quinta-feira, 6 de outubro de 2016

16ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

06 de Outubro de 2016 (CC) / 23 de Setembro (CE)
Concepção do Santo Profeta e glorioso Precursor João Batista
Modo 6



Esta foi a profecia de Isaías referindo-se ao Precursor: «Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus». (Is 40: 3). Esta voz foi a do Precursor São João Batista, nascido de forma miraculosa; seu pai, Zacarias, era um sacerdote, e quando  estava incensando o altar no templo, viu um Anjo do Senhor  que lhe anunciou a chegada de um filho que deveria se chamar João. A alegria transbordou o coração de Zacarias, mas duvidou por um instante de que isso pudesse ser possível, pois sua mulher estava em idade já muito avançada. Então a Anjo lhe disse que, por ter duvidado, permaneceria privado da fala e audição até que a palavra de Deus fosse cumprida.  E, de fato, Isabel, completando-se os nove meses, deu à luz um filho. Oito dias depois, quando o menino foi levado para ser circuncidado, parentes quiseram impor o nome de seu pai, Zacarias, ao menino. Foi quando Zacarias, percebendo este movimento, escreveu num quadro negro o nome João, e imediatamente voltou a falar e a ouvir, e a alegria novamente tomou conta de todos. 
Leituras Comemorativas  
Gálatas 4:22-31
Lucas 1:5-25

Efésios 1:1-9

1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: 2 A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, 7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, 8 Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; 9 Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo... 

Lucas 4:16-22

E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José?

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário