.

Sendo, portanto, na lei e no Evangelho o primeiro e principal mandamento amar o Senhor Deus de todo o coração, e o segundo, semelhante a ele, amar ao próximo como a si mesmo, é evidente que é um e idêntico o autor tanto da lei como do Evangelho. Assim, sendo os mesmos, em ambos os Testamentos, os mandamentos fundamentais da vida, apontam para um mesmo Senhor, o qual deu, é verdade, preceitos particulares adaptados a cada Testamento, porém propôs em ambos alguns mandamentos comuns, os mais importantes e sublimes, sem os quais não é possível salvar-se.

Santo Irineu de Lyon (Séc. II)

† † †


O que diz o Senhor, “Não é o que entra pela boca do homem o que o torna impuro”, os fariseus não receberam sem escândalo, como Pedro manifesta. Porque outrora Deus havia ordenado por meio de Moisés que nem tudo se utilizasse para alimento, quando declara que algumas coisas são puras e outras impuras.

Porém, há que se indagar por que antigamente foram proibidas por Deus estas coisas ao povo. Pois se todas as coisas que foram criadas por Deus para que usassem como alimento do homem já foram abençoadas desde o princípio, e elas próprias permanecem por sua parte na mesma natureza em que foram constituídas, qual é o motivo de que depois a lei divina prescrevesse ao povo dos judeus se era lícito comer algumas coisas puras, porém ilícito comer outras impuras?

Em primeiro lugar não há dúvida que este tipo de preceitos o Senhor os deu por causa da luxúria do povo judeu e de sua falta de moderação no comer. Pois já que por seu afã pelo alimento e o ventre este mesmo povo havia começado a tornar-se esquecido dos preceitos divinos, fabricando-se um cordeiro no Horeb, pelo que está escrito: “O povo se sentou para comer e para beber, e levantaram-se para se divertirem”, por isso foram proibidas pelo Senhor estas coisas necessárias, para que, tendo-lhes proibido os melhores alimentos e castigado a intemperança de sua gula, pudesse mais facilmente ser mantidos na disciplina da divina observância.

Ademais, falamos que estas coisas foram proibidas após a transgressão em que se adorou a um cordeiro, e a respeito delas foi proferida pelo Senhor esta sentença clemente e moderada, como para condenar a um povo ainda inexperiente.

E por isso lhes foi dito, como lemos: Serão para vós impuros. Não diz: “São impuros”, mas: “serão”. Não para todos, mas “para vós”, a fim de mostrar claramente que nem mesmo eles eram impuros, nem seriam impuros para outros, mas somente para eles. E realmente mereceram esta proibição de muitos alimentos aqueles que preferiam as carnes do Egito e as abóboras e pepinos ao maná celeste.

São Cromácio de Aquileia (séc. V)



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